Para ter um “cabelo perfeito”, Trump vai mudar a lei da pressão de água nos chuveiros

Michael Reynolds / EPA

O Presidente dos EUA, Donald Trump

O Governo norte-americano quer flexibilizar as regras para acessórios de chuveiros que permitem uma maior conservação da água depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se ter queixado da falta de pressão de água.

Esta quarta-feira, o Departamento de Energia revelou que está a tentar alterar a definição de chuveiro, que poderiam contornar as medidas de conservação aprovadas durante a presidência de George H. W. Bush, em 1992.

Segundo a lei, o máximo de água por minuto nos chuveiros deve ser inferior a 9,5 litros. Depois de terem surgido os sistemas com várias cabeças de chuveiro, a administração de Barack Obama estabeleceu que as restrições têm de se aplicar ao total de água.

Se a alteração avançar, esse limite será aplicado a cada cabeça de chuveiro, não a um único sistema.

Esta alteração surge depois de Donald Trump se ter queixado de falta de pressão de água nos chuveiros. “Chuveiros… tomas um duche e a água não sai”, disse em julho, quando anunciou uma revisão da regulamentação. “Queres lavar as mãos e a água não sai. Então o que é que fazes? Ficas lá mais tempo ou tomas um duche mais longo? Porque o meu cabelo, não sei em relação a vocês, mas tem de estar perfeito. Perfeito”, acrescentou.

Em dezembro, Trump disse que a Agência de Proteção Ambiental iria “avaliar seriamente os lavatórios, chuveiros e outros elementos das casas de banho”, alegando que a falta de pressão está a levar as pessoas a gastar mais água.

Por outro lado, os grupos de consumidores e de conservação consideram que a decisão é absurda, desnecessária e um desperdício.

David Friedman, vice-presidente de defesa da organização Consumer Reports, disse à BBC, que os chuveiros nos Estados Unidos já “alcançam altos níveis de satisfação do cliente”, enquanto economizam dinheiro às pessoas.

De acordo com dados do Departamento de Energia, das 12.499 cabeças de chuveiro registadas, 74% usam apenas 7,5 litros, 20% menos do que o limite estabelecido por lei.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ministro da Educação promete mais testes no regresso às aulas. Professores alertam para incumprimento das regras de segurança

O regresso dos alunos do secundário é marcado pela testagem de 300 mil estudantes, professores e funcionários, depois da vacinação de quase 200 mil trabalhadores escolares num "fim de semana para ganhar coragem", anunciou esta …

Propostas anticorrupção serão aprovadas “muito em breve”

O Governo garante que já não falta muito para entregar suas propostas no parlamento, depois de Marcelo Rebelo de Sousa vincar que espera que seja em breve que os partidos cumpram as promessas de fazer …

Estalou o verniz no PS/Porto. Autarca de Paços de Ferreira recusa recandidatar-se com "este PS concelhio"

Estalou o verniz no PS/Porto. O presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito, declarou que não aceitará recandidatar-se ao cargo pela terceira vez “com este PS” concelhio. De acordo com o jornal Público, …

Pode ter sido descoberto um "elo perdido" na história do alfabeto

Uma inscrição alfabética num fragmento de um jarro encontrado em Laquis (Tel Lachish), em Israel, com cerca de 3450 anos, poderá ser um "elo perdido" na história do alfabeto. "Datada do século XV A.C., esta inscrição …

Morreu Walter Mondale, ex-vice-presidente de Jimmy Carter

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Walter Mondale, ícone do Partido Democrata, morreu nesta segunda-feira aos 93 anos, informou a imprensa norte-americana. A imprensa, que cita um comunicado familiar, não especifica as causas da morte do ex-vice-presidente …

Vão nascer mais duas praias fluviais no Alqueva este verão

A albufeira do Alqueva vai “ganhar” duas novas praias fluviais, no próximo verão, situadas nos concelhos de Alandroal e Portel, no distrito de Évora, num investimento global superior a um milhão de euros. O projeto da …

Nova ponte que vai ligar Porto e Gaia custa 21 milhões e terá oito acessos

A obra da nova ponte rodoviária sobre o Douro custará 21 milhões de euros, oito dos quais em acessos, e o projeto de conceção e construção será lançado "muito em breve", disse o autarca …

A tinta mais branca de sempre pode ajudar na luta pelo clima

A tinta mais branca já desenvolvida até agora reflete 98.1% da luz, podendo ser uma boa aliada no combate às alterações climáticas. No ano passado, uma equipa de cientistas desenvolveu uma tinta ultra-branca que atingiu uma …

Dois milhões com primeira dose esta terça-feira. Centros de vacinação precisam de mais 1.700 profissionais

Portugal deve atingir nesta terça-feira a marca dos dois milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose de vacina contra a covid-19, adiantou esta segunda-feira a task force responsável pelo plano de vacinação. "Estima-se que, até …

Governo quer renovar contrato do SIRESP por seis meses (mas Altice recusa-se)

O Ministério da Administração Interna vai reunir-se esta terça-feira com a Altice, a quem iria propor uma renegociação e renovação por mais seis meses do contrato que assegura o Sistema Integrado das Redes de Emergência …