/

Alemanha sem paciência: Brexit não pode arrastar-se durante uma década

Clemens Bilan / EPA

Em entrevista ao Financial Times, o ministro dos Negócios Estrangeiros alemão avisa o Reino Unido que não haverá mais nenhum adiamento ao Brexit, parecendo aproximar-se da posição vincada pela França. 

“O [Reino Unido] terá que decidir o que quer até outubro”, disse o ministro Heiko Maas, vincando que “não se pode arrastar o Brexit durante uma década”.

As declarações surgem uma semana depois de a chanceler alemã, Angela Merkel, ter defendido um adiamento de seis meses na saída da União Europeia (UE). A França opôs-se a este prazo, defendendo que o Reino Unido deveria deixar a UE até ao final de junho, garantindo assim uma saída ordenada. Ainda assim, os 27 decidiram que 31 de outubro seria o último deadline para a primeira-ministra britânica.

Esta data é o meio termo entre o pedido por May (30 de junho de 2019) e o desejado pela maioria dos países do Conselho Europeu (março de 2020). A data de 31 de outubro proposta pela União Europeia a 27 deve-se ainda ao facto de a futura Comissão Europeia entrar em funções em 1 de novembro.

Em declarações ao diário inglês, Maas reforça que um novo adiamento para lá do fim de outubro não é opção. “Outro adiamento poderia dar a entender que pretendem continuar na União Europeia depois de tudo”, sustentou o ministro alemão.

Com a entrevista, a Alemanha parece aproximar-se da posição da França num futuro e eventual cenário de não-acordo após o prazo firmado da semana passada.

Maas não perdeu ainda a esperança de que o Parlamento britânico apoie o acordo proposto por May antes das eleições europeias do próximo mês, sublinhando o “absurdo” da situação britânica. “Pense nisto: dizem que querem sair da União Europeia e depois participam numa eleição para o Parlamento Europeu”, ilustrou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.