Cientistas criaram ferramenta que coloca uma série de perguntas sobre conflitos trabalho-casa, carga de trabalho, satisfação no trabalho e stress emocional. Pode fazer o seu teste gratuitamente.
Fatiga, stress, irritabilidade, perda de apetite, entre muitos outros. Muitos sentem os sintomas de burnout, mas não conseguem identificá-los.
Agora, cientistas criaram uma ferramenta concebida especialmente para detetar sinais precoces de esgotamento através de uma série de perguntas que avaliam o estado mental e físico.
O teste de auto-relato visa mitigar a falta de um diagnóstico oficial para o burnout, uma condição que impacta significativamente tanto a saúde mental quanto a física e pode levar a problemas de saúde mais sérios.
A Ferramenta de Avaliação de Burnout (BAT) examina fatores como conflito trabalho-casa, carga de trabalho, satisfação no trabalho e stress emocional.
Coloca uma série de questões sobre sentimentos de desligamento, tristeza e o valor do próprio trabalho.
O resultado é um conjunto de pontuações que indicam o risco de burnout.
A ferramenta não ajuda apenas a detetar o burnout cedo, mas também destaca a necessidade de ajustes no local de trabalho para reduzir as exigências e aumentar o apoio. Sugere, de acordo com o estudo sobre o novo teste publicado na Revista Escandinava de Psicologia, uma combinação de tratamento com mudança organizacional.
O reconhecimento e tratamento precoces do burnout podem levar à recuperação, daí a importância de respostas tanto individuais quanto institucionais para combater este problema. Fatores que contribuem para o burnout incluem expectativas altas, mudanças rápidas, baixa autoestima e oportunidades limitadas, levando à exaustão, distanciamento mental e desafios na regulação emocional.
Com base nas respostas de 493 adultos, a BAT compara, de acordo com o Science Alert, os sintomas com médias nacionais em sete países. A comparação permite a identificação de indivíduos em risco, abrindo portas à tomada de medidas preventivas. O foco atual da ferramenta inclui Áustria, Bélgica, Finlândia, Alemanha, Irlanda, Japão e Países Baixos, embora a sua utilidade se estenda ao resto do mundo.
Faça já o seu teste aqui.
Agora que é mensurável, quero ver como se safam os hiperburnoutizados, muito doentes e cansados, de nada fazerem e tudo quererem.