PJ faz buscas na Inspecção-Geral de Finanças após denúncias de subornos

(dr) Laura Haanpaa

Inspectores da Unidade de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária (PJ) estão a realizar buscas na Inspecção-Geral de Finanças (IGF) em Lisboa, e em instalações dos ministérios das Finanças e da Defesa e também da Cruz Vermelha Portuguesa. Em causa estão suspeitas de corrupção na IGF.

A Procuradoria-Geral da República confirmou as buscas “no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público do DIAP [Departamento de Investigação e Acção Penal] de Lisboa”.

O Ministério das Finanças recusou-se a comentar o caso, após ser contactado pela Lusa, notando que não se pronuncia sobre “processos judiciais em curso”.

A notícia sobre as buscas da PJ foi inicialmente avançada pelo Correio da Manhã (CM) que escreve que já foram constituídos dois arguidos e que o caso está a despoletar “uma guerra de denúncias” dentro da IGF.

Em causa estão suspeitas de venda de informações confidenciais para o exterior, por parte de inspectores das Finanças, em troca de subornos.

O inspector-geral da IGF, Vítor Braz, será o principal suspeito, nomeadamente por suspeitas de eventual conflito de interesses, já que ele é também presidente do conselho de auditoria da Santa Casa da Misericórdia, uma das entidades fiscalizadas pelo organismo que lidera.

O CM aponta que vários directores da IGF são visados na investigação por acumularem funções nesta entidade fiscalizadora do Estado e em hospitais ou instituições que são alvo de fiscalização.

Um dos casos analisados prende-se com a Cruz Vermelha, com os investigadores do Ministério Público a suspeitarem que a IGF não fiscalizou com rigor os milhões de euros públicos cedidos pelo Ministério da Defesa à instituição.

O jornal cita, nomeadamente, a existência de auditorias que terão sido manipuladas para evitar pareceres negativos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Será que alguém fica chocado ou admirado com estas noticias? estas situações não são todas elas já conhecidas? não só em Lisboa mas em todo o Pais.

RESPONDER

Suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano ficam em prisão preventiva

Os cinco suspeitos da morte do estudante cabo-verdiano vão aguardar julgamento em prisão preventiva, indiciados pelos crimes de homicídio qualificado e três tentativas de homicídio. A decisão, lida aos jornalistas cerca das 23h30 de sexta-feira por …

Cientistas descobriram o ponto fraco dos tardígrados

Os tardígrados, também chamados ursos de água, são conhecidos pela sua resistência. Mas um novo estudo revela agora que estes pequenos organismos também têm um ponto fraco: exposição de longo prazo a altas temperaturas. Em 2018, …

Detetadas "partículas fantasmagóricas" que o Modelo Padrão não pode explicar

O observatório IceCube, localizado no Pólo Sul, revelou que a Antena Antena Antártida de Impulso Transitivo (ANITA) detetou alguns "sinais muito estranhos" que "não pode ser explicados" pelo Modelo Padrão da Física. O projeto ANITA, …

Descoberto primeiro asteróide que se move apenas dentro da órbita de Vénus

Uma rede de telescópios robóticos operados à distância observou um asteróide que, além de ser o asteróide mais próximo do Sol, é também o primeiro asteróide descoberto que se move completamente dentro da órbita de …

Mark Zuckerberg tem medo do TikTok (e já se sabe porquê)

Mark Zuckerberg já deixou claro, mais do que uma vez, que não gosta do TikTok. No entanto, agora sabemos o que está por trás desta hostilidade pelo rival: a aplicação está a crescer muito, mesmo …

A empresa mãe da Google já vale um bilião de dólares

Esta quinta-feira, a Alphabet, empresa mãe da Google, conseguiu uma cotação na bolsa de 1 bilião de dólares, cerca de 900 mil milhões de euros. A Alphabet tornou-se, esta quinta-feira, a quarta empresa norte-americana a conseguir …

Cientistas criam "cimento vivo" capaz de se "curar"

Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos criou um "cimento vivo" juntando areia e bactérias num material de construção capaz de se auto-reproduzir, de absorver dióxido de carbono e manter a resistência. "Já usamos materiais biológicos …

Sporting 0-2 Benfica | Águia vence dérbi e foge na frente

O Benfica foi o grande vencedor do dérbi lisboeta. Na visita ao Sporting, os “encarnados” marcaram dois golos sem resposta, ambos na segunda parte, por Rafa Silva, entrado no decorrer da segunda parte, após ter …

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos e podem levam décadas até pedir ajuda, por nem sempre aceitarem e entenderem que sofreram violência sexual. Na maior parte dos …

"Messiah", da Netflix, reacende controvérsia sobre os limites da liberdade de expressão

A série Messiah, disponível na plataforma de streaming Netflix, acende a controvérsia em torno dos limites da liberdade de expressão e da criatividade no mundo das artes e do entretenimento. Messiah, uma série produzida por Michael …