Cadela salva homem de ser condenado a 50 anos de prisão por abuso sexual de menor

Um norte-americano foi salvo de uma pena de prisão de 50 anos, por alegados abusos sexuais a uma menor, graças à prova de vida de uma cadela.

Em 2017, Joshua Horner, de 42 anos, foi condenado a uma pena de prisão de 50 anos, no estado norte-americano do Oregon, por alegado abuso sexual de uma menor. Porém, graças a uma cadela Labrador retriever, chamada Lucy, o caso deu uma volta inesperada, conta a BBC.

A alegada vítima declarou que Horner disparou e supostamente matou a cadela à sua frente, com o objetivo de a dissuadir de denunciar os crimes à polícia. No entanto, graças ao trabalho da Oregon Innocence Project (OIP), organização que se dedica a ajudar pessoas condenadas injustamente, Lucy foi descoberta.

O julgamento original não teve um veredicto unânime e, de acordo com a organização sem fins lucrativos, tinha levantado “várias bandeiras vermelhas”. Segundo o Diário de Notícias, o norte-americano tinha sido condenado sem qualquer prova forense, com o júri a basear-se apenas no testemunho da menor.

Horner sempre afirmou a sua inocência e insistiu que a cadela estava viva, um detalhe que poderia provar que a alegada vítima mentiu sobre o caso. A organização iniciou então as buscas pela Labrador, uma investigação que implicou várias viagens até encontrar o novo dono do animal.

“Estava a beber água de uma tigela e sentada à sombra debaixo de um alpendre. Brincámos com ela, fiz-lhe festas, foi maravilhoso”, conta Lisa Christon, voluntária da organização citada pela emissora britânica.

A identida da cadela foi verificada através da sua aparência distinta e levada para provar que, afinal, não estava morta. “Lucy não foi abatida a tiro. Está viva e bem de saúde”, afirmou o Tribunal de Recurso do estado, que permitiu que Horner fosse libertado em agosto que fosse marcado um novo julgamento.

Segundo a BBC, foram feitas várias tentativas para falar com a alegada vítima sobre o seu testemunho, mas a mesma acabou por nunca comparecer nas reuniões e chegou a fugir quando foi abordada pelos funcionários da procuradoria.

O tribunal decidiu então que não iria haver novo julgamento, pelo que o norte-americano foi ilibado dos crimes e pôde finalmente retomar a sua vida.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

    • Sim, porque em Portugal nunca houve homens inocentes a serem condenados por abuso sexual com base em nada mais que a palavra da vítima. Uma dica: já houve! Informe-se antes de dizer disparates.

        • E este Americano, passou a vida na cadeia?

          https://expresso.sapo.pt/sociedade/2015-05-12-Leandro-absolvido-depois-de-11-meses-recluso-por-abuso-sexual-de-menores

          https://www.publico.pt/2013/12/11/sociedade/noticia/estado-condenado-a-indemnizar-homem-detido-injustamente-por-abuso-sexual-1615940

          Mas há mais, lembro-me de um caso há uns anos, a RTP ou SIC fizeram uma reportagem sobre o caso, mas não consigo encontrar o link.

          Há 2 tipos de Sistema de Justiça neste mundo: 1) os que investigam casos passados e descobrem pessoas inocentes, e 2) os que não investigam nada.

          • Esse não, mas quantos casos queres de americanos presos (e até condenados à morte) injustamente?
            E não é por acaso que nos EUA há montes de organizações como a Oregon Innocence Project (OIP) – esses é que fizeram a verdadeira investigação; não foi a justiça!!
            .
            Escolheste um bom exemplo… só há um pequeno pormenor: esse Leandro NEM sequer foi condenado!!!
            Se esse foi o melhor exemplo que encontrate, i rest my case!…

            • Pediste 1 exemplo de pessoas que estiveram presas em situações semelhantes, dei-te 2. Esteve preso não esteve? 11 meses! Ter sido condenado ou não tem efeito prático 0! Agora mudas o argumento já que perdeste a primeira linha de argumentação! És desonesto intelectualmente.

              Antes de falar do número de presos inocentes nos EUA, apresenta-me estatísticas com o número de presos inocentes em Portugal. Nem há estatísticas claras porque ninguém sequer perde tempo a investigar isso, o que é ainda pior! Mas que há presos inocentes há, ninguém sabe é quantos! Ignorance is bliss!

              A razão pela qual esse tipo de organizações existe nos EUA é a mesma razão pela qual imensos outros tipos de organizações existem, e não tem nada a ver com o que dizes. Nos EUA, é-se incentivado desde a escola primária a ser-se participativo na comunidade, a envolver-se em causas, a ser-se empreendedor (em todas as vertentes, não apenas empresarial). Muita gente cresce com um sentido muito forte de dever cívico, é isso que leva ao aparecimento deste tipo de organizações.

