/

Burundi quer pedir à Alemanha e à Bélgica uma compensação de 43.000 milhões por crimes coloniais

1

O Burundi quer pedir uma compensação de 43 mil milhões de dólares à Alemanha e à Bélgica por crimes contra a humanidade cometidos durante o domínio colonial em terras africanas, entre 1896 e 1962.

De acordo com o portal Atlanta Black Star, que avança a noticia, o Presidente do Senado do Burundi, Reverien Ndikuriyo, reuniu-se com um painel de especialistas para avaliar os danos causados durante o período e para perceber o valor que deverá ser pedido.

O valor inicial a que o conselho chegou ascende aos 43 mil milhões de dólares.

Além da compensação monetária, o país pede também que os países europeus façam um pedido público de desculpas, no qual mencionem o trabalho forçado que infligiram ao povo do Burundi, bem como as “punições cruéis, degradantes e desumanas” que foram aplicadas na época e que incluíram chicotadas e períodos de prisão.

O Burundi pede ainda à Bélgica que devolva objetos roubados do país entre 1899 e 1962.

No início do século XX, Alemanha e Bélgica ocuparam parte do território africano, e o Burundi e o Ruanda tornaram-se num colónia apelidada de Ruanda-Urundi.

Em 1962, o Burundi alcançou a independência e foi restaurado como uma monarquia tutsi, sendo depois proclamada república em meados de 1966. Durante a era colonial, o fosso entre os grupos Hutu e Tutsi foi agudizado, levando à Guerra Civil do Burundi, que durou 12 anos (1993-2005) e matou 300.000 pessoas.

A Bloomberg nota que a ação do Senado do Burundi parece seguir os passos da República Democrática do Congo: no fim de junho, o rei Filipe da Bélgica pediu desculpa pelos “atos de crueldade” perpetrados pelo seu país contra milhões de pessoas em África.

Expressando “o maior arrependimento”, o monarca europeu lamentou os excessos cometidos durante o período colonial do Congo, que entre 1885 e 1960 foi inicialmente controlado pela coroa, sendo depois controlado pelo Estado belga.

Depois do pedido oficial de desculpas, o Ministro dos Direitos Humanos da República Democrática do Congo, Andre Lite, pediu uma compensação.

“O arrependimento de alguns funcionários belgas nunca será o suficiente face à sua obrigação de indemnizar as vítimas da colonização e os seus familiares. É contraditório ou ilógico alegar fazer parte de um Estado respeitador e fingir nada sobre crimes graves cometidos no passado”, disse o governante.

ZAP //

 

1 Comment

  1. Aqui está aquilo que estes povos sabem fazer melhor: esticar o braço a ver o que agarram. Seja a pedir ou a roubar. Seja na casa deles ou na dos outros. É ancestral. Cresçam e apareçam. Ou melhor, evoluam. Está bem demonstrado pela história que não precisam dos brancos para se matarem e escravizarem uns ao outros. Pelo contrário, foi pelos brancos que começaram a ter acesso à ciência, educação e cultura. Se alguma luz chegou a esses buracos do inferno da idade da pedra, agradeçam. E agora façam o vosso caminho. Dá trabalho, pois dá…

    • Ignorância a tua por pensares erroneamente que os povos brancos europeus que invadiram e colonizaram territórios africanos (e de outras partes do mundo) foram lá apenas para levarem «alguma luz», quando na verdade transformaram o continente africano num «inferno da Idade da pedra», pois o objetivo real do colonialismo em África foi apenas para roubar e oprimir os povos africanos. Ainda hoje persiste, infelizmente, as terríveis sequelas da tortura, da discriminação, do racismo, do pesadelo real que foi essa invasão dos europeus. Desconfio seriamente que o «acesso à ciência, educação e cultura» pelos povos africanos foi em grande parte uma etapa mais recente. Se o Burundi está a pedir uma recompensa monetária é porque merece como forma fechar um capítulo horrendo e sanguinário na História do país. Outros mais países africanos deveriam seguir o exemplo do Burundi e exigir compensações pelo enorme estrago que os europeus fizeram durante o período colonial.
      Como queres que os povos africanos afetados pelo colonialismo «agradeçam» pelo mal que os europeus cometeram durante o colonialismo? Agradecer pela tortura, pelos homicídios, pelos genocídios, pelos crimes contra a Humanidade, pelo roubo de minérios, pela devastação que os africanos sofreram com o colonialismo? Será mesmo justo que os africanos agradecerem a quem os prejudicou durante tantos anos? Será justo agradecerem por tanto sofrimento e sangue derramado?
      Parece-me sinceramente que quem tem de evoluir és tu! «Dá trabalho [progredir mentalmente], pois dá…» E digo isto sem querer ofender-te…
      Portanto informa-te bem e tenta perceber se de facto os povos africanos ganharam ou se pelo contrário perderam muito mais com o colonialismo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.