Brexit. Cidadãos da UE serão deportados do Reino Unido se não pedirem estatuto de residente permanente

Os cidadãos da União Europeia (UE) que vivem no Reino Unido serão deportados após o ‘Brexit’ se não solicitarem o estatuto de residente permanente no tempo devido, disse na quinta-feira o secretário de Estado britânico para a Segurança, Brandon Lewis.

O responsável acumula as funções de secretário de Estado adjunto para a saída do Reino Unido da UE e para a preparação de um cenário de saída sem acordo, noticiou o Expresso.

O prazo para pedir aquele estatuto, que concede aos cidadãos da UE os mesmos direitos de que gozam atualmente, termina no final de 2020 no caso de o Reino Unido sair do bloco comunitário sem um acordo. Se houver acordo, o prazo alarga-se até 30 de junho de 2021.

De acordo com os últimos dados estatísticos oficiais, cerca de 3,6 milhões de cidadãos da UE residem no Reino Unido. Até 31 de agosto, mais de 1,3 milhões de cidadãos e as suas famílias já tinham pedido aquele estatuto.

“Se os cidadãos da UE não se tiverem registado até então [final de 2020] e não o justificarem adequadamente, serão aplicadas as regras da imigração”, disse o secretário de Estado ao jornal alemão Die Welt. Sendo assim, acrescentou, os cidadãos serão “sujeitos a processo por residência ilegal e a medidas de aplicação da lei, detenção e deportação”.

A ministra-sombra da Administração Interna, a trabalhista Diane Abbott, reagiu afirmando que as ameaças de deportação “são uma violação total de todas as garantias que o Governo deu”. “Isto será profundamente perturbador para as pessoas que vieram para cá de boa fé e que contribuem tanto para a nossa sociedade”, acrescentou.

O porta-voz do Partido Nacional Escocês para as questões de imigração, Stuart McDonald, defendeu a concessão automática da residência permanente aos cidadãos da UE. E criticou o Executivo: “Finalmente, um responsável do Ministério da Administração Interna confirma publicamente as implicações ultrajantes do esquema de estatuto estabelecido. Centenas de milhares de pessoas acabarão inevitavelmente nesta posição”.

Em resposta às críticas, Brandon Lewis queixou-se de que as suas palavras “foram, de alguma forma, retiradas do contexto”. “Os cidadãos da UE têm até pelo menos dezembro de 2020 e há muita ajuda disponível para solicitarem [o estatuto]”, sublinhou.

ZAP // //

PARTILHAR

RESPONDER

Investigação portuguesa descobriu 14 espécies marinhas com potencial para produção de antibióticos

Uma investigação conjunta da Universidade de Aveiro e da Universidade Católica descobriu 14 novas espécies e um género de fungos marinhos, com potencial para produção de antibióticos, revelou esta segunda-feira fonte académica. "Neste momento, estão a …

Impossíveis de cumprir. Directores preocupados com novas regras para as escolas

As orientações da Direcção Geral de Saúde (DGS) para as escolas com vista ao regresso das aulas presenciais, em Setembro, estão a preocupar os directores dos estabelecimentos de ensino. Isto porque as consideram impossíveis de …

Homicídios disparam na maioria das cidades norte-americanas durante a pandemia

O número de homicídios cometidos em solo norte-americano disparou na maioria das cidades do país na primeira metade de 2020, comparativamente com o mesmo período do ano passado, revela uma investigação do New York Times. …

Investigadores desenvolvem robô-cientista (e já descobriu um novo catalisador)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, construiu um robô-cientista móvel inteligente, que realiza experiências sem ajuda humana. O novo robô-cientista toma decisões sozinho e já descobriu um novo catalisador. Segundo a …

Sérgio Figueiredo deixa direção de informação da TVI

Sérgio Figueiredo saiu do cargo de diretor de informação da TVI, anuncia a estação de televisão em comunicado enviado às redações. A cessação de funções é efetiva a partir desta sexta (10) e põe fim a …

Dinamarca lança "passaporte covid-19"

O Governo da Dinamarca lançou o "passaporte covid-19", um documento que atesta que o portador do mesmo não teve um resultado positivo ao novo coronavírus recentemente. Deverá ser utilizado em viagens internas ou externas. De …

Mais oito mortes e 342 novos casos. Mais 305 pessoas dadas como recuperadas

Portugal regista este sábado mais oito mortes por covid-19 e mais 342 casos confirmados em relação a sexta-feira, segundo dados da Direção-Geral de Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico diário da DGS, há 46.221 casos …

Ainda há esperança para os gorilas mais raros do mundo. Foram fotografados com crias

Os gorilas do rio Cross, os mais raros do mundo, foram fotografados na Nigéria com algumas crias, aumentando a esperança para esta espécie de primatas. A fotografias foram divulgadas por uma organização não-governamental nigeriana, a …

"Já sofreu muito". Trump comuta pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comutou a pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone, que foi condenado em fevereiro a 40 meses de prisão, anunciou sexta-feira a Casa Branca. Roger …

Armas, droga, sucata e prostituição financiam neonazis portugueses (mas lucros não vão todos para a causa)

Os grupos neonazis portugueses são "bastante desorganizados" e financiam-se com dinheiro obtido em negócios ilícitos, como o tráfico de armas, de droga e de mulheres para prostituição e a sucata. Mas os ganhos obtidos não …