PJ faz buscas na Inspecção-Geral de Finanças após denúncias de subornos

(dr) Laura Haanpaa

Inspectores da Unidade de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária (PJ) estão a realizar buscas na Inspecção-Geral de Finanças (IGF) em Lisboa, e em instalações dos ministérios das Finanças e da Defesa e também da Cruz Vermelha Portuguesa. Em causa estão suspeitas de corrupção na IGF.

A Procuradoria-Geral da República confirmou as buscas “no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público do DIAP [Departamento de Investigação e Acção Penal] de Lisboa”.

O Ministério das Finanças recusou-se a comentar o caso, após ser contactado pela Lusa, notando que não se pronuncia sobre “processos judiciais em curso”.

A notícia sobre as buscas da PJ foi inicialmente avançada pelo Correio da Manhã (CM) que escreve que já foram constituídos dois arguidos e que o caso está a despoletar “uma guerra de denúncias” dentro da IGF.

Em causa estão suspeitas de venda de informações confidenciais para o exterior, por parte de inspectores das Finanças, em troca de subornos.

O inspector-geral da IGF, Vítor Braz, será o principal suspeito, nomeadamente por suspeitas de eventual conflito de interesses, já que ele é também presidente do conselho de auditoria da Santa Casa da Misericórdia, uma das entidades fiscalizadas pelo organismo que lidera.

O CM aponta que vários directores da IGF são visados na investigação por acumularem funções nesta entidade fiscalizadora do Estado e em hospitais ou instituições que são alvo de fiscalização.

Um dos casos analisados prende-se com a Cruz Vermelha, com os investigadores do Ministério Público a suspeitarem que a IGF não fiscalizou com rigor os milhões de euros públicos cedidos pelo Ministério da Defesa à instituição.

O jornal cita, nomeadamente, a existência de auditorias que terão sido manipuladas para evitar pareceres negativos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Será que alguém fica chocado ou admirado com estas noticias? estas situações não são todas elas já conhecidas? não só em Lisboa mas em todo o Pais.

RESPONDER

Quatro espeleólogos portugueses desaparecem em gruta espanhola

Uma equipa de resgate foi acionada para localizar quatro espeleólogos portugueses que estão desde sábado na gruta de Cueto-Coventosa, em Espanha, com os trabalhos de socorro a serem dificultados pelo aumento do nível da água Quatro …

Afinal, Vénus pode não ser tão semelhante à Terra como pensávamos

Uma nova investigação questiona a habitabilidade de Vénus, planeta que os cientistas consideram há pouco tempo numa outra investigação poder ter um clima habitável semelhante ao da Terra. De acordo com a nova investigação, cujos …

Há gelo no polo sul da Lua e pode ter muitas fontes

Um novo estudo sugere que o gelo encontrado na superfície lunar pode ter milhares de milhões de anos, além de ter surgido de diferentes fontes. O estudo, publicado recentemente na Icarus, sugere que a maioria do …

A Evolução mostra que podemos ser a única forma de vida inteligente no Universo

As reduzidas probabilidades que acompanham a nossa evolução ao longo da história podem ser uma pista que talvez sejamos a única forma de vida inteligente no Universo. Será que estamos sozinhos no Universo? Tudo se resume …

A China está a usar a educação como arma para controlar o Tibete

A China quer obrigar crianças tibetanas a abandonarem as escolas da região e mudarem-se para escolas chinesas. O objetivo, segundo uma especialista, é "tirar o tibetano da criança". A batalha geopolítica entre a China e o …

Revelada explosão violenta no coração de um sistema que alberga um buraco negro

Uma equipa de astrónomos, liderada pela Universidade de Southampton, usou câmaras de última geração para criar um filme com alta taxa de quadros de um sistema com um buraco negro em crescimento e a um …

"É altura de dizer basta". Sporting corta com as claques

O Sporting rescindiu “com efeitos imediatos” os protocolos que celebrou em 31 de julho com a Associação Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI – Associação, anunciou hoje o clube, devido à “escalada de …

Poluição atmosférica associada a abortos espontâneos

Elevados níveis de poluição atmosférica foram associados a abortos espontâneos num estudo feito com mulheres grávidas a viver e trabalhar em Beijing, na China. A China é um dos países que mais sofre com a poluição …

Empresas espanholas dominam obras públicas na ferrovia

As empresas espanholas dominam as obras públicas na ferrovia em Portugal, ascendendo a sua quota a 70%, avança o Expresso na sua edição deste sábado. Para presidente da Associação de Empresas de Construção e Obras …

Cada vez mais mulheres denunciam abusos médicos durante o parto

Um número crescente de mulheres tem vindo a denunciar casos de abuso durante o trabalho de parto. No entanto, pouco está a ser feito para mudar isto. Durante o parto, as mulheres ficam numa posição vulnerável …