O buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea está a tornar-se cada vez mais ativo (e não se sabe porquê)

Uma equipa de astrónomos confirmou que, nos últimos quatro anos, houve um aumento de explosões de raios-X no buraco negro supermassivo Sagitário A (Sgr A*), localizado no centro da Via Láctea.

Sagitário A* é um buraco negro supermassivo, localizado a 26 mil anos-luz do Sistema Solar no centro da Via Láctea. Os resultados da investigação apoiam estudos anteriores que documentaram o aumento da atividade do buraco negro.

Em 2017, a astrofísica belga Emmanuelle Mossoux, da Universidade de Liège, e o astrónomo francês Nicolas Grosso, do Observatório Astronómico de Estrasburgo, publicaram um relatório sobre as suas observações do buraco negro Sagitário A*, ao longo de 16 anos, com os telescópios espaciais XMM-Newton, Chandra e Swift.

Durante este período, os investigadores registaram um total de 107 clarões, que têm vindo a aumentar de intensidade desde 2014. O artigo refere que desde 31 de agosto de 2014, o número de clarões de raios-X brilhantes triplicou, enquanto o número de clarões fracos, em contraste, diminuiu desde agosto de 2013.

Os cientistas prepararam um relatório para o período de 2016 a 2018, que mostra que o nosso centro galáctico está a tornar-se cada vez mais agitado. Durante este período, os astrónomos observaram 14 novos surtos, que juntamente com os dados anteriores dão um total de 121 surtos para o período de 1999 a 2018.

 

Os autores também apresentam resultados da análise preliminar dos dados do ano de 2019, durante o qual o telescópio Swift registou até quatro clarões brilhantes, um número sem precedentes num período de tempo tão curto.

Os dados de 2019 obtidos pelos telescópios XMM-Newton e Chandra ainda estão em preparação para publicação, mas os cientistas acreditam que será possível tirar conclusões preliminares sobre as causas do aumento da atividade de raios X.

Ao estudar e rever os métodos para determinar a sua taxa e distribuição, os astrónomos descobriram que uma das conclusões anteriores estava incorreta: na verdade, não houve diminuição na taxa de explosões fracas, o que mostrou estabilidade durante todo o período analisado.

Os resultados estão descritos num artigo aceite para publicação na revista científica Astronomy & Astrophysics, com uma pré-publicação do artigo disponível no arquivo de artigos científicos arXiv.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Pedro Proença acredita que "vai ser possível jogar na presente temporada"

O Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) admitiu, esta terça-feira, a possibilidade de realizar jogos à porta fechada e ainda esta temporada. Em entrevista à rádio TSF, Pedro Proença disse acreditar que ainda "vai …

Centeno deixa aviso à Zona Euro. Futuro da UE depende da resposta que der à pandemia

Mário Centeno escreveu aos ministros das Finanças da Zona Euro para os alertar que o futuro da União Europeia depende da forma como conseguir lidar com a crise económica devida à pandemia de Covid-19. Uma …

Governo quer desempregados e trabalhadores em lay-off a reforçar lares e hospitais

O Governo criou uma medida de Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde com o objetivo de apoiar as entidades do setor social e solidário. De acordo com o ECO, o Governo …

Recibos verdes podem pedir apoio a partir desta quarta-feira. Será pago ainda este mês

O apoio por quebra de atividade destina-se a trabalhadores independentes que nos últimos 12 meses tenham tido obrigação contributiva em pelo menos 3 meses consecutivos. O formulário para os trabalhadores independentes pedirem apoio por redução de …

"Este mês é perigosíssimo!" Costa avisa que "não podem ir à terra e ao Algarve" na Páscoa

"As pessoas não podem ir à terra!" O alerta é de António Costa que avisa que este mês de Abril "é perigosíssimo" por causa da Páscoa. O primeiro-ministro recomenda também aos emigrantes que não venham …

13% dos casos de covid-19 em Portugal são profissionais de saúde. Há 10 médicos nos cuidados intensivos

Um em cada oito infetados com o novo coronavírus em Portugal é profissional de saúde. O número de médicos, enfermeiros, auxiliares e outros trabalhadores de hospitais e centros de saúde que estão contagiados não pára …

Curva em Itália parece estar a aplanar. Confirmado primeiro caso num campo de refugiados grego

A Itália registou mais 4.053 casos positivos e mais 837 mortes em 24 horas, valores semelhantes aos de segunda-feira e que sugerem que a curva da covid-19 parede estar a estabilizar. De acordo com o Observador, …

Há mais de 8 mil infetados e 187 mortes por covid-19 em Portugal

Há mais 27 mortes em relação a terça-feira, aumentando o número total de óbitos para 87. O número de casos confirmados em Portugal já ascende as 8 mil pessoas. O boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da …

Há falhas no sistema que regista casos de covid-19. A "esmagadora maioria" não vai ser contabilizada

O sistema que regista os casos de covid-19 em Portugal é "um pesadelo burocrático", denunciam os infecciologistas. A "esmagadora maioria" dos casos vai acabar por não ser notificada, acrescentam. O problema tornou-se público quando a Direção-Geral …

Mais de 3600 empresas já pediram acesso ao lay-off simplificado

O Governo já recebeu 3600 pedidos de empresas para aderirem ao regime lay-off lançado na semana passada, disse, esta terça-feira, a ministra do Trabalho e da Segurança Social. Ana Mendes Godinho, que falava aos jornalistas no …