Buracos negros moldam galáxias com três tipos de vento

Goddard NASA

Dados recentes do Observatório de Raios-X XMM-Newton, da Agência Espacial Europeia (ESA), revelam de que forma buracos negros supermassivos moldam as suas galáxias hospedeiras com ventos fortes que “varrem” a matéria interestelar.

Uma recente investigação analisou oito anos de observações do buraco negro no centro de uma galáxia ativa conhecida como PG 1114 + 445. Os dados mostraram como ventos ultrarrápidos – saídas de gás emitidas do disco de acreção, muito perto do buraco negro – interagem com a matéria interestelar nas partes centrais de uma galáxia.

Apesar de estes ventos já terem sido detetados anteriormente, o mais recente estudo, publicado na Astronomy & Astrophysics, identifica, pela primeira vez, as três fases da interação das saídas com a galáxia hospedeira.

“Estes ventos poderiam explicar algumas correlações surpreendentes que os cientistas já sabiam há anos, mas não conseguiam explicar”, disse o principal autor do estudo, o cientista Roberto Serafinelli, do Instituto Nacional de Astrofísica de Milão, em Itália, em um comunicado.

Os investigadores identificaram uma correlação entre as massas dos buracos negros supermassivos e a dispersão da velocidade das estrelas nas partes internas das galáxias hospedeiras. “Este estudo mostra, pela primeira vez, como é que estes ventos impactam a galáxia numa escala maior, possivelmente fornecendo o elo perdido”, explicou o cientista.

Os astrónomos já tinham detetado dois tipos de saídas nos espectros de raios X emitidos por núcleos galácticos ativos, as densas regiões centrais das galáxias que são conhecidas por conter buracos negros supermassivos. Os chamados UFOs (ultra-fast outflows) feitos de gás altamente ionizado, viajam a velocidades de até 40% da velocidade da luz e são observáveis perto do buraco negro central.

As saídas mais lentas, conhecidas como absorventes de calor, viajam a velocidades muito menores, de centenas de quilómetros por segundo, e possuem características físicas semelhantes, como a densidade de partículas e a ionização, à matéria interestelar circundante. É mais provável que estas saídas mais lentas sejam detetadas a distâncias maiores dos centros da galáxia, adianta o Europa Press.

No novo estudo, os cientistas descrevem um terceiro tipo de fluxo que combina as características dos dois anteriores: a velocidade de um UFO e as propriedades físicas de um absorvente de calor. “Acreditamos que este é o ponto em que o UFO toca a matéria interestelar e a varre”, disse Serafinelli.

“Chamamos a este fenómeno de ‘escoamento ultrarrápido‘ porque, neste estágio, o UFO penetra na matéria interestelar. É semelhante a empurrar navios para o mar”, rematou.

Esta penetração ocorre a uma distância de dezenas a centenas de anos-luz do buraco negro. Segundo os cientistas, o UFO empurra gradualmente a matéria interestelar das partes centrais da galáxia, limpando-a de gás e diminuindo a acumulação de matéria ao redor do buraco negro supermassivo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …

Rússia regista primeira vacina contra coronavírus (e filha de Putin já a tomou)

A Rússia tornou-se esta terça-feira o primeiro país do mundo a registar uma vacina contra o novo coronavírus, anunciou o presidente russo, Vladimir Putin, acrescentando que uma das suas filhas já foi inoculada. "Esta manhã foi …

Golo de Bruno Fernandes põe Manchester United nas meias da Liga Europa

O Manchester United, com um golo de Bruno Fernandes, e o Inter de Milão apuraram-se hoje para as meias-finais da Liga Europa de futebol, depois de baterem Copenhaga, após prolongamento, e Bayer Leverkusen, respetivamente. Já no …

Marcelo devolve nova Lei do Mar ao Parlamento. Ana Paula Vitorino aplaude decisão

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, devolveu esta segunda-feira à Assembleia da República a nova Lei do Mar para que o Parlamento clarifique pontos específicos do diploma, assinalando que estão ressalvadas a soberania …

Inter de olho em Conceição para suceder a Antonio Conte

O Inter de Milão está de olho no técnico do FC Porto, Sérgio Conceição, para suceder a Antonio Conte num projeto a médio prazo do emblema italiano. De acordo com A Bola, o técnico dos …

Alguns humanos modernos carregam ADN de um ancestral arcaico e desconhecido

Uma nova análise genética sugere que diferentes ramos da árvore genealógica humana se cruzaram várias vezes durante a história e que alguns humanos modernos carregam ADN de um ancestral arcaico e desconhecido. A investigação foi …

Estado nega apoio a recibos verdes com regra que não está na lei

O jornal Público escreve esta terça-feira que a Segurança Social está a indeferir apoios a trabalhadores independentes que enfrentam quebra na atividade sem justificar a decisão e, em alguns casos, exigindo condições que não estão …