“Desprezível”. Bulgária-Inglaterra marcado por cânticos racistas e saudações nazis

Georgi Licovski / EPA

O Bulgária-Inglaterra desta segunda-feira, no qual se disputou a qualificação para o Euro2020, ficou marcado por cânticos racistas e saudações nazis, tendo a partida que ser interrompida por duas vezes na primeira parte.

A partida, que terminaria com a Inglaterra a golear a Bulgária (6-0), foi interrompida duas vezes na primeira parte devido a cânticos racistas. A primeira paragem, conta a imprensa desportiva, aconteceu aos 28 minutos depois de se ouvirem cânticos de adeptos búlgaros.

De acordo com o jornal The Guardian, Vasil Levski, Tyrone Mings e Marcus Rashford, jogadores titulares na partida, foram chamados de “macacos” e alvo de cânticos ofensivos que terão começado ainda no aquecimento.

As seleções voltaram a jogo mas no minuto 42 houve nova interrupção: o árbitro, Ivan Bebek, e o selecionador da formação inglesa, Gareth Southgate, falaram por breves instantes, votando a volta a rolar no estádio Stadion Vasil Levski.

Bebek questionou Southgate sobre se queria levar os seus jogadores para o balneário, tendo o treinador respondido que queria chegar ao intervalo.

Durante as interrupções, o speaker chegou a pedir aos adeptos para que parassem com os cânticos, apelo que foi acatado por alguns; outros, revela o jornal Record, ignoraram o pedido e chegaram a fazer a saudação nazi enquanto o speaker falava.

Em declarações ao diário britânico, Southgate elogiou a atitude dos seus jogadores, dizendo que estes fizeram uma “declaração importante” ao decidirem continuar a jogar. “Sei que tudo que fazemos pode ser percebido como insuficiente, mas acho que fizemos uma declaração importante”, começou por dizer.

“Fizemos uma declaração importante na forma como jogamos em circunstâncias tão complicadas. Não acho que um jogo desta magnitude tenha de ser interrompido duas vezes (…)  Estou incrivelmente orgulhoso de todos os jogadores e de todos os funcionários”.

“Poderíamos ser criticados por não ir longe o suficiente, mas acho que fizemos uma grande declaração e, francamente, estávamos numa situação impossível para acertar a satisfação de todos (…) Os jogadores estavam absolutamente inflexíveis de que queriam continuar a jogar, mas também sabíamos que, se acontecesse alguma coisa na segunda parte, iríamos denunciar e sair” da partida, revelou.

https://twitter.com/brfootball/status/1183868464475148288

Capitão búlgaro falou com adeptos

O capitão da Bulgária, Ivelin Popov, foi visto numa discussão acesa com alguns adeptos perto do túnel, quando as equipas saiu para o intervalos. “Disseram-me o que fez o capitão da Bulgária no intervalo”, disse Rashford, um dos jogadores visados. “Ficar sozinho e fazer a coisa certa exige coragem e atos como esse não devem passar despercebidos”.

O treinador da seleção búlgara, Krasimir Balakov, negou as acusações de racismo, dizendo que não ouviu os cânticos e que estes alegados abusos devem ser, antes de mais, “provados”. “Não ouvi nada, o comportamento inaceitável foi dos adeptos da Inglaterra”. “Se o nosso capitão falou com os adeptos foi, provavelmente, por causa do desempenho da equipa”, afirmou, citado pela Sky Sports.

Por sua vez, Greg Clarke, presidente da Associação de Futebol, considerou que a noite desta segunda-feira foi “uma das noites mais terríveis” que já viu no futebol.

“Parecia, especialmente na primeira parte, que mal qualquer jogador negro de Inglaterra tocava na bola, surgiam insultos, cânticos sobre macacos e saudações nazi – o pior racismo que já vi num jogo”, relatou Kaveh Solhekol, repórter da Sky Sports no local.

A imprensa inglesa também condenou a atitude dos adeptos búlgaros nas capas desta terça-feira: “Nojento”, “Vergonha”, “Desprezível” e “Expulsem-nos” são alguns dos títulos que fazem as manchetes britânicas de hoje.

Entretanto, e de acordo com o Sapo 24, o Governo búlgaro pediu a demissão do presidente da União Búlgara de Futebol, Borislav Mihaylov, na sequência dos incidentes na partida.

“Depois dos incidentes de segunda-feira, o primeiro ministro [Boiko Borisov] ordenou que se cancelem todas as relações entre o Governo, incluindo as financeiras, e a União [Búlgara de Futebol], até que o presidente apresente a demissão”, declarou o ministro do desporto, Krasen Kralev, à televisão Nova TV.

A UEFA não fez ainda quaisquer comentários sobre os incidentes em Sófia.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Mas.. mas..

    E a Beyonce a fazer a saudação racista black power, em plena superbowl para milhões de americanos??
    (E isso ser visto como um acto de coragem)

    Os activistas africanos que usam e usaram essa saudação,não andavam propriamente a apregoar beijos e abraços à comunidade branca.
    A maioria apelam à morte de todos os brancos, incluindo bebes brancos..

    Mas pois é, só os brancos podem ser racistas..
    Estava-me a esquecer..

  2. Boa tarde.
    Não sei se é possível mas pergunto: a FIFA não pode tomar uma atitude p/resolver de vez estas situações?! Hoje em dia, c/as redes sociais, tudo se sabe em poucos minutos!!! Foram avisados, portanto, os que continuaram a incitar o ódio e a ofender os jogadores, fosse lá de que lado fosse, eram imediatamente identificados (para sanções posteriores) e posteriormente expulsos do estádio!!! Há gente que vê futebol e enlouquece! Assim como enlouquecem muitos na condução, na estrada… e noutras situações.

  3. Gente que não sabe estar e fazem de um jogo de futebol um meio para descarregarem toda a sua raiva e desprezo pelo próximo, existe disto por todo o lado e neste caso há que pôr essa espécie de gente fora dos estádios de uma vez por todas.

RESPONDER

O Oumuamua pode ser um icebergue de hidrogénio (e um dos objetos mais raros do Universo)

Uma equipa de astrónomos da Universidade de Yale e da Universidade de Chicago propôs uma nova descrição para o Oumuamua, o primeiro objeto interestelar a passar pelo nosso Sistema Solar. De acordo com a nova teoria …

A Via Láctea pode ter sido esmagada por campos magnéticos quando ainda era um "bebé cósmico"

Nos primeiros dias do Universo, quando a Via Láctea ainda era apenas um bebé cósmico, campos magnéticos poderosos podem tê-la esmagado e ter tido um grande impacto no seu crescimento. Em entrevista ao NewScientist, astrofísicos da …

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …

Curandeiro convocou cerca de 100 pessoas para se abraçarem contra a "farsa" da pandemia

Josep Pàmies, um agricultor espanhol defensor das terapias alternativas, convocou cerca de 100 pessoas a abraçarem-se a beijarem-se contra a "farsa" da pandemia. No sábado, cerca de uma centena de pessoas juntaram-se em Balanguer, na província …