A Bugatti apresentou o carro mais caro de sempre (e faz lembrar o Darth Vader)

“La Voiture Noire” é o mais recente modelo de carros de luxo da Bugatti e é, simplesmente, o veículo mais caro de sempre. Apesar de custar 16,7 milhões de euros, já foi vendido e é um tributo à história da marca com uma certa inspiração em Darth Vader.

O novo carro exclusivo da Bugatti foi apresentado no Salão Internacional de Automóveis de Genebra, na Suíça, como a viatura mais cara de sempre.

Com um custo de 16,7 milhões de euros – 11 milhões de euros antes de impostos -, “La Voiture Noire” surge como um “tributo à história da Bugatti”, um “manifesto da estética” da marca e “uma peça de alta costura automóvel“, como se salienta no site da empresa francesa que integra o Grupo Volkswagen.

Se tivermos em conta que o modelo mais básico da Bugatti, o Chiron, custa cerca de 3 milhões de euros, o custo do “La Voiture Noire” é exorbitante, surgindo como um marco para assinalar o 110.º aniversário da marca.

Apesar do elevado custo, a viatura de luxo já foi vendida a um “entusiasta” da Bugatti, segundo comunicado da marca. Os rumores dizem que terá sido adquirida pelo antigo CEO e chairman da Volkswagen, Ferdinand Piech.

Certo é que o “La Voiture Noire” é um modelo único que tem inspiração evidente no Bugatti Type57 SC Atlantic que foi concebido por Jean Bugatti, o filho do fundador da marca, Ettore Bugatti. Só foram feitos quatro modelos deste carro clássico dos anos de 1930 e apenas três sobreviveram, estando avaliados em mais de 50 milhões de euros.

O quarto Bugatti Atlantic, que era conduzido pelo próprio Jean Bugatti, desapareceu sem deixar vestígios durante a II Guerra Mundial, conforme relata a própria marca. Foi apreendido pelas autoridades alemães em 1940, e enviado de comboio para Bordéus, mas nunca foi encontrado no destino.

Este mistério é mais um ingrediente a acrescentar charme ao “La Voiture Noire” que também dá ares de ter alguma inspiração em Darth Vader, o grande senhor do mal da série de filmes “Guerra das Estrelas”. “O pára-brisa parece fluir sem problemas para as janelas dos lados como uma viseira num capacete”, afiança a Bugatti, como cita a Bloomberg, numa referência e num visual que fazem claramente lembrar a personagem cinematográfica.

O presidente da Bugatti, Stephan Winkelmann, destacou, durante a apresentação do “La Voiture Noire”, que se trata de um carro tão “bonito” como “potente”, “equipado com um motor de 18 cilindros de 8 litros e 1500 cavalos“, com seis saídas de escape, duas portas e fabricado com fibra de carbono preta.

Uma máquina na verdadeira acepção da palavra que é mais um marco para a Bugatti e que cumpre na perfeição o lema do seu fundador de criar carros incomparáveis.

SV, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …

Em Hollywood, os homens ganham mais 1 milhão de dólares do que as mulheres

Uma equipa de economistas analisou o salário de 246 atores e atrizes e concluiu que as mulheres ganham em média menos 56% do que os homens na indústria cinematográfica, pelos mesmos papéis. A diferença média entre …

"O primeiro passo para salvar o planeta é eleger outro presidente dos EUA"

John Kerry esteve em Lisboa para o encerramento da conferência "O Futuro do Planeta". O ex-secretário de Estado de Barack Obama lembrou que na luta para salvar a Terra, "não estamos a ganhar". John Kerry começou …

Gibraltar dissolve o parlamento e convoca eleições antes da data do Brexit

O chefe do governo de Gibraltar dissolveu esta segunda-feira o parlamento e convocou eleições para 17 de outubro, com o objetivo de preparar este território britânico situado no extremo sul de Espanha para o Brexit, …

Aumento do turismo nos Açores provoca mais acidentes de viação (mas menos graves)

O aumento de viaturas de aluguer que circulam nas estradas açorianas tem levado a um aumento da sinistralidade, ainda que muitos deles não sejam registados. Ainda assim, os acidentes são, no geral, menos graves. Quem o …

Menos plástico e menos jantares. Partidos prometem campanha eleitoral mais sustentável

A sustentabilidade e a proteção do ambiente estão entre as preocupações dos partidos políticos que concorrem às eleições legislativas, com algumas direções a comprometerem-se em diminuir a pegada ecológica e reduzir no plástico, numa campanha …