Britânicos são cada vez mais a favor da saída da União Europeia

The Prime Minister's Office / Flickr

O primeiro ministro, David Cameron, em reunião do executivo britânico

O primeiro-ministro, David Cameron, em reunião do executivo britânico

Os britânicos estão cada vez mais a favor do ‘brexit’ (termo utilizado para designar a saída da Grã-Bretanha da União Europeia), de acordo com uma nova sondagem publicada esta segunda-feira no diário The Times.

A sondagem, feita pela empresa YouGov para aquele periódico, indica que 40% dos inquiridos prefere sair do bloco europeu, enquanto 38% defende a permanência.

O matutino salienta também que a última vez em que os defensores da saída da UE estiveram à frente nas sondagens foi em novembro de 2014.

No passado mês de junho, foi levada a cabo uma sondagem que apontou para uma vantagem de 10 pontos dos que preferem ficar na União Europeia.

“Contudo, a opinião pública parece ter mudado de ideias depois de um verão marcado pela crise dos refugiados“, salienta o The Times.

Esta sondagem foi publicada numa altura em que estão a decorrer debates internos nos partidos sobre as vantagens em o Reino Unido sair da UE.

O primeiro-ministro britânico prometeu levar a cabo um referendo europeu antes do fim de 2017. De acordo com o jornal, David Cameron não fixou ainda uma data para o referendo, mas alguns comentadores políticos afirmam que poderá realizar-se no outono do próximo ano.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.