Arqueólogos descobriram o altar onde o rei viking Olavo se tornou Santo

DR Niku

Vestígios do altar de Santo Olavo

Uma equipa de arqueólogos noruegueses desenterrou parte do altar onde o rei viking Olaf Haraldsson foi consagrado como santo. Uma descoberta extraordinária para a Noruega que tem neste Santo Olavo o seu Padroeiro.

Foi numa localidade próxima de Trondheim, a terceira maior cidade da Noruega, que arqueólogos do NIKU, Instituto Norueguês de Pesquisa da Herança Cultural, desenterraram as fundações de madeira de uma Igreja e parte do altar onde o rei Olaf Haraldsson terá sido consagrado santo.

O NIKU destaca que as escavações revelaram uma “pequena plataforma rectangular construída em pedra” que pode ter sido o altar e também um pequeno poço que terá sido “um poço sagrado relacionado com o santo”.

A descoberta assume particular importância, confirmando relatos sobre a história do início do Cristianismo na Noruega.

“Este é um lugar único na história norueguesa em termos religiosos, culturais e políticos. Muita da identidade nacional norueguesa foi estabelecida no culto da santidade em torno de Santo Olavo e foi aqui que tudo começou”, aponta a directora das escavações, Anna Petersén, citada no site da NIKU.

Catedral de Trondheim / wikimedia

Retábulo de madeira do Santo Olavo

Retábulo de madeira de Santo Olavo

Olavo é o Santo Padroeiro da Noruega e um dos poucos santos noruegueses reconhecidos pela Igreja Católica.

Filho de um líder viking, Olaf Haraldsson II foi rei da Noruega entre 1015 e 1028, depois de se ter convertido ao Cristianismo, em 1014, após uma expedição a Inglaterra.

Morreu na Batalha de Stiklestad, em circunstâncias não totalmente reveladas. A versão que se pode assumir como oficial refere que ele morreu a combater pelo Cristianismo, contra um exército de aliados de Canuto II, O Grande, que foi rei da Dinamarca, de Inglaterra e da Noruega.

No entanto, uma teoria afiança que esta versão só foi fomentada depois da sua canonização, defendendo que ele foi, na verdade, assassinado pelos seus próprios homens.

Certo é que, após a sua morte, foram reportados vários milagres que lhe foram atribuídos. Em 1031, mais de 30 anos após a sua morte, o seu caixão foi desenterrado e aberto na presença de um bispo, revelando o “corpo milagrosamente bem preservado”.

Foi então declarado santo, e os seus restos mortais foram colocados num relicário no altar principal da Igreja de St. Clement, na zona de Trondheim.

O mausoléu de Santo Olavo acabou por ser deslocado para a Catedral de Nidaros, na mesma cidade, fruto da crescente chegada de peregrinos noruegueses e estrangeiros para o venerarem. A Igreja de St. Clement acabou por ficar destruída e a sua localização tornou-se incerta, até ter agora sido redescoberta nestas escavações.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “Certo é que, depois da sua morte, foram reportados vários milagres que lhe foram atribuídos e, em 1931, um ano após a sua morte, o seu caixão foi desenterrado e aberto na presença (…)” – 1931, um ano após a sua morte?

RESPONDER

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …

Função Pública. Fesap exige subida de remuneração mínima para 693 euros

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) exige que a primeira posição da Tabela Remuneratória Única avance para 693,13 euros em 2021 e uma atualização do subsídio de refeição para seis euros. Estas duas medidas …

Escolas encerradas empurram milhões de crianças para o trabalho infantil

Milhões de crianças correm o risco de serem forçadas a fazer trabalho infantil, como resultado da pandemia do novo coronavírus. Isto poderá levar ao primeiro aumento no trabalho infantil, depois de 20 anos de progresso. De …

Oito anos depois, um Schumacher volta à F1

Mick Schumacher vai conduzir um Alfa Romeo em Nürburgring, na 1.ª sessão de treinos livres. Jovem piloto deverá ser campeão da Fórmula 2, já neste ano. Michael Schumacher esteve na Fórmula 1 em 19 épocas, não …

Restauração, cinema e alojamento com condições especiais nas moratórias

Restauração, transportes aéreo, ferroviário e marítimo, educação, atividades de saúde e desportivas, alojamento e cinema são alguns dos setores com condições especiais de pagamento nas moratórias bancárias, segundo diploma publicado. O decreto-lei, esta terça-feira publicado em …

Ex-diretor da agência Elite Models europeia investigado por violação e abuso sexual

Gérald Marie, ex-diretor de uma das maiores agências de modelos do mundo, está a ser investigado pelas autoridades francesas, por suspeitas de agressão sexual e violação, inclusivamente a uma menor. Segundo a Procuradoria-Geral da República francesa, …