Burlas no WhatsApp: criminosos simulam que são filhos e pedem dinheiro aos “pais”

6

Fazendo-se passar por filhos, alegam que perderam o telemóvel e que estão a contactar por outro número. E pedem dinheiro.

“Hoje enviaram-me uma mensagem para o WhatsApp, de um número que não conheço, dizendo que era o meu filho e que aquele era o seu novo número, porque o telefone havia se molhado”.

As queixas nas redes sociais multiplicam-se, por parte de pais, sobre o novo esquema de burla que tem o WhatsApp como plataforma.

O jornal i explica que, num primeiro passo, os criminosos escolhem um número à sorte na lista WhatsApp.

Começam a sua mensagem simulando que são filhos da pessoa em causa, depois explicam que perderam o telemóvel e que, por isso, têm aquele “número novo”.

Se a pessoa do outro lado acreditar na estória, o burlão pede uma transferência de dinheiro, via MB Way.

De acordo com o jornal, em pedidos de quantias elevadas, os visados hesitam. Mas alguns “caem” e enviam dinheiro, quando o pedido é menor.

Quando uma mãe ou pai, após uma sucessão de perguntas ao burlão, se apercebe de que não está a falar com o filho, avisa que vai denunciar o caso às autoridades e, logo a seguir, é bloqueada.

Um exemplo deixado nas críticas mostra que o burlão pede para a “mãe” realizar um pagamento de 450 euros: “A minha conta deixou de existir porque perdi o outro telemóvel”, explica-se.

A Polícia Judiciária comentou com o jornal i que tem havido cada vez mais burlas. E repetem o aviso: a forma como as burlas são feitas é cada vez mais diversificada.

O esquema chegou recentemente a Portugal mas já tinha começado no Reino Unido no final do ano passado.

ZAP //

6 Comments

  1. E que tal ligar ao filho pelo numero novo? Só para confirmar… Facilmente se apercebem pela voz que não se trata dos seu filho!

  2. Aqui para nós que ninguém nos ouve: Quem cair nesta patranha, merece cair! Se não são suficientemente finos para “cheirar” uma vigarice destas não são dignos de comiseração …

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.