Reveladas imagens inéditas de bunker secreto do Reino Unido na 2.ª Guerra Mundial

Investigadores encontraram um dos bunkers subterrâneos secretos utilizados pelo Reino Unido durante a 2.ª Guerra Mundial e revelaram imagens inéditas.

Há 80 anos, quando os militares da Alemanha nazi se reuniram ao longo da costa francesa, pequenos grupos de assassinos britânicos altamente treinados despediram-se das suas famílias e seguiram para debaixo de terra, para aquela que poderia ter sido a sua última e letal missão.

Conhecidos como “scallywags”, estes indivíduos – muitos deles encarregados de caça, proprietários de terras e caçadores com um conhecimento íntimo das áreas rurais em que operariam – eram membros das “Unidades Auxiliares” clandestinas da Segunda Guerra Mundial da Grã-Bretanha.

A sua missão, no caso de uma invasão nazi do Reino Unido, era operar atrás das linhas inimigas – e matar, perseguir e sabotar.

Em 1940, uma invasão alemã – apelidada de Unternehmen Seelöwe (Operação Leão Marinho) – era uma ameaça muito real. O plano era que as forças armadas do Reino Unido protegessem Londres e os centros industriais da Grã-Bretanha por trás da chamada Linha do Quartel-General.



Contudo, grandes extensões do leste da Inglaterra teriam sido essencialmente sacrificadas aos invasores, deixando apenas os bravos voluntários das Unidades Auxiliares para impedir o avanço alemão.

Num artigo recentemente publicado, em setembro, na revista científica Journal of Conflict Archaeology, os autores salientam que a história dessas pessoas há muito permanece um segredo bem guardado. E apesar de enfrentarem uma expectativa média de vida de apenas 12 dias, os “scallywags” não recebiam medalhas ou reconhecimento oficial.

Na verdade, o único conforto que eles teriam encontrado nos seus bunkers subterrâneos escondidos seria sua ração de rum e a sensação de que estavam a desempenhar um papel vital como a última linha de defesa da Grã-Bretanha.

Relatos em primeira mão sobre esses indivíduos extraordinários morreram com o último membro do grupo. Mas o seu legado vive, escondido dentro dos bunkers subterrâneos de onde eles teriam conduzido o seu trabalho letal. E embora quase todos esses esconderijos remotos permaneçam perdidos nas terras rurais britânicas, recentemente investigadores descobriram um em Suffolk – repleto de alguns dos preciosos artefactos que os seus ocupantes deixaram para trás.

O único acesso era por um pequeno buraco no chão da floresta. Este “bunker Scallywag” oferece um vislumbre tentador de uma era perdida, quando apenas um punhado de indivíduos era potencialmente tudo o que se interpunha no caminho de uma invasão nazi bem-sucedida à Grã-Bretanha.

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente tunisino denuncia migração ilegal de jovens e justifica detenção de deputados

O Presidente da Tunísia disse, este domingo, que muitos jovens desesperados são pagos para abandonar ilegalmente o país em direção à Europa, num dia em que foram reveladas detenções de deputados críticos após o golpe …

Número de nascimentos no primeiro semestre de 2021 foi o mais baixo de há mais de 30 anos

Cerca de 37.700 bebés nasceram em Portugal no primeiro semestre, uma redução de mais de 4.400 relativamente ao período homólogo e que representa o valor mais baixo nos últimos 30 anos, segundo dados do Instituto …

Mais 9 mortes e 1.190 casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou esta segunda-feira 1.190 novos casos de infeção por covid-19 e mais nove mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal regista esta segunda-feira nove mortes atribuídas à covid-19, 1.190 novos casos …

Jerónimo de Sousa insiste na valorização salarial como “compromisso do PCP”

O secretário-geral do PCP insistiu hoje na necessidade de aumento dos salários e na valorização de carreiras e profissões, “compromisso do PCP”, afirmando que a pandemia da covid-19 é utilizada como “pretexto” para abusos laborais. “O …

Pfizer e Moderna aumentaram preços das vacinas, revela Financial Times

As farmacêuticas Pfizer e Moderna aumentaram o preço das suas vacinas contra a covid-19 nos últimos contratos de fornecimento à União Europeia (UE), subindo 25% e 13%, respetivamente, informou esta segunda-feira o Financial Times (FT). Os …

Após o assassinato de Noor Mukadam, Paquistão tem "epidemia de terrorismo de género" em mãos

Noor Mukadam foi alegadamente torturada e decapitada pelo filho de um magnata paquistanês. O país vê-se agora com uma "epidemia de terrorismo de género" em mãos. Zahir Zakir Jaffer foi detido por suspeita do assassinato premeditado …

"Prelúdio indesejável". Irmã de Kim Jong-un avisa Coreia do Sul sobre manobras militares com EUA

Kim Yo-jong, a irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, alertou a Coreia do Sul sobre o impacto negativo da realização de manobras militares conjuntas com os Estados Unidos da América (EUA) para a recente reaproximação …

PIB tem de crescer quase 6% no segundo semestre para as previsões do governo serem cumpridas

Mesmo com o crescimento histórico de 15,5% no segundo trimestre de 2021, a economia vai ter de chegar a valores pré-pandemia para se cumprir o objectivo de 5% de crescimento anual apontado pelo Ministro das …

Descontos em apps de entrega de comida e táxi. Reino Unido oferece incentivos aos jovens para se vacinarem

Descontos em aplicações na entrega de comida ou de táxi são alguns dos incentivos que serão oferecidos no Reino Unido para promover a vacinação entre os mais jovens. Sajid Javid, ministro da Saúde do Reino …

Demolição do prédio Coutinho começa esta segunda-feira

O processo de demolição do prédio Coutinho, em Viana do Castelo, começa esta segunda-feira. Em comunicado, o gabinete do Ministério do Ambiente informa que o ministro João Pedro Matos Fernandes “vai presidir à cerimónia de …