Sim, estamos a sentir-nos cada vez mais tristes (e chateados)

Se neste preciso momento está a sentir que leva uma vida miserável, saiba que não está sozinho. De acordo com o Global Emotions Report, todos nos sentimos ainda mais tristes e chateados do que relativamente a 2017.

De acordo com o IFLScience, que cita os resultados do “2018 Global Emotions Report” (relatório anual da empresa norte-americana Gallup), todos nos sentimos ainda mais infelizes do que em 2017.

Com base nas respostas de 151 mil adultos, oriundos de mais de 140 países, o inquérito tentou avaliar os sentimentos e emoções da população mundial. Para isso, os participantes tiveram de responder a questões que testassem o seu estado de espírito como, por exemplo, “Sorriu ou riu muito durante o dia de ontem?” ou “Aprendeu alguma coisa nova?”.

Os resultados, ainda relativos ao ano de 2018, sugerem que a raça humana está a passar um mau bocado. A pontuação do “Negative Experience Index” ficou empatada ao do ano anterior – 30 pontos -, o valor mais alto desde o início da pesquisa, iniciada em 2006.

Embora os resultados relativos ao stress tenham, de facto, baixado comparativamente com os valores do ano passado (35%), sentimentos como preocupação (39%), tristeza (24%) e raiva (22%) estão a subir. Relativamente aos países, Chade teve a pontuação mais alta (54), enquanto que Taiwan teve a mais baixa (14).

Nos Estados Unidos, mais de metade dos norte-americanos (55%) afirmaram sentir-se ainda mais stressados do que no dia anterior, enquanto que 45% disseram ter-se sentido preocupados. Percentagens 6% e 5% mais altas do que no ano passado, respetivamente.

Apesar de tudo, há boas notícias. Segundo o IFLScience, embora estes resultados sejam desanimadores, os participantes neste inquérito também reportaram ter tido mais experiências positivas do que nos últimos três anos anteriores (uma pontuação global média de 71 pontos).

Além disso, também deve ficar a saber que se quer ser uma pessoa mais feliz, então deve considerar mudar-se para a América Latina. Tal como noutros anos, países deste continente dominaram a tabela, com o Paraguai – outra vez – no topo (85). Panamá teve o mesmo valor, com Guatemala (84), México (84) e El Salvador (83) atrás. No fundo da tabela, estão países como o Iémen (50), Bielorrússia (48) e Afeganistão (43).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

FC Pingzau: O clube que sonha com a Champions e que também pode ser seu por 500 euros

Deter parte de um clube com aspirações à Liga dos Campeões é possível e já pode fazê-lo por apenas 500 euros.O FC Pingzau é o clube austríaco detido por adeptos com o objetivo de chegar …

Uma pitada de poeira de rocha pode ajudar a evitar alterações climáticas catastróficas

O uso de poeira de rocha na agricultura traz não só vantagens para a colheita, mas também para o ambiente. Esta técnica permite uma remoção eficiente do dióxido de carbono. Espalhar poeira de rocha nos terrenos …

ANA avança com plano de "saídas voluntárias"

A ANA, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com "um plano de saídas voluntárias", no âmbito do redimensionamento das equipas. A ANA - Aeroportos de Portugal, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com “um plano de …

Cientistas detetaram estranhos objetos astronómicos circulares (e não fazem ideia do que são)

Recorrendo a telescópios, uma equipa de astrofísicos detetou quatro estranhos objetos astronómicos. Foram encontrados nos comprimentos de onda de rádio e são circulares e mais brilhantes do que as suas bordas. Estes estranhos e inesperados …

Especialista alerta sobre possíveis vírus extraterrestres que podem chegar à Terra em futuras missões

O cientista e antigo colaborador da NASA Scott Hubbard alertou para a possível chegada de vírus extraterrestres à Terra em futuras missões espaciais, notando que o interesse pela exploração do Espaço tem aumentado. O antigo …

Covid-19. A morada e a cor da pele são um fator de risco no Brasil

Enquanto que na Europa a idade é um fator de risco da covid-19, no Brasil, o sítio onde moram e a cor da sua pele definem essa fronteira entre os que têm maior ou menor …

Lagos dos Estados Unidos estão a ficar cobertos de verde. Nem os mais remotos escapam

Vários lagos montanhosos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes devido ao crescimento de algas que prosperam por causa das alterações climáticas, concluiu um estudo conduzido por cientistas da Universidade do Colorado. De acordo com a …

No Algarve, metade dos casos de infeção resultaram de transmissão social

Um estudo apresentado na última reunião do Infarmed, em Lisboa, veio estabelecer uma relação entre a propagação do vírus no Algarve e o fator social. De acordo com o estudo, apresentado na última reunião do Infarmed, …

Numa operação inédita de 18 horas, gémeas siamesas unidas pelo crânio foram separadas com sucesso

Ervina e Prefina, com 2 anos, nasceram com os crânios unidos, uma das formas mais raras e complexas de fusão craniana e cerebral conhecidas como "craniófago total posterior". Agora, médicos em Itália conseguiram separá-las numa operação …

Família de Pablo Escobar está a processar um rapper norte-americano. Exige-lhe 10 milhões

A família Pablo Escobar, morto em dezembro de 1993 na Colômbia, está a processar o rapper norte-americano Tauheed Heakeen Epps, mais conhecido como 2 Chainz, por usar o nome do narcotraficante num negócio. De acordo com …