A Bugatti apresentou o carro mais caro de sempre (e faz lembrar o Darth Vader)

“La Voiture Noire” é o mais recente modelo de carros de luxo da Bugatti e é, simplesmente, o veículo mais caro de sempre. Apesar de custar 16,7 milhões de euros, já foi vendido e é um tributo à história da marca com uma certa inspiração em Darth Vader.

O novo carro exclusivo da Bugatti foi apresentado no Salão Internacional de Automóveis de Genebra, na Suíça, como a viatura mais cara de sempre.

Com um custo de 16,7 milhões de euros – 11 milhões de euros antes de impostos -, “La Voiture Noire” surge como um “tributo à história da Bugatti”, um “manifesto da estética” da marca e “uma peça de alta costura automóvel“, como se salienta no site da empresa francesa que integra o Grupo Volkswagen.

Se tivermos em conta que o modelo mais básico da Bugatti, o Chiron, custa cerca de 3 milhões de euros, o custo do “La Voiture Noire” é exorbitante, surgindo como um marco para assinalar o 110.º aniversário da marca.

Apesar do elevado custo, a viatura de luxo já foi vendida a um “entusiasta” da Bugatti, segundo comunicado da marca. Os rumores dizem que terá sido adquirida pelo antigo CEO e chairman da Volkswagen, Ferdinand Piech.

Certo é que o “La Voiture Noire” é um modelo único que tem inspiração evidente no Bugatti Type57 SC Atlantic que foi concebido por Jean Bugatti, o filho do fundador da marca, Ettore Bugatti. Só foram feitos quatro modelos deste carro clássico dos anos de 1930 e apenas três sobreviveram, estando avaliados em mais de 50 milhões de euros.

O quarto Bugatti Atlantic, que era conduzido pelo próprio Jean Bugatti, desapareceu sem deixar vestígios durante a II Guerra Mundial, conforme relata a própria marca. Foi apreendido pelas autoridades alemães em 1940, e enviado de comboio para Bordéus, mas nunca foi encontrado no destino.

Este mistério é mais um ingrediente a acrescentar charme ao “La Voiture Noire” que também dá ares de ter alguma inspiração em Darth Vader, o grande senhor do mal da série de filmes “Guerra das Estrelas”. “O pára-brisa parece fluir sem problemas para as janelas dos lados como uma viseira num capacete”, afiança a Bugatti, como cita a Bloomberg, numa referência e num visual que fazem claramente lembrar a personagem cinematográfica.

O presidente da Bugatti, Stephan Winkelmann, destacou, durante a apresentação do “La Voiture Noire”, que se trata de um carro tão “bonito” como “potente”, “equipado com um motor de 18 cilindros de 8 litros e 1500 cavalos“, com seis saídas de escape, duas portas e fabricado com fibra de carbono preta.

Uma máquina na verdadeira acepção da palavra que é mais um marco para a Bugatti e que cumpre na perfeição o lema do seu fundador de criar carros incomparáveis.

SV, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …

Fátima esperava pela mãe à porta da escola. Foi torturada e assassinada

A menina de sete anos desapareceu, no dia 11, quando esperava pela mãe à porta da escola, num bairro da capital mexicana. O seu corpo foi encontrado alguns dias depois, com sinais de tortura. Fátima Anton, …