Brexit. Cidadãos da UE serão deportados do Reino Unido se não pedirem estatuto de residente permanente

Os cidadãos da União Europeia (UE) que vivem no Reino Unido serão deportados após o ‘Brexit’ se não solicitarem o estatuto de residente permanente no tempo devido, disse na quinta-feira o secretário de Estado britânico para a Segurança, Brandon Lewis.

O responsável acumula as funções de secretário de Estado adjunto para a saída do Reino Unido da UE e para a preparação de um cenário de saída sem acordo, noticiou o Expresso.

O prazo para pedir aquele estatuto, que concede aos cidadãos da UE os mesmos direitos de que gozam atualmente, termina no final de 2020 no caso de o Reino Unido sair do bloco comunitário sem um acordo. Se houver acordo, o prazo alarga-se até 30 de junho de 2021.

De acordo com os últimos dados estatísticos oficiais, cerca de 3,6 milhões de cidadãos da UE residem no Reino Unido. Até 31 de agosto, mais de 1,3 milhões de cidadãos e as suas famílias já tinham pedido aquele estatuto.

“Se os cidadãos da UE não se tiverem registado até então [final de 2020] e não o justificarem adequadamente, serão aplicadas as regras da imigração”, disse o secretário de Estado ao jornal alemão Die Welt. Sendo assim, acrescentou, os cidadãos serão “sujeitos a processo por residência ilegal e a medidas de aplicação da lei, detenção e deportação”.

A ministra-sombra da Administração Interna, a trabalhista Diane Abbott, reagiu afirmando que as ameaças de deportação “são uma violação total de todas as garantias que o Governo deu”. “Isto será profundamente perturbador para as pessoas que vieram para cá de boa fé e que contribuem tanto para a nossa sociedade”, acrescentou.

O porta-voz do Partido Nacional Escocês para as questões de imigração, Stuart McDonald, defendeu a concessão automática da residência permanente aos cidadãos da UE. E criticou o Executivo: “Finalmente, um responsável do Ministério da Administração Interna confirma publicamente as implicações ultrajantes do esquema de estatuto estabelecido. Centenas de milhares de pessoas acabarão inevitavelmente nesta posição”.

Em resposta às críticas, Brandon Lewis queixou-se de que as suas palavras “foram, de alguma forma, retiradas do contexto”. “Os cidadãos da UE têm até pelo menos dezembro de 2020 e há muita ajuda disponível para solicitarem [o estatuto]”, sublinhou.

ZAP // //

PARTILHAR

RESPONDER

Polícia holandesa encontra 25 pessoas escondidas em contentor frigorífico num cargueiro

A polícia holandesa localizou esta terça-feira 25 pessoas escondidas num contentor frigorífico numa embarcação que saiu do porto de Vlaardingen, perto de Roterdão, na Holanda, em direção ao Reino Unido, mas teve de regressar após …

É oficial: José Mourinho é o novo treinador do Tottenham

O treinador português José Mourinho, que estava no desemprego há quase um ano, é o sucessor do argentino Maurício Pochettino no comando do Tottenham, anunciou esta quarta-feira o 14.º classificado da Liga inglesa de futebol. Mourinho, …

Cientistas captam imagens extremamente raras de um peixe a devorar um tubarão inteiro

https://vimeo.com/374136378 Os tubarões são dos animais mais temidos nos oceanos, mas naquela que é uma verdadeira troca de papéis, um tubarão foi devorado por completo por um peixe das profundezas do mar. Um vídeo publicado pela US …

Há uma nova maneira de medir a gravidade da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova forma única de medir a gravidade da Terra. O método anterior envolvia medir a influência da gravidade nos átomos, rastreando a rapidez com que os átomos caíam. O problema …

Detetado pela primeira vez vapor de água na Europa, a lua de Júpiter

Uma equipa internacional de cientistas confirmou a presença de vapor de água na superfície de Europa, um dos quatro satélites naturais de Júpiter, revelou a agência espacial norte-americana (NASA). "Os elementos químicos essenciais (carbono, hidrogénio, …

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …