//

A Bugatti apresentou o carro mais caro de sempre (e faz lembrar o Darth Vader)

“La Voiture Noire” é o mais recente modelo de carros de luxo da Bugatti e é, simplesmente, o veículo mais caro de sempre. Apesar de custar 16,7 milhões de euros, já foi vendido e é um tributo à história da marca com uma certa inspiração em Darth Vader.

O novo carro exclusivo da Bugatti foi apresentado no Salão Internacional de Automóveis de Genebra, na Suíça, como a viatura mais cara de sempre.

Com um custo de 16,7 milhões de euros – 11 milhões de euros antes de impostos -, “La Voiture Noire” surge como um “tributo à história da Bugatti”, um “manifesto da estética” da marca e “uma peça de alta costura automóvel“, como se salienta no site da empresa francesa que integra o Grupo Volkswagen.

Se tivermos em conta que o modelo mais básico da Bugatti, o Chiron, custa cerca de 3 milhões de euros, o custo do “La Voiture Noire” é exorbitante, surgindo como um marco para assinalar o 110.º aniversário da marca.

Apesar do elevado custo, a viatura de luxo já foi vendida a um “entusiasta” da Bugatti, segundo comunicado da marca. Os rumores dizem que terá sido adquirida pelo antigo CEO e chairman da Volkswagen, Ferdinand Piech.

Certo é que o “La Voiture Noire” é um modelo único que tem inspiração evidente no Bugatti Type57 SC Atlantic que foi concebido por Jean Bugatti, o filho do fundador da marca, Ettore Bugatti. Só foram feitos quatro modelos deste carro clássico dos anos de 1930 e apenas três sobreviveram, estando avaliados em mais de 50 milhões de euros.

O quarto Bugatti Atlantic, que era conduzido pelo próprio Jean Bugatti, desapareceu sem deixar vestígios durante a II Guerra Mundial, conforme relata a própria marca. Foi apreendido pelas autoridades alemães em 1940, e enviado de comboio para Bordéus, mas nunca foi encontrado no destino.

Este mistério é mais um ingrediente a acrescentar charme ao “La Voiture Noire” que também dá ares de ter alguma inspiração em Darth Vader, o grande senhor do mal da série de filmes “Guerra das Estrelas”. “O pára-brisa parece fluir sem problemas para as janelas dos lados como uma viseira num capacete”, afiança a Bugatti, como cita a Bloomberg, numa referência e num visual que fazem claramente lembrar a personagem cinematográfica.

O presidente da Bugatti, Stephan Winkelmann, destacou, durante a apresentação do “La Voiture Noire”, que se trata de um carro tão “bonito” como “potente”, “equipado com um motor de 18 cilindros de 8 litros e 1500 cavalos“, com seis saídas de escape, duas portas e fabricado com fibra de carbono preta.

Uma máquina na verdadeira acepção da palavra que é mais um marco para a Bugatti e que cumpre na perfeição o lema do seu fundador de criar carros incomparáveis.

SV, ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.