//

Reveladas imagens inéditas de bunker secreto do Reino Unido na 2.ª Guerra Mundial

Investigadores encontraram um dos bunkers subterrâneos secretos utilizados pelo Reino Unido durante a 2.ª Guerra Mundial e revelaram imagens inéditas.

Há 80 anos, quando os militares da Alemanha nazi se reuniram ao longo da costa francesa, pequenos grupos de assassinos britânicos altamente treinados despediram-se das suas famílias e seguiram para debaixo de terra, para aquela que poderia ter sido a sua última e letal missão.

Conhecidos como “scallywags”, estes indivíduos – muitos deles encarregados de caça, proprietários de terras e caçadores com um conhecimento íntimo das áreas rurais em que operariam – eram membros das “Unidades Auxiliares” clandestinas da Segunda Guerra Mundial da Grã-Bretanha.

A sua missão, no caso de uma invasão nazi do Reino Unido, era operar atrás das linhas inimigas – e matar, perseguir e sabotar.

Em 1940, uma invasão alemã – apelidada de Unternehmen Seelöwe (Operação Leão Marinho) – era uma ameaça muito real. O plano era que as forças armadas do Reino Unido protegessem Londres e os centros industriais da Grã-Bretanha por trás da chamada Linha do Quartel-General.

Contudo, grandes extensões do leste da Inglaterra teriam sido essencialmente sacrificadas aos invasores, deixando apenas os bravos voluntários das Unidades Auxiliares para impedir o avanço alemão.

Num artigo recentemente publicado, em setembro, na revista científica Journal of Conflict Archaeology, os autores salientam que a história dessas pessoas há muito permanece um segredo bem guardado. E apesar de enfrentarem uma expectativa média de vida de apenas 12 dias, os “scallywags” não recebiam medalhas ou reconhecimento oficial.

Na verdade, o único conforto que eles teriam encontrado nos seus bunkers subterrâneos escondidos seria sua ração de rum e a sensação de que estavam a desempenhar um papel vital como a última linha de defesa da Grã-Bretanha.

Relatos em primeira mão sobre esses indivíduos extraordinários morreram com o último membro do grupo. Mas o seu legado vive, escondido dentro dos bunkers subterrâneos de onde eles teriam conduzido o seu trabalho letal. E embora quase todos esses esconderijos remotos permaneçam perdidos nas terras rurais britânicas, recentemente investigadores descobriram um em Suffolk – repleto de alguns dos preciosos artefactos que os seus ocupantes deixaram para trás.

O único acesso era por um pequeno buraco no chão da floresta. Este “bunker Scallywag” oferece um vislumbre tentador de uma era perdida, quando apenas um punhado de indivíduos era potencialmente tudo o que se interpunha no caminho de uma invasão nazi bem-sucedida à Grã-Bretanha.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.