Arqueólogos descobriram o altar onde o rei viking Olavo se tornou Santo

DR Niku

Vestígios do altar de Santo Olavo

Uma equipa de arqueólogos noruegueses desenterrou parte do altar onde o rei viking Olaf Haraldsson foi consagrado como santo. Uma descoberta extraordinária para a Noruega que tem neste Santo Olavo o seu Padroeiro.

Foi numa localidade próxima de Trondheim, a terceira maior cidade da Noruega, que arqueólogos do NIKU, Instituto Norueguês de Pesquisa da Herança Cultural, desenterraram as fundações de madeira de uma Igreja e parte do altar onde o rei Olaf Haraldsson terá sido consagrado santo.

O NIKU destaca que as escavações revelaram uma “pequena plataforma rectangular construída em pedra” que pode ter sido o altar e também um pequeno poço que terá sido “um poço sagrado relacionado com o santo”.

A descoberta assume particular importância, confirmando relatos sobre a história do início do Cristianismo na Noruega.

“Este é um lugar único na história norueguesa em termos religiosos, culturais e políticos. Muita da identidade nacional norueguesa foi estabelecida no culto da santidade em torno de Santo Olavo e foi aqui que tudo começou”, aponta a directora das escavações, Anna Petersén, citada no site da NIKU.

Catedral de Trondheim / wikimedia

Retábulo de madeira do Santo Olavo

Retábulo de madeira de Santo Olavo

Olavo é o Santo Padroeiro da Noruega e um dos poucos santos noruegueses reconhecidos pela Igreja Católica.

Filho de um líder viking, Olaf Haraldsson II foi rei da Noruega entre 1015 e 1028, depois de se ter convertido ao Cristianismo, em 1014, após uma expedição a Inglaterra.

Morreu na Batalha de Stiklestad, em circunstâncias não totalmente reveladas. A versão que se pode assumir como oficial refere que ele morreu a combater pelo Cristianismo, contra um exército de aliados de Canuto II, O Grande, que foi rei da Dinamarca, de Inglaterra e da Noruega.

No entanto, uma teoria afiança que esta versão só foi fomentada depois da sua canonização, defendendo que ele foi, na verdade, assassinado pelos seus próprios homens.

Certo é que, após a sua morte, foram reportados vários milagres que lhe foram atribuídos. Em 1031, mais de 30 anos após a sua morte, o seu caixão foi desenterrado e aberto na presença de um bispo, revelando o “corpo milagrosamente bem preservado”.

Foi então declarado santo, e os seus restos mortais foram colocados num relicário no altar principal da Igreja de St. Clement, na zona de Trondheim.

O mausoléu de Santo Olavo acabou por ser deslocado para a Catedral de Nidaros, na mesma cidade, fruto da crescente chegada de peregrinos noruegueses e estrangeiros para o venerarem. A Igreja de St. Clement acabou por ficar destruída e a sua localização tornou-se incerta, até ter agora sido redescoberta nestas escavações.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “Certo é que, depois da sua morte, foram reportados vários milagres que lhe foram atribuídos e, em 1931, um ano após a sua morte, o seu caixão foi desenterrado e aberto na presença (…)” – 1931, um ano após a sua morte?

RESPONDER

Pela primeira vez, astrónomos encontraram um exoplaneta sem atmosfera

Nos últimos anos, investigadores descobriram um tesouro de planetas rochosos que orbitam anãs vermelhas, pequenas estrelas com um raio 60% menor que o nosso Sol. Apesar do seu tamanho, estas estrelas são muito ativas - tanto …

Investigadores descobrem esqueletos adolescentes do século V. Um dos cientistas é português

Um grupo de investigadores, do qual também faz parte o português Daniel Fernandes, descobriu três esqueletos do período das migrações bárbaras numa vala em Osijek, na Croácia. "Deformação craniana e diversidade genética em três indivíduos masculinos …

Tesla está a alugar painéis solares por 45 euros por mês

Comprar painéis solares pode ser um investimento dispendioso para muitos. De maneira a oferecer uma solução mais económica aos seus clientes, a Tesla está a alugar a tecnologia por apenas 45 euros por mês. A SolarCity, …

Rui Fonte regressa ao Sporting de Braga e assina por três épocas

O Sporting de Braga, da I Liga de futebol, oficializou ontem a contratação do avançado Rui Fonte, um regresso ao clube, por três temporadas. O jogador, de 29 anos, chega dos ingleses do Fulham, que, …

YouTube remove vídeos de luta entre robôs por violarem políticas contra crueldade animal

O YouTube removeu na segunda-feira vídeos de robôs a lutar entre si da sua plataforma, justificando que estes violavam as políticas de exibição contra crueldade com animais. Depois do sucedido, a empresa informou que os …

Há uma piscina natural no meio do deserto mais quente do mundo

https://vimeo.com/355369476 Um casal a viajar pela Etiópia aventurou-se no deserto e experimentou nadar numa piscina natural num dos lugares mais quentes do planeta. A neozelandesa Bridget Thackwray e o namorado, Topher Richwhite formam a Expedition Earth, a …

The Rock é o ator mais bem pago do mundo

A revista Forbes revelou esta quarta-feira a sua lista anual dos atores mais bem pagos do mundo. O primeiro lugar é ocupado por um repetente. Dwayne "The Rock" Johnson voltou a ser o ator mais bem …

Albânia demoliu restaurante do homem que perseguiu turistas no capô do carro

O dono de um restaurante ilegal na Albânia meteu-se em sérios apuros depois de ter perseguido uma família de turistas espanhóis, colocando-se no capô do carro onde seguiam e partindo o pára-brisas. O restaurante que …

Sensores de radiação da Rússia desligaram-se misteriosamente após recente explosão nuclear

Nas semanas após um acidente nuclear fatal num campo de tiro de armas navais em Nyonoksa, quatro sensores de partículas radioativas que enviavam dados do território russo para uma rede de monitorização internacional desligaram-se misteriosamente. As …

Zumba. O negócio milionário que começou com uma distracção de um colombiano

Foi uma distracção que levou o bailarino colombiano Beto Pérez a criar a zumba e a construir um dos negócios actuais com mais sucesso em todo o mundo, avaliado em mais de 450 milhões de …