PJ faz buscas na Inspecção-Geral de Finanças após denúncias de subornos

(dr) Laura Haanpaa

Inspectores da Unidade de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária (PJ) estão a realizar buscas na Inspecção-Geral de Finanças (IGF) em Lisboa, e em instalações dos ministérios das Finanças e da Defesa e também da Cruz Vermelha Portuguesa. Em causa estão suspeitas de corrupção na IGF.

A Procuradoria-Geral da República confirmou as buscas “no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público do DIAP [Departamento de Investigação e Acção Penal] de Lisboa”.

O Ministério das Finanças recusou-se a comentar o caso, após ser contactado pela Lusa, notando que não se pronuncia sobre “processos judiciais em curso”.

A notícia sobre as buscas da PJ foi inicialmente avançada pelo Correio da Manhã (CM) que escreve que já foram constituídos dois arguidos e que o caso está a despoletar “uma guerra de denúncias” dentro da IGF.

Em causa estão suspeitas de venda de informações confidenciais para o exterior, por parte de inspectores das Finanças, em troca de subornos.

O inspector-geral da IGF, Vítor Braz, será o principal suspeito, nomeadamente por suspeitas de eventual conflito de interesses, já que ele é também presidente do conselho de auditoria da Santa Casa da Misericórdia, uma das entidades fiscalizadas pelo organismo que lidera.

O CM aponta que vários directores da IGF são visados na investigação por acumularem funções nesta entidade fiscalizadora do Estado e em hospitais ou instituições que são alvo de fiscalização.

Um dos casos analisados prende-se com a Cruz Vermelha, com os investigadores do Ministério Público a suspeitarem que a IGF não fiscalizou com rigor os milhões de euros públicos cedidos pelo Ministério da Defesa à instituição.

O jornal cita, nomeadamente, a existência de auditorias que terão sido manipuladas para evitar pareceres negativos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Será que alguém fica chocado ou admirado com estas noticias? estas situações não são todas elas já conhecidas? não só em Lisboa mas em todo o Pais.

RESPONDER

Junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, diz especialista da ONU

A junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, incluindo crianças com 20 semanas de idade, segundo o relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) destacado para o país, …

Regiões portuguesas entre as que mais colocaram trabalhadores em teletrabalho

  Apesar dos números elevados registados em Portugal, futuro do modelo está ainda em aberto, face à preferência dos patrões em ter os funcionários a trabalhar em ambiente de escritório. De acordo com dados revelados pelo Eurostat, …

Reino Unido em choque. Sabina Nessa pode ter sido assassinada por um estranho ainda em liberdade

Sabina Nessa, de 28 anos, terá sido assassinada enquanto caminhava pelo Cator Park, no sudeste de Londres, na passada sexta-feira. O percurso da sua casa até a um bar ia demorar apenas cinco minutos, mas …

A corrida a secretário-geral da UGT terá dois candidatos

É a primeira vez que a corrida à liderança da UGT conta com dois candidatos: além de José Abraão, atual dirigente da Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap), Mário Mourão, presidente do Sindicato dos …

Colapso da Evergrande. China pede a governos regionais que se "preparem para a possível tempestade"

As autoridades chinesas estão a pedir aos governos regionais para se prepararem para um possível colapso da Evergrande. O The Wall Street Journal noticia, esta quinta-feira, que as autoridades chinesas estão a pedir aos governos regionais …

Governo vai testar 35 mil funcionários de creches e pré-escolar até 3 de outubro

Os funcionários das creches, do pré-escolar e a rede nacional de amas começaram esta quinta-feira a ser testados à covid-19, numa ação que até 3 de outubro abrangerá 35 mil pessoas em todo o país. O …

Bem-vindo à última fase do desconfinamento: fim do certificado em restaurantes, máscara em transportes e lares

"Estamos em condições para avançar para a terceira fase de desconfinamento." Foi com esta frase que António Costa deu início à conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira. Portugal vai avançar para a …

EUA reabrirá campo de detenção de migrantes perto da prisão de Guantánamo

A administração do Presidente dos Estados Unidos (EUA) Joe Biden se prepara para reabrir um campo de detenção de migrantes na Baía de Guantánamo, após um aumento de migrantes e requerentes de asilo no sul …

Défice desce para 5,3% do PIB no 2.º trimestre do ano

O défice orçamental do primeiro semestre deste ano é de 5,5% do PIB. A meta do ministro das Finanças para o ano de 2021 é de 4,5%.  O défice orçamental fixou-se em 5,3% do PIB no …

É a maior contração desde 1995. INE revê queda do PIB para 8,4%

A queda foi pior do que se esperava: o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 8,4% e não 7,6%, indicam os recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 8,4% em …