Quase três em cada quatro brasileiros acha que há corrupção no Governo Bolsonaro

1

EVARISTO SA / AFP

O presidente brasileiro Jair Bolsonaro acompanhado de Marcelo Queiroga, ministro da saúde

Uma sondagem do instituto Datafolha revelou que 73% dos brasileiros acreditam que há corrupção no Governo de Jair Bolsonaro. Esse problema é, contudo, encarado como secundário quando comparado com a saúde, a economia, a miséria, a educação e a violência urbana.

A sondagem, realizada na quarta e quinta-feiras para o Folha de S.Paulo, mostrou o atual chefe de Estado mantém-se em segundo lugar na corrida para as eleições presidenciais, com 28% das intenções de voto na primeira volta, atrás do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem 47%.

Dos 2.556 inquiridos em 183 cidades, 19% acreditam que não há corrupção no executivo e outros 8% disseram não saber responder. Há dois meses, 70% consideravam haver corrupção e 23% não.

Entre os que respondem positivamente à questão da corrupção, 86% se encontram nas faixas etárias mais jovens e 94% no grupo que reprova o Governo. Bolsonaro tem 47% de avaliação ruim ou péssima e 28% de aprovação.

Dos inquiridos, 49% dos que não acreditam na corrupção estão entre os apoiantes de Bolsonaro. Mas, mesmo entre os bolsonaristas, 43% acredita que há corrupção.

O combate à corrupção foi um tema central da campanha de Bolsonaro em 2018. Após ser eleito, nomeou o juiz-símbolo da operação Lava Jato, iniciada em 2014, Sergio Moro, para ser seu ministro da Justiça e Segurança Pública. Num ano, Moro sairia do Governo.

Como apontou a sondagem, ao contrário do que acontecia na era da Lava Jato, a corrupção não é vista hoje como uma grande prioridade nacional. É a saúde o tema que mais preocupa os inquiridos (20%), seguida da economia em geral (13%), do desemprego (10%), da fome e da miséria (10%), da inflação e da educação (9%).

ZAP //

1 Comment

  1. Sou Brasileira e acredito que o presidente e seus aliados são honestos e estão tentando evitar novos esquemas de corrupção e deixando a casa em ordem.

    As pesquisas desse Data não condizem com a realidade.

    Pra 2018 as pesquisas afirmavam que Bolsonaro perdia pra Todos.

    E vimos o resultado..
    As pesquisas desse grupo estão desfasadas e não são confiáveis. (Foi esse grupo senão me engano que tinha pesquisadora fazendo pesquisa eleitoral na frente de presídios.. )

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.