Podem já ter existido buracos negros microscópicos

NASA / G. Bacon (STScl)

Interpretação artística de um buraco negro primitivo formado nos primeiros momentos do Big Bang.

Investigadores sugerem que, nos primeiros momentos do Big Bang, podem ter existido buracos negros primitivos do tamanho de um átomo de potássio.

Desde sempre, os seres humanos quiseram explicar os fenómenos mais imprevisíveis e perturbadores do Universo. Embora o estudo da astronomia tenha sido uma constante em todas as civilizações, eventos astronómicos de natureza mais “imprevisível”, como cometas ou eclipses, eram considerados um “presságio de infortúnio” e/ou “ações dos deuses”.

A derrota do rei saxão Harold II em 1066, durante a invasão dos normandos de Guilherme, o Conquistador, foi atribuída ao mau presságio da passagem de um cometa (mais tarde batizado como “Halley”). E durante a Batalha de Simancas (Valladolid, Espanha) entre as tropas de Leão Ramiro II e o califa Ad al-Rahman em 939, um eclipse solar total causou pânico nas tropas de ambos os lados, atrasando a batalha por vários dias.

Como é que os nossos antepassados teriam reagido, então, à existência no Universo de objetos — os chamados buracos negros — capazes de engolir tudo o que caísse neles, inclusive a luz?

Embora os maiores buracos negros já tenham sido detetados e até fotografados, agora também há evidências de pequenos buracos negros do tamanho de átomos de potássio (com um raio de cerca de 0,23 nanómetros, equivalente a 0,23 mil milhões de um metro).

Estes buracos negros de tamanho atómico foram formados nos primeiros momentos do Big Bang e podem até ter compreendido a totalidade da matéria escura do Universo.

Buracos negros primitivos

Partes significativas dos buracos negros no Universo foram formadas pelo colapso gravitacional de estrelas a consumirem todo o seu combustível nos momentos finais: estes são chamados de “buracos negros estelares”.

Nem todas as estrelas se transformam em buracos negros no final da sua vida; quando o núcleo de uma estrela tem menos de duas ou três massas solares, um buraco negro estelar não pode ser criado.

Ou seja, existe uma massa estelar mínima abaixo da qual uma estrela não pode colapsar num buraco negro. Por exemplo, o nosso Sol nunca se transformará num buraco negro no final da sua vida, mas outras estrelas massivas, como a Betelgeuse, tornar-se-ão inevitavelmente buracos negros.

Existem também outros buracos negros chamados buracos negros “primitivos” ou “primordiais”, que — como o próprio nome indica — foram criados nos primeiros momentos do Big Bang, quando o Universo começou, e podem teoricamente possuir qualquer massa e variar em tamanho, desde uma partícula subatómica a várias centenas de quilómetros.

E quando se trata de buracos negros, os supermassivos praticamente não emitem radiação, enquanto os mais pequenos emitem a maior parte da radiação. Mas como é que este fenómeno é possível: buracos negros supermassivos que praticamente não emitem radiação e prendem tudo, até a luz?

A resposta foi fornecida por Stephen Hawking em meados da década de 1970. O físico postulou que os efeitos quânticos próximos ao horizonte de eventos de um buraco negro podem produzir a emissão de partículas que poderiam escapar. Ou seja, os buracos negros que não ganham massa por nenhum outro meio perderão progressivamente a sua massa e acabarão por evaporar.

Então, como é que os buracos de tamanho atómico podem ser evidenciados antes de evaporarem completamente?

Num estudo recente de buracos negros de tamanho atómico, um cenário astrofísico é proposto onde um desses minúsculos buracos negros é capturado por um supermassivo. Conforme o buraco negro de tamanho atómico se aproxima do horizonte de eventos do supermassivo, a fração da radiação Hawking que pode ser detetada na Terra diminui gradualmente, até atingir o tamanho de um raio de luz.

  ZAP // The Conversation

PARTILHAR

RESPONDER

O pior desastre nuclear da história dos EUA pode ter sido fruto de uma brincadeira

O SL-1 era um reator nuclear experimental de baixa potência, localizado no Idaho, nos EUA, que tinha como objetivo fornecer energia a pequenas instalações militares remotas no início dos anos 1960. O reator acabou por ficar …

PJ deteve quarto suspeito da morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, ao final da tarde desta quinta-feira, um quarto suspeito da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Durante a tarde de hoje, em conferência …

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a ministra da Saúde, Marta Temido

Saúde, Trabalho e Cultura. As medidas aprovadas pelo Governo para facilitar a negociação do OE

Novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, Agenda do Trabalho Digno e a versão final do Estatuto dos Profissionais da Cultura foram os grandes destaques da conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta …

Banido do Facebook, Donald Trump aposta na criação da sua própria rede social

Nova rede social deverá estar disponível a partir do início do próximo ano e é uma resposta do antigo presidente às empresas que o decidiram banir. O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou o …

Um cigarro aceso

"Fumar mata." Deputados britânicos querem que o aviso seja impresso em cada cigarro

Para desencorajar os fumadores, os deputados britânicos querem imprimir o slogan "Fumar mata" em cada cigarro de um maço de tabaco. Deputados britânicos apresentaram, no Parlamento, uma emenda à Lei de Saúde e Cuidados de Saúde …

Ludogorets 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogorets, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …

Facebook acorda com parte da imprensa diária francesa pagar "direitos conexos"

O Facebook chegou a um acordo com parte da imprensa diária francesa para pagar "direitos conexos", anunciou a rede social norte-americana, algumas semanas depois de assinar acordos semelhantes com o Le Monde e o Le …

Os trabalhadores que acumulam empregos em teletrabalho — e em segredo

Com a normalização do teletrabalho nos últimos anos, há cada vez mais pessoas que acumulam dois empregos a tempo inteiro — e em segredo. Têm dois endereços de e-mail profissionais, dois computadores, dois patrões e... dois …