Cadela salva homem de ser condenado a 50 anos de prisão por abuso sexual de menor

Um norte-americano foi salvo de uma pena de prisão de 50 anos, por alegados abusos sexuais a uma menor, graças à prova de vida de uma cadela.

Em 2017, Joshua Horner, de 42 anos, foi condenado a uma pena de prisão de 50 anos, no estado norte-americano do Oregon, por alegado abuso sexual de uma menor. Porém, graças a uma cadela Labrador retriever, chamada Lucy, o caso deu uma volta inesperada, conta a BBC.

A alegada vítima declarou que Horner disparou e supostamente matou a cadela à sua frente, com o objetivo de a dissuadir de denunciar os crimes à polícia. No entanto, graças ao trabalho da Oregon Innocence Project (OIP), organização que se dedica a ajudar pessoas condenadas injustamente, Lucy foi descoberta.

O julgamento original não teve um veredicto unânime e, de acordo com a organização sem fins lucrativos, tinha levantado “várias bandeiras vermelhas”. Segundo o Diário de Notícias, o norte-americano tinha sido condenado sem qualquer prova forense, com o júri a basear-se apenas no testemunho da menor.

Horner sempre afirmou a sua inocência e insistiu que a cadela estava viva, um detalhe que poderia provar que a alegada vítima mentiu sobre o caso. A organização iniciou então as buscas pela Labrador, uma investigação que implicou várias viagens até encontrar o novo dono do animal.

“Estava a beber água de uma tigela e sentada à sombra debaixo de um alpendre. Brincámos com ela, fiz-lhe festas, foi maravilhoso”, conta Lisa Christon, voluntária da organização citada pela emissora britânica.

A identida da cadela foi verificada através da sua aparência distinta e levada para provar que, afinal, não estava morta. “Lucy não foi abatida a tiro. Está viva e bem de saúde”, afirmou o Tribunal de Recurso do estado, que permitiu que Horner fosse libertado em agosto que fosse marcado um novo julgamento.

Segundo a BBC, foram feitas várias tentativas para falar com a alegada vítima sobre o seu testemunho, mas a mesma acabou por nunca comparecer nas reuniões e chegou a fugir quando foi abordada pelos funcionários da procuradoria.

O tribunal decidiu então que não iria haver novo julgamento, pelo que o norte-americano foi ilibado dos crimes e pôde finalmente retomar a sua vida.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

    • Sim, porque em Portugal nunca houve homens inocentes a serem condenados por abuso sexual com base em nada mais que a palavra da vítima. Uma dica: já houve! Informe-se antes de dizer disparates.

        • E este Americano, passou a vida na cadeia?

          https://expresso.sapo.pt/sociedade/2015-05-12-Leandro-absolvido-depois-de-11-meses-recluso-por-abuso-sexual-de-menores

          https://www.publico.pt/2013/12/11/sociedade/noticia/estado-condenado-a-indemnizar-homem-detido-injustamente-por-abuso-sexual-1615940

          Mas há mais, lembro-me de um caso há uns anos, a RTP ou SIC fizeram uma reportagem sobre o caso, mas não consigo encontrar o link.

          Há 2 tipos de Sistema de Justiça neste mundo: 1) os que investigam casos passados e descobrem pessoas inocentes, e 2) os que não investigam nada.

          • Esse não, mas quantos casos queres de americanos presos (e até condenados à morte) injustamente?
            E não é por acaso que nos EUA há montes de organizações como a Oregon Innocence Project (OIP) – esses é que fizeram a verdadeira investigação; não foi a justiça!!
            .
            Escolheste um bom exemplo… só há um pequeno pormenor: esse Leandro NEM sequer foi condenado!!!
            Se esse foi o melhor exemplo que encontrate, i rest my case!…

            • Pediste 1 exemplo de pessoas que estiveram presas em situações semelhantes, dei-te 2. Esteve preso não esteve? 11 meses! Ter sido condenado ou não tem efeito prático 0! Agora mudas o argumento já que perdeste a primeira linha de argumentação! És desonesto intelectualmente.

              Antes de falar do número de presos inocentes nos EUA, apresenta-me estatísticas com o número de presos inocentes em Portugal. Nem há estatísticas claras porque ninguém sequer perde tempo a investigar isso, o que é ainda pior! Mas que há presos inocentes há, ninguém sabe é quantos! Ignorance is bliss!

              A razão pela qual esse tipo de organizações existe nos EUA é a mesma razão pela qual imensos outros tipos de organizações existem, e não tem nada a ver com o que dizes. Nos EUA, é-se incentivado desde a escola primária a ser-se participativo na comunidade, a envolver-se em causas, a ser-se empreendedor (em todas as vertentes, não apenas empresarial). Muita gente cresce com um sentido muito forte de dever cívico, é isso que leva ao aparecimento deste tipo de organizações.

