Arqueólogos descobriram o altar onde o rei viking Olavo se tornou Santo

DR Niku

Vestígios do altar de Santo Olavo

Uma equipa de arqueólogos noruegueses desenterrou parte do altar onde o rei viking Olaf Haraldsson foi consagrado como santo. Uma descoberta extraordinária para a Noruega que tem neste Santo Olavo o seu Padroeiro.

Foi numa localidade próxima de Trondheim, a terceira maior cidade da Noruega, que arqueólogos do NIKU, Instituto Norueguês de Pesquisa da Herança Cultural, desenterraram as fundações de madeira de uma Igreja e parte do altar onde o rei Olaf Haraldsson terá sido consagrado santo.

O NIKU destaca que as escavações revelaram uma “pequena plataforma rectangular construída em pedra” que pode ter sido o altar e também um pequeno poço que terá sido “um poço sagrado relacionado com o santo”.

A descoberta assume particular importância, confirmando relatos sobre a história do início do Cristianismo na Noruega.

“Este é um lugar único na história norueguesa em termos religiosos, culturais e políticos. Muita da identidade nacional norueguesa foi estabelecida no culto da santidade em torno de Santo Olavo e foi aqui que tudo começou”, aponta a directora das escavações, Anna Petersén, citada no site da NIKU.

Catedral de Trondheim / wikimedia

Retábulo de madeira do Santo Olavo

Retábulo de madeira de Santo Olavo

Olavo é o Santo Padroeiro da Noruega e um dos poucos santos noruegueses reconhecidos pela Igreja Católica.

Filho de um líder viking, Olaf Haraldsson II foi rei da Noruega entre 1015 e 1028, depois de se ter convertido ao Cristianismo, em 1014, após uma expedição a Inglaterra.

Morreu na Batalha de Stiklestad, em circunstâncias não totalmente reveladas. A versão que se pode assumir como oficial refere que ele morreu a combater pelo Cristianismo, contra um exército de aliados de Canuto II, O Grande, que foi rei da Dinamarca, de Inglaterra e da Noruega.

No entanto, uma teoria afiança que esta versão só foi fomentada depois da sua canonização, defendendo que ele foi, na verdade, assassinado pelos seus próprios homens.

Certo é que, após a sua morte, foram reportados vários milagres que lhe foram atribuídos. Em 1031, mais de 30 anos após a sua morte, o seu caixão foi desenterrado e aberto na presença de um bispo, revelando o “corpo milagrosamente bem preservado”.

Foi então declarado santo, e os seus restos mortais foram colocados num relicário no altar principal da Igreja de St. Clement, na zona de Trondheim.

O mausoléu de Santo Olavo acabou por ser deslocado para a Catedral de Nidaros, na mesma cidade, fruto da crescente chegada de peregrinos noruegueses e estrangeiros para o venerarem. A Igreja de St. Clement acabou por ficar destruída e a sua localização tornou-se incerta, até ter agora sido redescoberta nestas escavações.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “Certo é que, depois da sua morte, foram reportados vários milagres que lhe foram atribuídos e, em 1931, um ano após a sua morte, o seu caixão foi desenterrado e aberto na presença (…)” – 1931, um ano após a sua morte?

RESPONDER

Descobertas inscrições neolíticas com símbolos da realeza egípcia

Uma missão arqueológica do Ministério de Antiguidades de Egito descobriu perto da cidade de Assuão, no sul do país, as primeiras inscrições reais que remontam ao período neolítico. Este período começou há 12 mil anos e …

Já sabemos qual é o segredo para superar a inveja

De acordo com uma investigação recente, temos mais inveja da experiência de uma determinada pessoa antes de ter acontecido do que depois de já ter passado. O segredo está no tempo. Pesquisas anteriores mostraram que os …

Holanda é a vencedora da 64.ª edição da Eurovisão

A Holanda, que venceu pela última vez há 44 anos, foi o país que obteve maior pontuação (492 pontos), atribuída pelos espetadores de cada país e pelos júris nacionais dos 41 países que participaram na …

Primavera em Plutão: uma análise ao longo de 30 anos

Sempre que passa em frente de uma estrela, Plutão fornece informações preciosas sobre a sua atmosfera, preciosas porque as ocultações de Plutão são raras.  A investigação realizada por investigadores do Observatório de Paris, ao longo …

Os carros voadores podem fazer parte do transporte público de Paris em 5 anos

A operadora de transportes públicos RATP, que administra os serviços de autocarros, elétricos e metros em Paris, anunciou a sua parceria com a companhia aérea europeia Airbus para "estudar a viabilidade" de incorporar veículos voadores …

Porto vs Sporting | Dragões vencem clássico quente

O FC Porto fechou o campeonato com uma vitória, ao bater o Sporting por 2-1, no Dragão, conseguindo, por fim, derrotar um dos principais rivais na principal prova portuguesa de clubes esta temporada. O Sporting …

Uma das ilhas mais remotas do mundo está a afogar-se num mar de plástico

Localizada a mais de dois mil quilómetros da costa noroeste da Austrália, a ilha dos Cocos pode não ter muita população, mas lidera em termos de acumulação de plástico. De acordo com um estudo publicado na …

Benfica vs Santa Clara | Águia garante 37º título

O Benfica venceu o Santa Clara no Estádio da Luz, por 4-1, e sagrou-se campeão da Liga NOS 2018/19, o 37º título da História do emblema “encarnado”. Num jogo mais difícil do que o resultado …

Benfica é campeão nacional de futebol

O Benfica venceu o Santa Clara por 4-1 com golos de Seferovic (dois), João Félix e Rafa e é campeão nacional da temporada 2018/19. Ao vencer o 'nacional' de 1976/77, os 'encarnados' somaram, então, o quinto …

Astrónomos encontram módulo lunar da Apollo 10 meio século depois

Cinquenta anos depois da missão Apollo 10, cientistas encontraram o seu módulo lunar, que andou deriva a poucos quilómetros da superfície da Lua. O módulo lunar conhecido como "Snoopy" foi encontrado em órbita a pouco mais …