O Brasil, a Itália a França são os únicos países a ter duas cidades entre as dez mais congestionadas do mundo, de acordo com o Índice de Trânsito da TomTom, uma das maiores empresas de sistemas de navegação.
A lista é liderada pela capital russa, Moscovo, estando o Rio de Janeiro em 3º e São Paulo em 7º, no caso do Brasil, e Marselha e Paris em 6º e 9º lugar, respectivamente.
Roma está em 5º lugar na lista, mas a cidade italiana mais congestionada é Palermo, em 4º lugar.
Lisboa e Porto aparecem na 37ª e 41ª posição numa tabela que resulta da análise em tempo real das informações enviadas de forma anónima pelos condutores que utilizam o sistema de navegação da Tomtom em todo o mundo.
Istambul (Turquia) em 2º, Varsóvia (Polónia) em 8º e Estocolmo (Suécia) em 10º lugar, completam a lista das dez cidades mais congestionadas do mundo durante o segundo trimestre deste ano, de acordo com o relatório, que conclui que, em média, os condutores perdem oito dias de trabalho parados no trânsito, por ano.
“Conseguimos identificar um padrão muito claro, que mostra que os níveis de congestionamento aumentam à medida que as economias emergem da recessão. As respostas mais tradicionais ao congestionamento, tais como a construção de novas estradas ou o alargamento de estradas já existentes, já não surtem efeito, pelo que a forma como se lida com o trânsito deve ser alterada”, disse o CEO da TomTom, Harold Goddijn, num comunicado distribuído à imprensa.
ZAP/Lusa
Palermo e Roma também sao duas cidades no mesmo país, ou seja, nao é apenas a França e o Brasil que têm duas cidades no top 10, mas também a Itália.
Cara Sofia, tem toda a razão. Corrigido, obrigado.