Barco naufragado descoberto nas buscas do avião da Malásia

JACC / FUGRO / EPA

Sondas detectaram um grupo de objetos no fundo do oceano Índico

Sondas detectaram um grupo de objetos no fundo do oceano Índico

As buscas pelo avião do voo MH370, da Malaysia Airlines, ainda não atingiram o seu objetivo, mas levaram a uma outra descoberta: uma embarcação naufragada no sul do oceano Índico.

Peter Foley, que lidera as equipas de buscas, diz que ter encontrado a embarcação foi “fascinante… Mas não é o que estamos à procura”.

O MH370 desapareceu no ano passado na rota entre Kuala Lumpur, capital da Malásia, e Pequim, na China, com 239 pessoas a bordo.

Não há rastos do avião desde então, nem qualquer explicação para o desaparecimento.

As equipas de busca têm-se concentrado numa área de 60 mil quilómetros quadrados na costa ocidental da Austrália, onde se acredita que a aeronave tenha caído.

Decepção

O navio naufragado foi encontrado quando um sonar detectou uma série de objetos a quase 4 km de profundidade.

As autoridades suspeitavam que não se tratava dos restos do avião, mas enviaram uma câmara submarina para investigar – e encontraram um navio de carga do século XIX, de acordo com Michael McCarthy, arquéologo do Museu Marítimo do Leste Australiano.

“Sabemos de várias histórias de navios que afundaram no Oceano Índico; mas só dá para sabermos ao certo qual é este se tivermos uma lista completa dos navios que desapareceram”, afirmou à agência de notícias AP.

Em abril, as autoridades tinham informado que a área de buscas seria aumentada para o dobro se nada fosse encontrado na atual área.

“Obviamente, ficamos desapontados”, disse Foley. “Mas isso demonstrou que os nossos sistemas, o pessoal e os equipamentos estão a funcionar bem. Se houver destroços nesta área de buscas, vamos encontrá-los.”

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.