Cabeças de estátuas de deuses foram desenterradas

(dr) Universidade Kütahya Dumlupınar

Arqueólogos de universidade turca descobriram diversas cabeças de estátuas, durante escavações na antiga Aizanoi, actual Çavdarhisar.

Uma cidade na Turquia foi o palco de escavações – e o palco da descoberta de cabeças de estátuas de diversos deuses gregos.

A descoberta decorreu em Çavdarhisar, nome actual da antiga Aizanoi.

Arqueólogos da Universidade Kütahya Dumlupınar estavam a escavar perto das pontes romanas que cruzam o riacho Penkalas, um afluente do rio Rindakos, relata o portal Heritage Daily.

Neste projecto arqueológico, foram encontradas cabeças de pedra que representam vários deuses gregos.

Os deuses:Eros (o deus do amor e do sexo), Dionísio (o deus da colheita da uva, vinificação, pomares e frutas, vegetação, fertilidade, loucura, loucura ritual, êxtase religioso, festividade, e teatro), o semideus Héracles (um herói divino na mitologia grega e filho de Zeus e Alcmena) e vários outros deuses do panteão grego.

Foi igualmente descoberta uma estátua quase completa; falta apenas um pé e um metade do seu pedestal.

A estátua tem mais de 2 metros de altura e retrata uma figura masculina – mas ainda não foi identificado.

As cabeças de estátuas de Afrodite (a deusa do amor) e Dionísio já tinham sido encontradas naquela zona há dois anos.

Em 2020 foi desenterrada uma estátua sem cabeça de Héracles, embora a última cabeça de pedra de Heracles não corresponde à estátua anterior, sugerindo que outra estátua ainda não foi descoberta.

 

 

A cabeça de Eros tem 20 centímetros e a de Dionísio, 40 cm. Os pesquisadores também encontraram uma estátua de dois metros de altura que pode ser de uma figura importante de Aizanoi, pois não se parece com nenhum deus conhecido. A representação está quase completa – faltam apenas metade do pedestal e um pé.

“Esta estátua é a única que encontramos praticamente completa até agora”, disse Gokhan Coskun, professor da DPU e chefe do projeto da escavação. “Espero que encontremos as peças que faltam nas obras que faremos em 2023”.

A equipe estima que as estátuas tenham sido construídas há pelo menos dois mil anos. Entre os artefatos havia ainda um relógio de sol e diversas peças esculpidas em mármore.

As estátuas estavam perto de pontes romanas que cruzam o riacho Penkalas, um afluente do rio Randakos. As referências da arquitetura do Império Romano vieram depois de 133 a.C., quando Roma dominou a cidade.
https://gizmodo.uol.com.br/cabeca-da-estatua-de-eros-o-deus-grego-do-amor-e-desenterrada-na-turquia/

Segundo Coskun, a região guarda um rico material arqueológico ainda inexplorado. Em 2021, os pesquisadores desenterraram a cabeça da deusa Afrodite e outra representação de Dionísio.

Em 2020, a equipe escavou um corpo sem cabeça de Héracles. A cabeça descoberta agora, porém, não pertence a esta escultura, o que sugere que há uma estátua ainda desconhecida.

As estátuas são um retrato da potência que já foi Aizanoi, hoje patrimônio mundial da Unesco. A cidade remete a 3.000 a.C. e ainda guarda edifícios monumentais, como

Aizanoi, património mundial da UNESCO, chegou a ser um importante centro político e económico da província romana local. Mas começou a “desaparecer do mapa” há mais de 1.300 anos.

Ainda hoje tem edifícios históricos romanos: teatros, estádios e um templo dedicado ao deus Zeus.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.