O campeão do mundo de snooker não fala inglês pela primeira vez

1

Benutzer:Bill da Flute / Wikimedia

Luca Brecel, novo campeão mundial de snooker

Luca Brecel deixou o seu tormento para trás e foi campeão do mundo. É o primeiro europeu continental a ganhar o Mundial de snooker.

Luca Brecel é o novo campeão mundial de snooker. E isto é notícia.

Quanto olhamos para a lista de campeões mundiais da modalidade, só vemos estes países: Inglaterra (a grande dominadora, de longe), Escócia, Austrália, País de Gales, Irlanda do Norte, Canadá e República da Irlanda.

Ou seja, desde 1927, ano do início do Mundial de snooker, o torneio só foi vencido por jogadores de países da Commonwealth, onde se fala inglês. Pode não ser a única língua oficial, mas o inglês foi sempre a “língua-mãe” do campeão mundial de snooker. E quase sempre do Reino Unido.

Até que, quase 100 anos depois, chegamos a 2023 e o vencedor foi… belga. Luca Brecel nasceu em Dilsen-Stokkem, na Bélgica. Mas também sabe falar inglês.

O Mundial terminou, como sempre, na primeira segunda-feira de Maio. Na noite passada, no Crucible Theatre em Sheffield (Inglaterra, lá está), Brecel venceu o inglês Mark Selby, tetracampeão mundial, por 18-15.

“Isto é surreal”, desabafou um “aliviado” Brecel. Mark Selby, que ainda venceu cinco frames seguidos na fase final e ameaçou uma reviravolta, foi directo ao assunto: “Tu mereces este troféu, amigo. Jogaste de forma fantástica” – isto enquanto o novo campeão do mundo chorava, a poucos metros.

Luca Brecel, 28 anos, é o homem dos recordes: mais jovem de sempre a qualificar-se para um Mundial (em 2012, quando tinha 17 anos), primeiro jogador da Europa continental a vencer um torneio a contar para o ranking (2017, na China) e agora o topo da carreira.

Foi destaque já neste torneio, ao afastar Ronnie O’Sullivan nos quartos-de-final. Na meia-final derrotou Si Jiahui depois de estar a perder por… 5-14; deu a volta e ganhou por 17-15; nunca um jogador tinha vencido um jogo no Crucible depois de estar a perder por nove frames.

Luca Brecel já tinha participado cinco vezes no quadro principal do Mundial de snooker. Cinco jogos, cinco derrotas. Nunca tinha superado qualquer eliminatória, nunca tinha vencido qualquer duelo – agora venceu todas.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

1 Comment

  1. O título «O campeão do mundo de snooker não fala inglês pela primeira vez» é enganador, pois o belga fala um excelente inglês. O que queriam dizer é que ele «não é de um país em que uma das línguas oficiais seja o inglês».

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.