Buraco negro que “não devia existir” pode não ser um buraco negro

NASA / JPL-Caltech

Uma equipa de astrónomos afirmou ter descoberto um buraco negro de 70 massas solares, que, se for mesmo um buraco negro, desafia severamente a visão atual da evolução estelar.

Astrónomos das universidades de Erlangen-Nuremberg e Potsdam, na Alemanha, descobriram que o buraco negro pode não ser necessariamente um buraco negro. Em vez disso, pode tratar-se de uma estrela de neutrões massiva ou de uma estrela comum.

O suposto buraco negro foi detetado indiretamente pelo movimento de uma estrela companheira brilhante, que orbita um objeto compacto invisível por um período de, aproximadamente, 80 dias.

De acordo com o artigo científico publicado na Astronomy and Astrophysics, a equipa demonstrou que as medidas originais foram mal interpretadas e que a massa do buraco negro é muito incerta. No entanto, o mistério de como o sistema binário foi criado permanece sem resposta.

Um aspeto crucial é a massa do parceiro visível, a estrela quente LS V + 22 25, explica o Europa Press. Quanto mais massiva for a estrela, mais massivo será o buraco negro para induzir o movimento observado da estrela brilhante. A última foi considerada uma estrela normal, oito vezes mais massiva que o Sol.

Recentemente, a equipa das universidades alemãs analisou o espectro da LS V + 22 25, captado pelo telescópio Keck, no Havai. Os cientistas queriam estudar a abundância de elementos químicos na superfície da estrela.

Curiosamente, detetaram desvios na abundância de hélio, carbono, nitrogénio e oxigénio em comparação com a composição padrão de uma jovem estrela massiva.

O padrão observado na superfície mostrou cinzas resultantes da fusão nuclear de hidrogénio, um processo que ocorre apenas no núcleo de estrelas jovens, pelo que não seria esperado que fosse detetado na sua superfície.

“À primeira vista, o espectro assemelhava-se ao de uma jovem estrela massiva. No entanto, havia propriedades bastante suspeitas”, disse o cientista Andreas Irrgang, em comunicado.

Assim, os investigadores concluíram que a LS V + 22 25 deve ter interagido com o parceiro, e, durante esse episódio de transferência de massa, as camadas externas da estrela foram removidas e o núcleo de hélio despojado pode agora ser visto.

No entanto, as estrelas de hélio são muito mais leves do que as estrelas normais. Combinando os resultados com medições do telescópio espacial Gaia, os autores determinaram uma massa estelar de apenas 1,1 vezes a do Sol (com uma incerteza de +/- 0,5).

Este número resulta numa massa mínima de apenas 2-3 massas solares para o companheiro compacto, o que sugere que o companheiro pode não ser necessariamente um buraco negro, mas uma estrela massiva de neutrões ou até uma estrela “comum”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …