Brasil. Pazuello sai do Ministério da Saúde investigado pela Polícia Federal

palaciodoplanalto / Flickr

Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde do Brasil

O ex-ministro da saúde do Brasil, o general Eduardo Pazuello, deixou o cargo suspeito de crimes, investigado pela Polícia Federal e com o país a bater o recorde de mortes pela doença.

Como lembrou o Público, Pazuello entrou no ministério em abril de 2020, após a demissão de Luiz Henrique Mandetta, que discordava do Presidente Jair Bolsonaro sobre a necessidade de medidas de distanciamento social. Com a saída do médico Nelson Teich, que entretanto tinha assumido o cargo, o general ficou com a pasta.

Desde o início da sua gestão, defendeu a cloroquina e a hidroxicloroquina para o tratamento da covid-19, mesmo sem evidências. Questionado pelo Tribunal de Contas da União, afirmou, em janeiro, que nunca autorizou o uso do medicamento.

Ainda em janeiro, Pazuello lançou em Manaus uma aplicação – a TrateCov -, que estimulava os profissionais de saúde a prescrever medicamentos sem eficácia comprovada contra o coronavírus – hidroxicloroquina, cloroquina, ivermectina, azitromicina e doxiciclina.

A crise da falta de oxigénio em Manaus, que levou à sua saída, levou-o a ser investigado pela Polícia Federal, com autorização do Supremo Tribunal Federal.

Taísa Pagno Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Audição a Nuno Vasconcellos por confirmar. Advogado avisou que a rede não é boa

A audição de Nuno Vasconcellos na comissão de inquérito ao Novo Banco, agendada para a próxima quinta-feira, ainda está por confirmar. No site do Parlamento, o agendamento previsto para a audição de Nuno Vasconcellos, antigo presidente …

Portugal com maior queda do PIB na União Europeia no primeiro trimestre

A economia da zona euro recuou 1,8% e a da União Europeia 1,7% no primeiro trimestre do ano, face ao período homólogo, com Portugal a apresentar a maior quebra, de 5,4%. De acordo com uma estimativa …

Corrida dos portugueses ao novo estatuto de imigrante entope consulados do Reino Unido

Mais de 380 mil portugueses já se candidataram ao novo estatuto de imigrante no Reino Unido, mas os postos consulares não estão a conseguir dar resposta a esta corrida. Segundo o jornal Público, os atrasos dos …

Autoridade Tributária demora, em média, 20,7 dias a pagar reembolso de IRS

Até ao momento, foram reembolsados 1.180.738 contribuintes, num valor total de 1.125 milhões de euros, de acordo com dados do Ministério das Finanças. O ECO avança que a Autoridade Tributária e Aduaneira já devolveu 1.125 milhões …

Médicos de família admitem que recuperados podem passar a grupo de risco

A área das sequelas da infeção pelo vírus SARS-CoV-2 "é uma zona muito cinzenta", sobre a qual Portugal “não tem ainda orientações totalmente definidas”. Nuno Jacinto, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), …

Muito mais do que só um divórcio milionário. "Perseguições a mulheres" e má fama ameaçam legado de Bill Gates

O mediático e multimilionário divórcio de Bill Gates é muito mais do que apenas a separação de um casal ao cabo de 27 anos de vida em comum. A ruptura com Melinda está a colocar …

Marcelo na Guiné Bissau

Banho de multidão e "pedras" do PAIGC e de Ana Gomes. Marcelo em visita histórica à Guiné Bissau

Marcelo Rebelo de Sousa está na Guiné-Bissau na primeira visita de um chefe de Estado português ao país em mais de 30 anos. A população recebeu Marcelo em delírio, mas a visita está a causar …

Reservas nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido "mais do que duplicam"

As reservas de passageiros nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido "mais do que duplicaram" desde que Portugal entrou na lista verde de destinos de Inglaterra, adiantou a transportadora em comunicado. "De 7 a …

Diego Costa outra vez na rota do Benfica

O avançado brasileiro, naturalizado espanhol, estará outra vez na rota dos encarnados, segundo avança a imprensa brasileira. Segundo o portal brasileiro Yahoo Esportes, o Atlético Mineiro terá abordado Diego Costa, que está livre para assinar por …

"A perceção da opinião pública é que a decisão da Operação Marquês colocou em causa o prestígio do sistema judicial"

A ex-procuradora-geral da República (PGR) deu uma entrevista, publicada esta segunda-feira, na qual abordou temas como a Operação Marquês e as novas propostas anti-corrupção. Na entrevista ao jornal online Observador, Joana Marques Vidal considerou que a …