Caçador de renas descobriu uma espada Viking com mais de mil anos

Um norueguês que caçava renas numa montanha remota descobriu uma espada Viking com mais de mil anos num espantoso bom estado de conservação.

A espada foi encontrada em fins de Agosto, nas altas montanhas da área de Lesja, no condado de Oppland, na Noruega, revela o Secrets of the Ice. Einar Ambakk, caçador de renas norueguês, deparou-se com a lâmina da espada a espreitar por entre pequenas pedras soltas que podem ter contribuído para o seu excelente estado de conservação.

“A preservação deve-se, provavelmente, a uma combinação da qualidade do ferro, da alta altitude e das condições essencialmente frias, durante a maior parte do ano, o local da descoberta terá estado congelado e coberto de neve”, explica o Secrets of the Ice.

Apesar disso, as partes orgânicas da espada, que seria constituída por osso, madeira ou couro, não foram preservadas.

“É um tipo comum de espada Viking – o que a torna especial são o contexto e a preservação: foi encontrada a 1640 metros acima do nível do mar“, sublinha o arqueólogo Lars Pilo, citado pela Fox News Science.

“Segundo o meu conhecimento, até agora, nunca uma espada Viking foi encontrada a uma tal alta altitude”, realça o investigador do Programa de Arqueologia Glaciar de Oppland.

Os arqueólogos deparam-se, agora, com o “mistério” em torno do Viking que terá sido dono da espada. “Parece provável que a espada tenha pertencido a um Viking que morreu na montanha” depois de se ter perdido durante uma tempestade de neve, frisa-se no site Secrets of Life.

Mas o facto de nenhum outro vestígio desse Viking ter sido encontrado, apesar do recurso a um detector de metal, intriga os cientistas, pelo que o enigma continua.

A exploração da zona de Oppland já permitiu encontrar vários objectos arqueológicos, graças ao recuo dos glaciares da montanha, uma consequência das alterações climáticas.

No ano passado, arqueólogos noruegueses desenterraram, em Trondheim, a Igreja onde o Rei Viking Olavo foi consagrado como Santo.

SV, ZAP //

3 COMENTÁRIOS

  1. Pois, e no meio de tanta coisa estanha a ninguém ocorreu que afinal poderá não ser uma espada realmente viking? É que, nesse caso, quase tudo que é estranho deixaria de o ser…

    • Sim, porque os noruegueses, descendentes directos dos Vikings, não sabem reconhecer uma espada Viking… nem nunca antes encontraram alguma…

RESPONDER

Duterte quer os filhos mortos se estiverem envolvidos no negócio da droga

O presidente filipino, Rodrigo Duterte, deu uma ordem no mínimo inusitada aos polícias do país: podem matar qualquer um dos filhos do mandatário, caso algum deles seja apanhado com drogas nas Filipinas. "Já tinha feito o …

Mãe do bebé que morreu colhido por comboio na Guarda libertada

A mãe da criança de dois anos que foi colhida por um comboio Intercidades, no apeadeiro de Sobral da Serra, na Guarda, tinha sido detida sob suspeita do crime de exposição ou abandono, agravado pelo …

Salvador Sobral internado nos Cuidados Intensivos à espera de um coração

Salvador Sobral está internado na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, Oeiras, à espera de um transplante de coração, devido a uma insuficiência cardíaca. O estado de saúde do cantor que …

Detida mãe do bebé que morreu colhido por comboio na Guarda

A mãe da criança de dois anos que foi colhida por um comboio Intercidades, no apeadeiro de Sobral da Serra, na Guarda, foi detida sob suspeita do crime de exposição ou abandono, agravado pelo resultado …

Suspeito do rapto de Maëlys foi apresentado aos pais como seu "namorado"

Surgem novos dados no âmbito da investigação ao desaparecimento de Maëlys de Araújo, a menina luso-francesa de 9 anos que desapareceu num casamento, em França. A criança terá apresentado o suspeito do seu rapto como …

Reino Unido abre caça às contas de imigrantes clandestinos

As instituições financeiras britânicas começam a fazer, a partir de janeiro, revisões trimestrais das 70 milhões de contas registadas no país. O objetivo será o de criar um "ambiente hostil" para imigrantes sem documentos. Segundo o …

PS perde braço-de-ferro com o Parlamento e fica com prejuízo de 5 milhões das autárquicas

Após mais de três anos de diferendo em tribunal, o PS dá-se por derrotado e aceita a decisão do tribunal que não lhe deu razão no caso da subvenção pública relativa às eleições autárquicas de …

Catarina Martins quer ser ministra das Finanças

Catarina Martins assume que as pastas das Finanças e do Trabalho são as que gostaria de liderar se integrasse num futuro governo. São também essas as áreas prioritárias nas negociações do OE2018. Para já, o Bloco …

Empate técnico com Moreira. Sondagem lança euforia na candidatura de Pizarro

As sondagens da Católica/JN dão um empate técnico entre Rui Moreira (34%) e Manuel Pizarro (33%). Por outro lado, as sondagens da Aximage/CMTV, dão a vitória a Rui Moreira (39,9%), ainda que longe da maioria. Duas …

Autoridades mexicanas desmentem a existência de "Frida Sofia"

https://twitter.com/AztecaNoticias/status/910945761533108224 As autoridades mexicanas descartaram esta quinta-feira a existência de uma menina chamada Frida Sofia, que segundo a Marinha mexicana avançou esta quinta-feira, estaria soterrada nos escombros do Colégio Enrique Rébsamen, que desabou na Cidade do …