Buraco negro que “não devia existir” pode não ser um buraco negro

NASA / JPL-Caltech

Uma equipa de astrónomos afirmou ter descoberto um buraco negro de 70 massas solares, que, se for mesmo um buraco negro, desafia severamente a visão atual da evolução estelar.

Astrónomos das universidades de Erlangen-Nuremberg e Potsdam, na Alemanha, descobriram que o buraco negro pode não ser necessariamente um buraco negro. Em vez disso, pode tratar-se de uma estrela de neutrões massiva ou de uma estrela comum.

O suposto buraco negro foi detetado indiretamente pelo movimento de uma estrela companheira brilhante, que orbita um objeto compacto invisível por um período de, aproximadamente, 80 dias.

De acordo com o artigo científico publicado na Astronomy and Astrophysics, a equipa demonstrou que as medidas originais foram mal interpretadas e que a massa do buraco negro é muito incerta. No entanto, o mistério de como o sistema binário foi criado permanece sem resposta.

Um aspeto crucial é a massa do parceiro visível, a estrela quente LS V + 22 25, explica o Europa Press. Quanto mais massiva for a estrela, mais massivo será o buraco negro para induzir o movimento observado da estrela brilhante. A última foi considerada uma estrela normal, oito vezes mais massiva que o Sol.

Recentemente, a equipa das universidades alemãs analisou o espectro da LS V + 22 25, captado pelo telescópio Keck, no Havai. Os cientistas queriam estudar a abundância de elementos químicos na superfície da estrela.

Curiosamente, detetaram desvios na abundância de hélio, carbono, nitrogénio e oxigénio em comparação com a composição padrão de uma jovem estrela massiva.

O padrão observado na superfície mostrou cinzas resultantes da fusão nuclear de hidrogénio, um processo que ocorre apenas no núcleo de estrelas jovens, pelo que não seria esperado que fosse detetado na sua superfície.

“À primeira vista, o espectro assemelhava-se ao de uma jovem estrela massiva. No entanto, havia propriedades bastante suspeitas”, disse o cientista Andreas Irrgang, em comunicado.

Assim, os investigadores concluíram que a LS V + 22 25 deve ter interagido com o parceiro, e, durante esse episódio de transferência de massa, as camadas externas da estrela foram removidas e o núcleo de hélio despojado pode agora ser visto.

No entanto, as estrelas de hélio são muito mais leves do que as estrelas normais. Combinando os resultados com medições do telescópio espacial Gaia, os autores determinaram uma massa estelar de apenas 1,1 vezes a do Sol (com uma incerteza de +/- 0,5).

Este número resulta numa massa mínima de apenas 2-3 massas solares para o companheiro compacto, o que sugere que o companheiro pode não ser necessariamente um buraco negro, mas uma estrela massiva de neutrões ou até uma estrela “comum”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Área Metropolitana de Lisboa em contingência até ao fim de agosto

O Governo vai manter a Área Metropolitana de Lisboa (AML) em situação de contingência até ao final de agosto, apurou o jornal Observador junto do Executivo socialista liderado por António Costa. De acordo com o …

Sindicato vai processar Ryanair por assédio laboral e discriminação

O Sindicato Nacional de Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) vai processar a Ryanair por assédio laboral e discriminação, exigindo a restituição de créditos laborais, após a resolução de contratos por justa causa, disse …

Em Itália, preparar o regresso às escolas inclui serras afiadas

Itália, o primeiro epicentro de covid-19 fora da China, usou um regime agressivo de testes e uso de máscaras para conter uma segunda vaga no país. Agora, as escolas estão a preparar-se para receber, no …

Marcelo promulga Estatuto do Antigo Combatente e veta alterações ao direito de petição

O Presidente da República promulgou o novo Estatuto do Antigo Combatente, aprovado por larga maioria no parlamento em 23 de julho, desejando tratar-se de “o início de um caminho” e não “o seu termo”. Em nota …

O céu de Wuhan iluminou-se com 400 drones para homenagear a população

O céu de Wuhan, cidade chinesa onde se pensa ter surgido o novo coronavírus, em dezembro de 2019, foi iluminado, este domingo, com 400 drones para homenagear os habitantes. De acordo com o vídeo da CGTN, …

Vila do Conde revela que tem 173 casos ativos no concelho

A Câmara de Vila do Conde, do distrito do Porto, revelou esta quarta-feira que existem 173 casos ativos de covid-19 no concelho e que já está em marcha um plano de apoio à população, assim …

Descarrilamento de comboio na Escócia faz pelo menos três mortos

Três pessoas morreram e seis ficaram feridas em consequência do descarrilamento de um comboio de passageiros na Escócia, anunciou a polícia escocesa, citada pela agência Lusa. O acidente ocorreu 160 quilómetros a nordeste de Edimburgo. Numa primeira …

Temido garante que "não haverá exceções" para o Avante (e pede cautela com vacina russa)

A ministra da Saúde defendeu esta quarta-feira que a lotação da Festa do Avante!, organizada pelo PCP, terá este ano que ser inferior à capacidade máxima de 100 mil pessoas do recinto no Seixal, por …

Trump pondera impedir entrada de residentes suspeitos de exposição à covid-19

A Administração norte-americana está a ponderar barrar a reentrada no país a cidadãos norte-americanos ou residentes legais suspeitos de terem sido expostos ao novo coronavírus. De acordo com o Jornal Económico, que cita o jornal New …

Pelo menos 42 feridos em Beirute em confrontos entre polícia e manifestantes

Pelo menos 42 pessoas ficaram feridas, esta terça-feira, em confrontos entre manifestantes e a polícia, pelo quarto dia consecutivo, nas proximidades do Parlamento em Beirute. De acordo com a Cruz Vermelha libanesa, dos pelo menos 42 …