          • Errado!
            Nunca falamos em presos; falamos em condenados.
            Se para ti uma condenação a 50 anos de cadeia é igual a um caso onde nem sequer houve condenação, tudo bem…
            “Sentido de dever cívico” ou consciência que tem um sistema judicial manhoso (penas pesadíssimas sem qualquer resultado pratico- antes pelo contrário, prisões privadas, processos mediatizados tipo reality shows, etc) e, à mínima, lá vai mais um inocente para a cadeia?!…
            Deve ser mais isso, até porque há muitos países com muito (mas mesmo muito mais!) “sentido cívico” do que os EUA e não precisam dessas ONG’s…

            • Mas tu és assim tão ignorante para achar que só nos EUA é que há presos inocentes? Vai ao Google e encontras inúmeros casos pela Europa toda Norte a Sul, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, de pessoas que passaram largos anos atrás das grades por crimes que não cometeram. Penas de prisão perpétua em que só foram libertados ANOS depois. CONDENADOS! Vai ao Google se quiseres, não perco mais tempo contigo.

    • Este Eu! só diz asneiras. Em Portugal tem imensas pessoas condenadas por “feeling”. O juíz tem um feeling que terá praticado crime, sem qualquer prova concreta a não ser elevadas suspeitas. Sei do que falo. Trabalho no meio jurídico e já vi muita injustiça ser feita.

  1. acho que essa de os menores não podem serem condenados deveria ser revisto, se o cão não fosse encontrado o desgraçado iria morrer na cadeia e talvez tinha familha e problemas aconteceu para o mal do senhor.. menores tem que assumir as responsabilidades, sabem bem o que fazem e não so contrario

  2. noticia muito edificante especialmente para aqueles que “dao tudo” e mais doisi tostoes para culpabilizar alguem acusado por abuso sexual.
    é deprimente esta nova moda de denunciar abusos passados 20 e 30 anos e pior que isso , usar a fragilidade dos acusados pelo abuso(um professor que apalpou a boazona da carteira da frente quando estave vigiando o exame semestral vindo o resto da turma de gajas e provavelmente gajos de baixo nivel acusar o dito professor tambem de abusos). e nao admitirem logo de inicio que poderia ser uma acusaçao falsa
    mas enfim… os midia vendem papel, os tribunais gastam milhares de horas e de investigadores nestes casos. o contribuinte paga. e depois as vezes acontece que se descobre a mentira da alegada vitima.. mas nunca o ministerio publico que descobre….. parabens a essa agencia de investigaçao.

RESPONDER

ADN antigo revela mistério do extinto macaco das Caraíbas

Uma análise de ADN do misterioso macaco extinto das Caraíbas revelou que estes animais tinham um maior grau de parentesco com os macaco-titis oriundos da América do Sul do que com qualquer outra espécie.  Há cerca …

"Queria? Já não quer?". Finalmente, o livro que revela se está ou não correto

Brevemente nas livrarias, o livro Dicionário de Erros Falsos e Mitos do Português, da autoria de Marco Neves, promete desmontar os mitos que foram construídos em redor da língua portuguesa. Não, este não é só mais um …

Itália vs Portugal | Empate valeu apuramento e primeiro lugar

Portugal foi a Milão arrancar um empate sem golos ante a Itália, em jogo do Grupo 3 da Liga das Nações, e garantiram o apuramento para a final four da Liga das Nações. Numa partida …

Vespa asiática está a propagar-se pelo centro do país

A vespa asiática, ou vespa velutina, uma espécie invasora predadora das abelhas, está a propagar-se pela região centro do país, com ninhos identificados em todo o norte do distrito de Santarém, disse hoje à Lusa …

Já há mais de mil desaparecidos nos incêndios da Califórnia

As autoridades dos Estados Unidos informaram nesta sexta-feira que o número de desaparecidos no gigantesco incêndio que queima há mais de uma semana no norte da Califórnia já superam o milhar. Em conferência de imprensa, o …

As orcas partilham traços de personalidade com humanos e chimpanzés

As orcas exibem características de personalidade semelhantes aos humanos e chimpanzés, como a brincadeira, a alegria e o afeto, de acordo com uma nova investigação divulgada pela Associação Americana de Psicologia (AAP). Investigadores em Espanha analisaram …

Manifestante morre atropelada por mãe desesperada em bloqueio dos “coletes amarelos” em França

Uma manifestante dos “coletes amarelos” morreu em Sabóia, sudeste de França, atropelada por uma condutora em pânico, disse este sábado o ministro do Interior francês, Christophe Castaner. A condutora, que levava a filha ao médico, teve …

A César o que é de César. Costa fica a saber quem manda nos deputados do PS

António Costa está "muito satisfeito" com a liberdade de voto concedida pelo líder da bancada parlamentar do PS, Carlos César, aos deputados na proposta do Governo sobre o IVA da tauromaquia. Mas o mal-estar entre …

Distracção de professora provoca lesões em 40 crianças na China

A distracção de uma professora que se esqueceu de apagar uma luz ultravioleta numa escola de Tianjin, perto de Pequim, causou ferimentos e queimaduras em mais de 40 crianças, informou esta sexta-feira a imprensa local. Os …

A Terra está a comer os seus próprios oceanos

À medida que as placas tectónicas da Terra mergulham umas nas outras, arrastam 3 vezes mais água para o interior do planeta do que se pensava - e essa quantidade de água não está a …