Arqueólogos descobriram o altar onde o rei viking Olavo se tornou Santo

DR Niku

Vestígios do altar de Santo Olavo

Uma equipa de arqueólogos noruegueses desenterrou parte do altar onde o rei viking Olaf Haraldsson foi consagrado como santo. Uma descoberta extraordinária para a Noruega que tem neste Santo Olavo o seu Padroeiro.

Foi numa localidade próxima de Trondheim, a terceira maior cidade da Noruega, que arqueólogos do NIKU, Instituto Norueguês de Pesquisa da Herança Cultural, desenterraram as fundações de madeira de uma Igreja e parte do altar onde o rei Olaf Haraldsson terá sido consagrado santo.

O NIKU destaca que as escavações revelaram uma “pequena plataforma rectangular construída em pedra” que pode ter sido o altar e também um pequeno poço que terá sido “um poço sagrado relacionado com o santo”.

A descoberta assume particular importância, confirmando relatos sobre a história do início do Cristianismo na Noruega.

“Este é um lugar único na história norueguesa em termos religiosos, culturais e políticos. Muita da identidade nacional norueguesa foi estabelecida no culto da santidade em torno de Santo Olavo e foi aqui que tudo começou”, aponta a directora das escavações, Anna Petersén, citada no site da NIKU.

Catedral de Trondheim / wikimedia

Retábulo de madeira do Santo Olavo

Retábulo de madeira de Santo Olavo

Olavo é o Santo Padroeiro da Noruega e um dos poucos santos noruegueses reconhecidos pela Igreja Católica.

Filho de um líder viking, Olaf Haraldsson II foi rei da Noruega entre 1015 e 1028, depois de se ter convertido ao Cristianismo, em 1014, após uma expedição a Inglaterra.

Morreu na Batalha de Stiklestad, em circunstâncias não totalmente reveladas. A versão que se pode assumir como oficial refere que ele morreu a combater pelo Cristianismo, contra um exército de aliados de Canuto II, O Grande, que foi rei da Dinamarca, de Inglaterra e da Noruega.

No entanto, uma teoria afiança que esta versão só foi fomentada depois da sua canonização, defendendo que ele foi, na verdade, assassinado pelos seus próprios homens.

Certo é que, após a sua morte, foram reportados vários milagres que lhe foram atribuídos. Em 1031, mais de 30 anos após a sua morte, o seu caixão foi desenterrado e aberto na presença de um bispo, revelando o “corpo milagrosamente bem preservado”.

Foi então declarado santo, e os seus restos mortais foram colocados num relicário no altar principal da Igreja de St. Clement, na zona de Trondheim.

O mausoléu de Santo Olavo acabou por ser deslocado para a Catedral de Nidaros, na mesma cidade, fruto da crescente chegada de peregrinos noruegueses e estrangeiros para o venerarem. A Igreja de St. Clement acabou por ficar destruída e a sua localização tornou-se incerta, até ter agora sido redescoberta nestas escavações.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “Certo é que, depois da sua morte, foram reportados vários milagres que lhe foram atribuídos e, em 1931, um ano após a sua morte, o seu caixão foi desenterrado e aberto na presença (…)” – 1931, um ano após a sua morte?

RESPONDER

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …