Burla decorre em bombas de gasolina abertas 24 horas e com pagamento exclusivo a cartão, sem pré-pagamento obrigatório. Saiba como acontece e como se proteger.
Acontece em bombas de gasolina abertas 24 horas e é cada vez mais comum nos postos de abastecimento espanhóis, onde muitos portugueses vão de propósito para abastecer em busca de preços mais acessíveis.
Segundo o canal Telecinco, que apelida o novo esquema de “burla dos 5 euros”, a sua execução é muito simples.
O burlão aproxima-se da vítima e pergunta-lhe se lhe pode oferecer uma nota de 5 euros, em troca do abastecimento de combustível com o cartão da vítima — uma vez que o pagamento em bombas abertas 24 horas é muitas vezes exclusivo a cartão bancário, sem pré-pagamento obrigatório.
Esta é a altura em que, se alguém lhe oferecer esta troca, deve recusar.
Isto porque se a vítima concordar em receber a nota, o criminoso força-a a abastecer acima dos 5 euros concordados na altura de escolher o valor em gasolina para abastecer.
Segundo o canal de televisão espanhol, os burlões recorrem à força, se necessário, para forçar os clientes destas bombas de gasolina a abastecer acima do concordado entre os dois.
Como evitar a burla
Para evitar este tipo de burla, as autoridades espanholas, já cientes da burla, recomendam os populares a irem a bombas com pré-pagamento obrigatório. E claro, reforçar a atenção nos postos de abastecimento.
Se já for tarde a prevenção e já sofreu com a burla, aconselha-se que fotografe o veículo e/ou a matrícula, que tente identificar o burlão e que informe as autoridades.
Isto não é uma burla feita por um burlão, isto é sim uma ladroagem feita por um ladrão.
E se não dermos os 5 euros não caimos na burla??
Só espertos.. isso é um assalto. Se não dermos os 5 euros é praticamente igual, podem recorrer à violencia etc etc.
Até podiam pedir o PIN e ficar com o cartão, pois ainda dava para umas horas