O seu cão afinal não é “excecionalmente inteligente”

Os cães são frequentemente retratados como animais extremamente inteligentes e capazes, em comparação com outros animais domésticos. Mas será totalmente verdade?

Uma equipa de investigadores da Universidade de Exeter e da Canterbury Christ Church University analisaram mais de 300 estudos científicos sobre as habilidades cognitivas dos cães e de outros animais e descobriram que, em muitos casos, a inteligência dos nossos amigos caninos havia sido retratada de forma exagerada.

“Durante a nossa investigação, pareceu-nos que muitos estudos sobre a cognição canina se destinavam a ‘provar’ o quão inteligentes são os cães”, disse o professor Stephen Lea, da Universidade de Exeter. “Estes animais são frequentemente comparados a chimpazés e sempre que os cães ‘ganham’, essa vitória é adicionada à sua reputação como algo excecional”, explicou.

No entanto, em muitos os casos, a equipa encontrou outras espécies que fazem o mesmo que os cães em determinadas tarefas – e “tão bem quanto eles“, sustentaram os investigadores, citados pelo EurekAlert. O estudo foi recentemente publicado na Learning & Behaviour.

Esta revisão centrou-se na cognição sensorial, cognição física, cognição espacial, cognição social e autoconsciência dos nossos melhores amigos. “Considerando os três grupos (animais domésticos, caçadores sociais e carnívoros), a cognição canina não parece excecional”, disse Britta Osthaus, da Universidade Christ Church de Canterbury.

Os investigadores argumentaram que, para avaliar a cognição do cão, era necessário considerá-lo de três perspetivas diferentes: como carnívoros (uma ordem que inclui animais como cães, lobos, ursos, leões e hienas), como caçadores sociais e como animais domésticos.

Assim, a equipa contrastou vários aspetos da inteligência canina com outras espécies que se encaixavam nestas três categorias. Sim, os cães são especiais, “na medida em que ocupam a interseção entre animais domésticos, caçadores sociais e carnívoros”, afirmou Osthaus.

Contudo, “a sua cognição não é fundamentalmente diferente da das espécies de comparação. Os cães não apresentam qualquer habilidade cognitiva que não possa ser esperada de nenhuma outra espécie.”

O Newsweek destaca que, em relação à aprendizagem associativa – o processo pelo qual as ideias se reforçam mutuamente, podendo ser ligadas umas às outras – a equipa não encontrou provas de que os cães são particularmente especiais.

De igual forma, no que toca à cognição física – a capacidade de um animal operar no mundo dos objetos – os cães não se destacam. O seu desempenho foi considerado equivalente a outros animais de todos os três grupos de comparação.

Todavia, quando se trata de habilidades percetivas, ou cognição sensorial, os cães têm um excelente senso de olfato, mas habilidades semelhantes foram encontradas em alguns outros carnívoros e animais domésticos.

A cognição social, a forma como um animal aprende e interage com os outros, é o domínio em que os cientistas têm mais informações sobre os cães. Embora esteja claro que eles têm uma capacidade impressionante de usar o comportamento de outros animais (em especial humanos) como um sinal, outros carnívoros são ainda melhores nessas tarefas.

“É preciso aceitar que os cães são cães – especiais, mas não excecionais”, apontou Osthaus. “E, portanto, não devemos esperar muito deles ao treiná-los e ao compartilhar as nossas casas com estes animais.”

“Eles são caçadores sociais domesticados e carnívoros, e devemos fornecer-lhes estímulos mentais, exercícios e dietas apropriadas para garantir o seu bem-estar”, concluiu.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Já suspeitava. Há dias esqueci de comprar a ração para o meu cão, e como não tinha tempo, estava de saída para o trabalho, dei-lhe 5 euros para o bicho ir almoçar fora. Qual não foi o meu espanto quando, ao fim do dia, encontrei o animal à porta de casa, com os 5 euros na boca, e nitidamente faminto. Fiquei aflito e entãp verifiquei que o restaurante da frente fechava nesse dia. Conclusão, é muito inteligente, mas não foi capaz de encontrar sozinho outro restaurante, que ficava apenas ao fundo quarteirão.

  2. Creio que as frases estão tiradas do contexto e as interpretações são digamos, distorcidas. Desde logo, conhecem-se poucos animais em que se tenha demonstrado sentimentos de empatia, além dos humanos. Os cães estão entre eles. Já são mais comuns os casos de auto-reconhecimento (teste do espelho), abrangendo antropoides, elefantes, golfinhos e cães, entre alguns outros. Mesmo assim, nenhum canídeo passou o teste, que se saiba. Duas singularidades para os cães!

  3. Estas notícias são claramente encomendadas pelo lobby dos gatos e o ZAP deveria abster-se de ser caixa de ressonância desse grupo de interesses que só quer mal ao mundo.

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …