Reveladas imagens inéditas de bunker secreto do Reino Unido na 2.ª Guerra Mundial

Investigadores encontraram um dos bunkers subterrâneos secretos utilizados pelo Reino Unido durante a 2.ª Guerra Mundial e revelaram imagens inéditas.

Há 80 anos, quando os militares da Alemanha nazi se reuniram ao longo da costa francesa, pequenos grupos de assassinos britânicos altamente treinados despediram-se das suas famílias e seguiram para debaixo de terra, para aquela que poderia ter sido a sua última e letal missão.

Conhecidos como “scallywags”, estes indivíduos – muitos deles encarregados de caça, proprietários de terras e caçadores com um conhecimento íntimo das áreas rurais em que operariam – eram membros das “Unidades Auxiliares” clandestinas da Segunda Guerra Mundial da Grã-Bretanha.

A sua missão, no caso de uma invasão nazi do Reino Unido, era operar atrás das linhas inimigas – e matar, perseguir e sabotar.

Em 1940, uma invasão alemã – apelidada de Unternehmen Seelöwe (Operação Leão Marinho) – era uma ameaça muito real. O plano era que as forças armadas do Reino Unido protegessem Londres e os centros industriais da Grã-Bretanha por trás da chamada Linha do Quartel-General.



Contudo, grandes extensões do leste da Inglaterra teriam sido essencialmente sacrificadas aos invasores, deixando apenas os bravos voluntários das Unidades Auxiliares para impedir o avanço alemão.

Num artigo recentemente publicado, em setembro, na revista científica Journal of Conflict Archaeology, os autores salientam que a história dessas pessoas há muito permanece um segredo bem guardado. E apesar de enfrentarem uma expectativa média de vida de apenas 12 dias, os “scallywags” não recebiam medalhas ou reconhecimento oficial.

Na verdade, o único conforto que eles teriam encontrado nos seus bunkers subterrâneos escondidos seria sua ração de rum e a sensação de que estavam a desempenhar um papel vital como a última linha de defesa da Grã-Bretanha.

Relatos em primeira mão sobre esses indivíduos extraordinários morreram com o último membro do grupo. Mas o seu legado vive, escondido dentro dos bunkers subterrâneos de onde eles teriam conduzido o seu trabalho letal. E embora quase todos esses esconderijos remotos permaneçam perdidos nas terras rurais britânicas, recentemente investigadores descobriram um em Suffolk – repleto de alguns dos preciosos artefactos que os seus ocupantes deixaram para trás.

O único acesso era por um pequeno buraco no chão da floresta. Este “bunker Scallywag” oferece um vislumbre tentador de uma era perdida, quando apenas um punhado de indivíduos era potencialmente tudo o que se interpunha no caminho de uma invasão nazi bem-sucedida à Grã-Bretanha.

  ZAP // The Conversation

PARTILHAR

RESPONDER

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …

Luis Díaz será a prioridade do Newcastle

Valor de mercado será agora inacessível para os clubes italianos, escreve-se... em Itália. O novo Newcastle deverá atacar o mercado do futebol com estrondo, possivelmente já daqui a pouco mais de dois meses, e a prioridade …