Nove pessoas morrem pisadas em festa funk em São Paulo

Fernando Frazão / Agência Brasil

Uma mulher e oito homens morreram, no domingo, depois de terem sido pisados durante uma festa de funk em Paraisópolis, no estado brasileiro de São Paulo, e outras sete pessoas feridas.

Segundo noticiou o Observador, existem duas versões sobre os acontecimentos de domingo. De acordo com a polícia, os agentes envolvidos no tiroteio que originou o incidente chegaram ao local enquanto perseguiam dois suspeitos que os atacaram. Porém, os familiares dos vítimas dizem que houve uma emboscada.

A versão da polícia, relatada pelo Estadão, indica que eram 05:00 em São Paulo quando o incidente aconteceu. Na zona estavam seis motas da polícia para reforçar a segurança da festa, que contava com cerca de cinco mil pessoas.

O G1, contudo, indicou que esta situação está relacionada com a Operação Pancadão, realizada para impedir a perturbação do sossego, fiscalizando assim a emissão dos ruídos das viaturas em circulação. Foi por esta altura que uma mota com dois ocupantes passou e abriu fogo contra os agentes, que os perseguiram.

Os dois ocupantes da mota fugiram em direção ao local da festa e, na versão da polícia, misturaram-se com a multidão, continuando a disparar e gerando tumulto, indicou o G1.

A polícia terá sido reforçada e recebida com pedras e garrafas, gerando-se uma grande confusão com pessoas a caírem a e a tropeçarem umas nas outras. Terá sido nessa altura que os agentes dispararam munições químicas para dispersar a multidão, o que levou a que nove pessoas morressem pisadas.

No entanto, a notícia do G1 inclui relatos de várias pessoas que estavam na festa e que acusam a polícia de abuso de força. Explicam que os agentes fecharam a rua e começaram a usar balas de borracha, cassetetes e gás-pimenta. Nas redes sociais há várias publicações de vídeos com alegadas agressões dos agentes.

Ao Folha de São Paulo, familiares das vítimas disseram que tratou-se de uma “emboscada” por parte da polícia, com relatos de jovens que afirmam terem sido agredidos quando tentavam fugir do local. Desconhecem-se para já a idade exata das vítimas, mas a mais nova terá 14 anos.

A polícia mantém a versão oficial e tanto a mota como os suspeitos estão por localizar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Dieselgate. Volkswagen condenada a indemnizar cliente

A justiça alemã condenou hoje a Volkswagen a indemnizar em parte um cliente que comprou um automóvel equipado com um motor diesel falsificado, numa sentença que deve influenciar dezenas de milhares de processos cinco anos …

Caso prazo das moratórias não seja alargado "terão de ser criadas outras medidas extraordinárias"

Caso as "as moratórias dos créditos não forem prolongadas, ou o Governo ou a Assembleia da República terão de criar outras medidas extraordinárias para as apoiar", disse a coordenadora do Gabinete de Proteção Financeira (GPF) …

Santuário de Fátima retoma no sábado celebrações com presença de peregrinos

O Santuário de Fátima vai retomar as celebrações com a presença de peregrinos a partir de sábado, garantindo as condições de segurança para o maior número de pessoas. O Santuário de Fátima, no concelho de Ourém, …

Ex-ministro da Saúde da Bolívia em prisão preventiva por suspeitas de corrupção

O ex-ministro da Saúde da Bolívia foi detido, na semana passada, por suspeita de corrupção na compra de ventiladores. O ex-ministro da Saúde da Bolívia, detido na última semana por suspeita de corrupção na compra a …

OMS considera cada vez mais improvável segunda grande vaga

A diretora do departamento de Saúde Pública da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que é "cada vez mais" improvável uma segunda grande vaga do novo coronavírus, mas aconselhou muita prudência. Em entrevista à rádio …

Açores reabrem creches e jardins de infância. Aulas de 11.º e 12.º também em São Miguel

As respostas sociais, encerradas devido à pandemia, reabrem esta segunda-feira no Pico, Faial, Terceira e São Jorge, e na ilha de São Miguel são retomadas as aulas dos 11.º e 12.º anos para alunos inscritos …

"Há muita gente a passar fome" no sector das Artes (alguns artistas receberam 50 euros de apoio)

Não vai haver condições para abrir muitas salas de espectáculos a 1 de Junho, como está permitido, alerta-se no sector das Artes, onde há "há muita gente a passar fome". Alguns artistas só conseguiram receber …

Cancelamento de consultas leva a quebra de vacinação contra a pneumonia

O cancelamento ou adiamento de milhares de consultas levou a uma quebra na vacinação contra a pneumonia. É preciso "voltar a dar confiança às pessoas para que regressem aos estabelecimentos de saúde", apela o Mova. De …

Há 11.636 casos activos de covid-19 em Portugal (e duas crianças nos Cuidados Intensivos)

Portugal regista esta segunda-feira 1.330 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 30.788 infectados, mais 165, segundo o boletim da Direcção-Geral da Saúde (DGS). Há duas crianças internadas nos Cuidados …

"O que se passa com enfermeiros e lay-off é uma vergonha." Marques Mendes também fala dos "4 contratos" do Novo Banco

António Costa e Rui Rio "não têm a coragem de dizer a verdade" no âmbito da polémica do Novo Banco, critica o comentador Luís Marques Mendes, considerando que ambos procuram sacudir água do pacote. Na …