/

PJ faz buscas na Inspecção-Geral de Finanças após denúncias de subornos

4

(dr) Laura Haanpaa

Inspectores da Unidade de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária (PJ) estão a realizar buscas na Inspecção-Geral de Finanças (IGF) em Lisboa, e em instalações dos ministérios das Finanças e da Defesa e também da Cruz Vermelha Portuguesa. Em causa estão suspeitas de corrupção na IGF.

A Procuradoria-Geral da República confirmou as buscas “no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público do DIAP [Departamento de Investigação e Acção Penal] de Lisboa”.

O Ministério das Finanças recusou-se a comentar o caso, após ser contactado pela Lusa, notando que não se pronuncia sobre “processos judiciais em curso”.

A notícia sobre as buscas da PJ foi inicialmente avançada pelo Correio da Manhã (CM) que escreve que já foram constituídos dois arguidos e que o caso está a despoletar “uma guerra de denúncias” dentro da IGF.

Em causa estão suspeitas de venda de informações confidenciais para o exterior, por parte de inspectores das Finanças, em troca de subornos.

O inspector-geral da IGF, Vítor Braz, será o principal suspeito, nomeadamente por suspeitas de eventual conflito de interesses, já que ele é também presidente do conselho de auditoria da Santa Casa da Misericórdia, uma das entidades fiscalizadas pelo organismo que lidera.

O CM aponta que vários directores da IGF são visados na investigação por acumularem funções nesta entidade fiscalizadora do Estado e em hospitais ou instituições que são alvo de fiscalização.

Um dos casos analisados prende-se com a Cruz Vermelha, com os investigadores do Ministério Público a suspeitarem que a IGF não fiscalizou com rigor os milhões de euros públicos cedidos pelo Ministério da Defesa à instituição.

O jornal cita, nomeadamente, a existência de auditorias que terão sido manipuladas para evitar pareceres negativos.

ZAP // Lusa

4 Comments

  1. Será que alguém fica chocado ou admirado com estas noticias? estas situações não são todas elas já conhecidas? não só em Lisboa mas em todo o Pais.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.