          • Errado!
            Nunca falamos em presos; falamos em condenados.
            Se para ti uma condenação a 50 anos de cadeia é igual a um caso onde nem sequer houve condenação, tudo bem…
            “Sentido de dever cívico” ou consciência que tem um sistema judicial manhoso (penas pesadíssimas sem qualquer resultado pratico- antes pelo contrário, prisões privadas, processos mediatizados tipo reality shows, etc) e, à mínima, lá vai mais um inocente para a cadeia?!…
            Deve ser mais isso, até porque há muitos países com muito (mas mesmo muito mais!) “sentido cívico” do que os EUA e não precisam dessas ONG’s…

            • Mas tu és assim tão ignorante para achar que só nos EUA é que há presos inocentes? Vai ao Google e encontras inúmeros casos pela Europa toda Norte a Sul, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, de pessoas que passaram largos anos atrás das grades por crimes que não cometeram. Penas de prisão perpétua em que só foram libertados ANOS depois. CONDENADOS! Vai ao Google se quiseres, não perco mais tempo contigo.

    • Este Eu! só diz asneiras. Em Portugal tem imensas pessoas condenadas por “feeling”. O juíz tem um feeling que terá praticado crime, sem qualquer prova concreta a não ser elevadas suspeitas. Sei do que falo. Trabalho no meio jurídico e já vi muita injustiça ser feita.

  1. acho que essa de os menores não podem serem condenados deveria ser revisto, se o cão não fosse encontrado o desgraçado iria morrer na cadeia e talvez tinha familha e problemas aconteceu para o mal do senhor.. menores tem que assumir as responsabilidades, sabem bem o que fazem e não so contrario

  2. noticia muito edificante especialmente para aqueles que “dao tudo” e mais doisi tostoes para culpabilizar alguem acusado por abuso sexual.
    é deprimente esta nova moda de denunciar abusos passados 20 e 30 anos e pior que isso , usar a fragilidade dos acusados pelo abuso(um professor que apalpou a boazona da carteira da frente quando estave vigiando o exame semestral vindo o resto da turma de gajas e provavelmente gajos de baixo nivel acusar o dito professor tambem de abusos). e nao admitirem logo de inicio que poderia ser uma acusaçao falsa
    mas enfim… os midia vendem papel, os tribunais gastam milhares de horas e de investigadores nestes casos. o contribuinte paga. e depois as vezes acontece que se descobre a mentira da alegada vitima.. mas nunca o ministerio publico que descobre….. parabens a essa agencia de investigaçao.

RESPONDER

Chapéu de Indiana Jones bate recorde em leilão

O icónico chapéu da personagem Indiana Jones rendeu 443 mil euros num leilão em que 600 objetos de culto foram vendidos na quinta-feira em Londres, superando as estimativas dos especialistas. Entre os 600 itens disponíveis para …

Infarmed já tem substituto para medicamento de Parkinson que esgotou

O Infarmed, Autoridade Nacional do Medicamento, garantiu uma alternativa ao Sinemet, medicamento para a doença de Parkinson que está esgotado nas farmácias portuguesas. "Na sequência das diversas reuniões com as empresas que têm medicamentos nesta área, …

Outono chega no domingo com temperaturas de verão

O outono começa no domingo com temperaturas acima dos 30 graus Celsius, podendo aproximar-se dos 40 nas regiões da Beira Baixa, Alentejo e Vale do Tejo, segundo Ricardo Tavares, do Instituto Português do Mar e …

Sánchez disposto a ir ao senado explicar “erro numa passagem” do seu livro

O primeiro-ministro espanhol disse, esta quinta-feira, que está disposto a ir ao senado explicar o "erro numa passagem" de um livro que escreveu e que "vai ser corrigido", avisando a oposição que vai continuar a …

Empresa austríaca cria método que transforma plástico em petróleo

A companhia petrolífera austríaca OMV apresentou esta quinta-feira um inovador procedimento que permite a produção de petróleo a partir de resíduos de plástico - material que é precisamente fabricado a partir deste recurso natural. A inovadora …

José Sócrates promete escrever um livro sobre a "traição" do PS

O ex-primeiro-ministro socialista compara a sua situação com a do ex-Presidente brasileiro Lula da Silva. A única diferença, segundo José Sócrates, é que "o PT manteve-se sempre ao lado de Lula". Numa entrevista ao Folha de …

Em nome da ciência, polvos tomaram ecstasy (e houve muito amor à mistura)

O que é que acontece quando um polvo consome drogas, mais concretamente ecstasy? Cientistas norte-americanos tiveram a oportunidade de realizar essa experiência. De acordo com o Science Alert, a equipa de investigadores deu MDMA, substância psicotrópica …

Recapitalização da CGD faz disparar défice de 0,9% para 3%

Sem a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), o défice orçamental de 2017 situar-se-ia nos 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB). Mas o cheque de quase 4 mil milhões de euros que o Governo …

Jovem foi violada quando estava inconsciente. Tribunal fala em "sedução mútua"

Uma jovem de 26 anos foi violada por dois indivíduos quando estava desmaiada, numa discoteca em Vila Nova de Gaia. A Relação do Porto entendeu que os criminosos não devem ser condenados a uma pena …

7 dos 10 políticos mais ricos de Portugal são do PS. Basílio tem 11 milhões

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, tem um património superior a 11,5 milhões de euros, sendo assim o político em funções mais rico de Portugal. Os dados são avançados pela revista Sábado …