O buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea está a tornar-se cada vez mais ativo (e não se sabe porquê)

Uma equipa de astrónomos confirmou que, nos últimos quatro anos, houve um aumento de explosões de raios-X no buraco negro supermassivo Sagitário A (Sgr A*), localizado no centro da Via Láctea.

Sagitário A* é um buraco negro supermassivo, localizado a 26 mil anos-luz do Sistema Solar no centro da Via Láctea. Os resultados da investigação apoiam estudos anteriores que documentaram o aumento da atividade do buraco negro.

Em 2017, a astrofísica belga Emmanuelle Mossoux, da Universidade de Liège, e o astrónomo francês Nicolas Grosso, do Observatório Astronómico de Estrasburgo, publicaram um relatório sobre as suas observações do buraco negro Sagitário A*, ao longo de 16 anos, com os telescópios espaciais XMM-Newton, Chandra e Swift.

Durante este período, os investigadores registaram um total de 107 clarões, que têm vindo a aumentar de intensidade desde 2014. O artigo refere que desde 31 de agosto de 2014, o número de clarões de raios-X brilhantes triplicou, enquanto o número de clarões fracos, em contraste, diminuiu desde agosto de 2013.

Os cientistas prepararam um relatório para o período de 2016 a 2018, que mostra que o nosso centro galáctico está a tornar-se cada vez mais agitado. Durante este período, os astrónomos observaram 14 novos surtos, que juntamente com os dados anteriores dão um total de 121 surtos para o período de 1999 a 2018.

 

Os autores também apresentam resultados da análise preliminar dos dados do ano de 2019, durante o qual o telescópio Swift registou até quatro clarões brilhantes, um número sem precedentes num período de tempo tão curto.

Os dados de 2019 obtidos pelos telescópios XMM-Newton e Chandra ainda estão em preparação para publicação, mas os cientistas acreditam que será possível tirar conclusões preliminares sobre as causas do aumento da atividade de raios X.

Ao estudar e rever os métodos para determinar a sua taxa e distribuição, os astrónomos descobriram que uma das conclusões anteriores estava incorreta: na verdade, não houve diminuição na taxa de explosões fracas, o que mostrou estabilidade durante todo o período analisado.

Os resultados estão descritos num artigo aceite para publicação na revista científica Astronomy & Astrophysics, com uma pré-publicação do artigo disponível no arquivo de artigos científicos arXiv.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …

Israel não vai desperdiçar "oportunidade histórica" para anexar a Cisjordânia

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu voltou a defender hoje a anexação de partes da Cisjordânia nos próximos meses e em prosseguir este polémico plano, apesar do crescente coro de condenações de diversos aliados. Os palestinianos, e …

Zlatan Ibrahimovic lesiona-se e deixa carreira em risco

No treino com vista ao regresso da Liga italiana, Zlatan saiu a coxear do centro de treinos, com os milaneses a explicarem que exames vão determinar se se trata de lesão no gémeo ou tendão …

Há uma orquestra presa num palácio da Alemanha há 75 dias

Um grupo de músicos bolivianos, que pertencem à Orquestra Experimental de Instrumentos Nativos, está confinado no Palácio Rheinsberg, na Alemanha, há cerca de 75 dias devido à pandemia de covid-19. No início de março, os membros da …

Bolsonaro diz ter imagem negativa no exterior porque a imprensa "é de esquerda"

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse hoje que a sua imagem no exterior é negativa porque a imprensa mundial é de esquerda, enquanto falava com apoiantes junto ao Palácio da Alvorada, em Brasília. "A imprensa …