Houve buzinão na Luz (mas sem “carinho”). Jesus culpa covid-19 pela crise do Benfica

Rodrigo Antunes / Lusa

Algumas dezenas de adeptos protestaram junto ao Estádio da Luz, entre gritos de “Rua Vieira” e com um buzinão, devido aos maus resultados do Benfica. Antes disso, Jorge Jesus tinha apelado a um “buzinão de carinho” numa conferência de imprensa onde atribuiu culpas à covid-19 pela crise no clube.

O “Movimento Rua Vi€ira” conseguiu juntar algumas dezenas de adeptos na rotunda Cosme Damião, junto ao Estádio da Luz, num protesto marcado para as 19:04 horas desta quarta-feira, para coincidir com o ano de fundação do Benfica que foi em 1904.

A PSP marcou presença no local, mas sem se verificarem distúrbios, com os adeptos a entoarem gritos como “Rua Vieira” e o “Benfica é nosso”.

O protesto teve repercussões noutras cidades do país e aconteceu mesmo depois de o treinador do Benfica se ter indignado com a ideia do buzinão.

Devia haver era um buzinão, mas era para nos dar carinho, a mim e aos meus jogadores… e ao presidente”, apontou Jorge Jesus na conferência de imprensa de antevisão do jogo da Liga Europa, contra o Arsenal.

https://twitter.com/InesOMartins/status/1364591239933423619

“Não falhei e poucas vezes falho”

Na antevisão do jogo com o Arsenal que se realiza nesta quinta-feira, Jesus tratou de realçar que o Benfica teve “o plantel todo, a equipa médica, a equipa técnica, o staff” infectados com covid-19. Uma “confusão” que complicou a vida ao clube, sublinhou, salientando que a responsabilidade dos jogadores nos maus resultados “é zero”.

“Não deram mais porque não puderam”, realçou, salientando que também não tem culpas no cartório.

“Não digo que não falhe, os treinadores falham, mas em relação a esta questão do Benfica, não falhei e poucas vezes falho“, apontou o técnico.

“Esta crise não tem nada a ver comigo” porque “não treinava os jogadores” devido à covid-19, realçou ainda, constatando que “no mês de Janeiro, o Benfica era segundo a 2 ou 3 pontos do Sporting”.

“O presidente, o treinador, os jogadores e a estrutura não conseguem controlar uma pandemia de covid que esteve durante 2 meses e meio aqui dentro”, acrescentou.

Chega de me responsabilizarem, o presidente do Benfica e os jogadores a mesma coisa”, atirou Jesus, apontando também o dedo aos comentadores de televisão.

O treinador queixou-se de “ver gente que, nas televisões, benfiquistas, que todos os dias nos agridem, não nos dão uma palavra de conforto para passar esta fase, constantemente a porem em dúvida os jogadores, o treinador, o presidente”.

“Não vou sair por pé nenhum”

Jesus assegurou ainda que não tem qualquer intenção de se demitir. “Não vou sair por pé nenhum, não me sinto responsável por esta crise do Benfica“, reforçou.

“Vim para ser campeão e poder trabalhar normalmente”, referiu o treinador, considerando que foi “travado por uma pandemia”.

O técnico apontou, contudo, que no último jogo com o Arsenal já houve bons “sinais” em termos da “capacidade física” dos jogadores.

“Temos jogadores que já correm acima de 10 quilómetros por jogo quando não tínhamos, nem no treino”, disse Jesus, considerando que “a equipa fisicamente vem a melhorar, mas psicologicamente [a perda de pontos] marcou”.

“Mas há ainda muita coisa para ganhar”, lembrou Jesus, admitindo que “o campeonato está difícil”. Contudo, “não deitamos a toalha ao chão”, concluiu.

Susana Valente Susana Valente, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns benfica, pelos teus resultados, devolve novamente o Jesus para o Brasil e mais nada. Vieira, não te demitas da Direcção. estás no bom caminho na tua gestão financeira, o Fisco para já, fecha os olhos, quando te demitires, vai-te acontecer o que aconteceu ao Val de Azevedo, Justiça Portuguesa

RESPONDER

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …

Em plena crise política, o país mais pobre das Américas ainda não recebeu nenhuma vacina

Numa altura em que a maior parte dos países já têm o processo de vacinação a decorrer, o governo do Haiti ainda não garantiu uma única dose da vacina contra o coronavírus. O país mais pobre …

Afinal, Leonardo da Vinci não esculpiu o busto de Flora

Está terminada a controvérsia que durou mais de cem anos após a aquisição do Busto de Flora em 1909, por Wilhelm von Bode. A datação por radiocarbono revelou, recentemente, que a obra não foi …

Crise climática "implacável" intensificou-se em 2020, diz relatório da ONU

Houve uma intensificação "implacável" da crise climática em 2020, com a queda temporária nas emissões de carbono devido ao confinamento a ter um impacto pouco significativo nas concentrações de gases de efeito de estufa, revelou …

Já se sabe o que causou a misteriosa "tempestade de asma", que vitimou dez pessoas em 2016

Em 2016, na cidade de Melbourne, aconteceu o evento de "tempestade de asma" mais grave do mundo. Os cientistas descobriram agora o culpado. No dia 21 de novembro de 2016, as urgências de um hospital em …

Carlos César reivindica papel do PS na construção da democracia e no combate à corrupção

O presidente do PS defendeu, esta segunda-feira, que se deveu ao seu partido o aprofundamento da democracia e os avanços no combate à corrupção, embora admitindo desvios", "erros" e "omissões num ou outro momento da …