Buraco negro que “não devia existir” pode não ser um buraco negro

NASA / JPL-Caltech

Uma equipa de astrónomos afirmou ter descoberto um buraco negro de 70 massas solares, que, se for mesmo um buraco negro, desafia severamente a visão atual da evolução estelar.

Astrónomos das universidades de Erlangen-Nuremberg e Potsdam, na Alemanha, descobriram que o buraco negro pode não ser necessariamente um buraco negro. Em vez disso, pode tratar-se de uma estrela de neutrões massiva ou de uma estrela comum.

O suposto buraco negro foi detetado indiretamente pelo movimento de uma estrela companheira brilhante, que orbita um objeto compacto invisível por um período de, aproximadamente, 80 dias.

De acordo com o artigo científico publicado na Astronomy and Astrophysics, a equipa demonstrou que as medidas originais foram mal interpretadas e que a massa do buraco negro é muito incerta. No entanto, o mistério de como o sistema binário foi criado permanece sem resposta.

Um aspeto crucial é a massa do parceiro visível, a estrela quente LS V + 22 25, explica o Europa Press. Quanto mais massiva for a estrela, mais massivo será o buraco negro para induzir o movimento observado da estrela brilhante. A última foi considerada uma estrela normal, oito vezes mais massiva que o Sol.

Recentemente, a equipa das universidades alemãs analisou o espectro da LS V + 22 25, captado pelo telescópio Keck, no Havai. Os cientistas queriam estudar a abundância de elementos químicos na superfície da estrela.

Curiosamente, detetaram desvios na abundância de hélio, carbono, nitrogénio e oxigénio em comparação com a composição padrão de uma jovem estrela massiva.

O padrão observado na superfície mostrou cinzas resultantes da fusão nuclear de hidrogénio, um processo que ocorre apenas no núcleo de estrelas jovens, pelo que não seria esperado que fosse detetado na sua superfície.

“À primeira vista, o espectro assemelhava-se ao de uma jovem estrela massiva. No entanto, havia propriedades bastante suspeitas”, disse o cientista Andreas Irrgang, em comunicado.

Assim, os investigadores concluíram que a LS V + 22 25 deve ter interagido com o parceiro, e, durante esse episódio de transferência de massa, as camadas externas da estrela foram removidas e o núcleo de hélio despojado pode agora ser visto.

No entanto, as estrelas de hélio são muito mais leves do que as estrelas normais. Combinando os resultados com medições do telescópio espacial Gaia, os autores determinaram uma massa estelar de apenas 1,1 vezes a do Sol (com uma incerteza de +/- 0,5).

Este número resulta numa massa mínima de apenas 2-3 massas solares para o companheiro compacto, o que sugere que o companheiro pode não ser necessariamente um buraco negro, mas uma estrela massiva de neutrões ou até uma estrela “comum”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, a economia portuguesa cresceu 2,2% em 2019 (mas está em desaceleração)

O Instituto Nacional de Estatística (INE) reviu em alta, de 0,2 pontos percentuais, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) português em 2019, situando-o em 2,2%, três décimas acima das previsões do Governo. Ainda assim, …

Deputado do PSD propõe referendo. "Concorda com a despenalização da prática da eutanásia?"

O deputado do PSD Pedro Rodrigues enviou na quarta-feira aos companheiros de bancada um projeto de resolução que propõe ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a convocação de um referendo sobre a eutanásia. De …

Alguém apostou no Placard num café fechado. Santa Casa perdeu dois milhões de euros

Durante quatro dias, a Santa Casa da Misericórdia registou o valor de dois milhões de euros em apostas, a partir de um café encerrado em Odivelas. Entre 9 e 12 de fevereiro, alguém apostou dois milhões …

Bairro da Jamaica. Novas suspeitas reabrem queixa contra agentes

Os moradores envolvidos nos confrontos de janeiro de 2019, no Bairro da Jamaica, pedem a reabertura do processo contra os agente da PSP. A defesa quer ver anulada a decisão do Ministério Público que acusou …

"Cuidados de morte." Governo acusado de cortar em cuidados paliativos para poupar dinheiro

A Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) acusa o Governo de estar a cortar nos cuidados paliativos para poupar dinheiro. A TSF avança esta sexta-feira que a Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) não tem dúvidas …

Novo Banco contrata detetives para seguir ex-líder da Ongoing

O Novo Banco contratou equipas especializadas compostas por investigadores privados para fazer o levantamento de todos os bens que possam ser associados a Nuno Vasconcellos, ex-líder da Ongoing. Segundo avança o Correio da Manhã esta sexta-feira, …

Eurobic nega que Teixeira dos Santos esteja a ser investigado pelo Banco de Portugal

Na quinta-feira, o jornal Público deu conta de uma investigação do Banco de Portugal (BdP) ao papel de Teixeira dos Santos no Eurobic no âmbito do caso Luanda Leaks. Agora, o banco vem a público …

Com Ferro Rodrigues "não acontecerá." Castração química não será debatida no Parlamento

Admitindo que as responsabilidades pela decisão de não admissibilidade do projeto de lei do Chega eram suas, Ferro Rodrigues deixou claro que, consigo na presidência da Assembleia da República, projetos de lei (provavelmente) inconstitucionais como …

Eleições para o Tribunal Constitucional suspensas. Boletins de voto estavam ilegais

A votação dos nomes para ocuparem as duas vagas no Tribunal Constitucional foi suspensa porque os boletins de votos que foram entregues aos deputados não estavam conforme manda a lei. De acordo com o jornal ECO, …

Chega já é a 5.ª força política em Portugal. CDS ultrapassado pelo PAN e Iniciativa Liberal

O PS mantém a distância para o PSD em fevereiro, segundo o Barómetro Político da Aximage para o Jornal Económico, que dá ainda conta que o CDS está em queda, posicionando-se apenas à frente do …