Para ter um “cabelo perfeito”, Trump vai mudar a lei da pressão de água nos chuveiros

Michael Reynolds / EPA

O Presidente dos EUA, Donald Trump

O Governo norte-americano quer flexibilizar as regras para acessórios de chuveiros que permitem uma maior conservação da água depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se ter queixado da falta de pressão de água.

Esta quarta-feira, o Departamento de Energia revelou que está a tentar alterar a definição de chuveiro, que poderiam contornar as medidas de conservação aprovadas durante a presidência de George H. W. Bush, em 1992.

Segundo a lei, o máximo de água por minuto nos chuveiros deve ser inferior a 9,5 litros. Depois de terem surgido os sistemas com várias cabeças de chuveiro, a administração de Barack Obama estabeleceu que as restrições têm de se aplicar ao total de água.

Se a alteração avançar, esse limite será aplicado a cada cabeça de chuveiro, não a um único sistema.

Esta alteração surge depois de Donald Trump se ter queixado de falta de pressão de água nos chuveiros. “Chuveiros… tomas um duche e a água não sai”, disse em julho, quando anunciou uma revisão da regulamentação. “Queres lavar as mãos e a água não sai. Então o que é que fazes? Ficas lá mais tempo ou tomas um duche mais longo? Porque o meu cabelo, não sei em relação a vocês, mas tem de estar perfeito. Perfeito”, acrescentou.

Em dezembro, Trump disse que a Agência de Proteção Ambiental iria “avaliar seriamente os lavatórios, chuveiros e outros elementos das casas de banho”, alegando que a falta de pressão está a levar as pessoas a gastar mais água.

Por outro lado, os grupos de consumidores e de conservação consideram que a decisão é absurda, desnecessária e um desperdício.

David Friedman, vice-presidente de defesa da organização Consumer Reports, disse à BBC, que os chuveiros nos Estados Unidos já “alcançam altos níveis de satisfação do cliente”, enquanto economizam dinheiro às pessoas.

De acordo com dados do Departamento de Energia, das 12.499 cabeças de chuveiro registadas, 74% usam apenas 7,5 litros, 20% menos do que o limite estabelecido por lei.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro. No entanto, isto não quer dizer que o nosso planeta esteja a ficar inclinado. Mais de 5.000 quilómetros abaixo de …

Incêndios devastam sul da Europa e obrigam a retirar moradores e turistas

Dezenas de aldeias e hotéis foram este domingo evacuados nas zonas turísticas do sul da Turquia devido a incêndios que começaram há cinco dias e já mataram oito pessoas no país, devastando também regiões da …

Há uma empresa a transformar as cinzas de entes queridos em diamantes

Uma empresa norte-americana transforma cinzas de entes queridos — e animais de estimação — em diamantes, que podem ser colocados em anéis ou colares. Lidar com a morte de um ente querido é sempre uma altura …

Pianista de aeroporto ganhou 60 mil dólares em gorjetas

Tonee "Valentine" Carter, que toca piano num aeroporto norte-americano, ganhou 60 mil dólares (cerca de 50.800 mil euros) depois de um estranho partilhar um vídeo seu a tocar. Tonee "Valentine" Carter, de 66 anos, não é …

Youtubers denunciam campanha de fake news contra vacina da Pfizer

De acordo com a imprensa brasileira, uma agência de marketing terá tentado que influenciadores digitais de todo o mundo partilhassem desinformação sobre as vacinas contra a covid-19. A denúncia foi feita por alguns dos influenciadores …

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …

Birmânia. Líder da junta volta a prometer eleições até 2023, seis meses depois do golpe militar

O líder da junta militar birmanesa, no poder desde o golpe de 1 de fevereiro, comprometeu-se novamente a realizar eleições "até agosto de 2023". “Estamos a trabalhar para estabelecer um sistema multipartidário democrático”, disse, este domingo, …

Tóquio2020. Patrícia Mamona conquista medalha de prata no triplo salto (e melhora recorde nacional)

Patrícia Mamona conquistou este domingo a medalha de prata no triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao conseguir 15,01 metros, novo recorde nacional, arrebatando a segunda medalha por atletas portugueses depois do bronze do judoca …