Brasil corrige números para 296 mortos e 6633 infetados nas últimas 24 horas

Antonio Lacerda / EPA

Cristo Redentor do Rio de Janeiro de máscara para alertar população

O Ministério da Saúde do Brasil corrigiu, esta segunda-feira, os números da covid-19, nas últimas 24 horas, para 296 mortos e 6633 infetados, sem explicar o motivo do erro. No tarde do mesmo dia, a tutela tinha anunciado 263 mortos e 4075 infetados.

O Brasil contabiliza agora 7321 óbitos e 107.780 casos de infeção desde o início da pandemia no país, ao invés das 7288 vítimas mortais e 105.222 casos inicialmente anunciados.

O aumento no número de mortes foi de 4%, passando de 7025 no domingo para 7321 na segunda-feira. Em relação ao número de infetados, o crescimento foi de 7%, passando de 101.147 para 107.780 casos confirmados.

De acordo com a tutela, a taxa de letalidade da doença no país está agora em 6,8%, estando ainda a ser investigada uma eventual ligação com a covid-19 em 1427 mortes.

O ministério brasileiro deu ainda conta da recuperação de 45.815 doentes, sendo que 54.644 continuam sob observação médica.

São Paulo, centro da covid-19 no país, totaliza oficialmente 2654 mortos e 32.187 infetados. Seguem-se Rio de Janeiro, com 1065 óbitos e 11.721 infetados, Ceará, com 712 mortos e 11.040 infetados, Pernambuco, 691 vítimas mortais e 8.863 casos, e Amazonas, com 584 mortes e 7.242 pessoas diagnosticadas com Covid-19.

O sudeste brasileiro, que engloba São Paulo e Rio de Janeiro, é a região mais afetada do país, com 49.481 casos da doença. No lado oposto está o centro-oeste, que concentra 3247 casos de infeção pelo novo coronavírus.

Apesar de muitos municípios não registarem casos, a covid-19 está presente em todos os Estados.

Cristo Redentor de máscara para alertar população

A estátua do Cristo Redentor do Rio de Janeiro mostrou-se, este domingo, com máscara de proteção para alertar a população para o seu uso durante a pandemia.

Fechado ao público desde meados de março, o principal monumento turístico do Brasil tem servido para transmitir mensagens de solidariedade para os funcionários da saúde brasileiros ou para outros países afetados pela covid-19.

Desta vez, o Cristo Redentor, situado no topo do morro do Corcovado, a 710 metros acima do nível do mar, “colocou” uma máscara de proteção sobre a boca e o nariz para travar o contágio da doença.

Sobre o corpo de pedra foi projetado um coração vermelho coberto também com uma máscara, e abaixo podia ler-se “Máscara Salva”.

A iniciativa decorre no âmbito de uma campanha sobre o uso de máscara de proteção, promovida por especialistas brasileiros para combater a pandemia.

“Uma vez mais o Cristo Redentor apresenta-se como o símbolo máximo na formação de uma consciência coletiva pela preservação da vida”, de acordo com uma nota do santuário.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Lei aprovada no Parlamento pretende facilitar prescrições de multas a partidos políticos

O projeto foi aprovado na generalidade no Parlamento, e está em discussão na especialidade. A Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP) teme os efeitos da nova legislação sobre as prescrições de multas a partidos …

Noiva de Khashoggi processa príncipe herdeiro saudita

Hatice Cengiz, noiva de Jamal Khashoggi, colocou um processo contra o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman e outros alegados mentores do assassínio. A noiva do jornalista Jamal Khashoggi, assassinado na Turquia em outubro de …

Papa Francisco defende pela primeira vez uniões de facto para casais homossexuais

O Papa Francisco defendeu a regulação do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, afirmando que os homossexuais têm direito a constituir família. "Homossexuais têm o direito de constituir família. São filhos de Deus", defendeu o …

“Uma desgraça completa”. Ex-ministro do PSD arrasa atuação do Ministério da Saúde no combate à pandemia

O antigo governante do PSD Fernando Leal da Costa acusou esta quarta-feira o Ministério da Saúde de “falta de liderança” na gestão da pandemia de covid-19, e falou até de “uma desgraça completa” do ponto …

Ministro defende que investimento nas Forças Armadas “é tão relevante” como na saúde

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, destacou o papel das Forças Armadas no combate à pandemia de covid-19 e defendeu que o investimento público nesta área “é tão relevante” quanto na saúde ou …

Giro. João "Rosa" Almeida segura liderança da geral

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) manteve esta quarta-feira a liderança da Volta a Itália em bicicleta, numa 17.ª etapa ganha pelo australiano Ben O'Connor (NTT). O'Connor, de 24 anos, cumpriu os 203 quilómetros entre Bassano del …

Investimento público atinge máximo de uma década em 2021

Dados do relatório do Orçamento do Estado mostram que o Governo conta terminar 2020 com um investimento público de 4.884 milhões de euros (75 milhões de euros a menos do que a previsão do Orçamento …

Audições urgentes pedidas pelo PS sobre StayAway Covid são por escrito ou em dezembro

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, a audição de entidades e personalidades sobre a obrigatoriedade da aplicação Stayaway Covid, proposta pelo PS, "com caráter de urgência", por escrito ou em dezembro, após o debate do Orçamento …

Taxa de nascimentos de linces no Vale do Guadiana é a mais alta da Península Ibérica

A taxa de nascimentos na população de linces ibéricos no Vale do Guadiana é a mais elevada da Península Ibérica, segundo os resultados dos censos 2019 divulgados hoje pelo Instituto da Conservação da Natureza e …

Pai de aluna teria ligações ao assassino do professor decapitado em França

Os investigadores encontraram uma possível ligação entre o assassino do professor francês Samuel Paty, decapitado em Paris, e o pai de uma aluna. Em declarações à AFP, citadas pelo Diário de Notícias, uma fonte próxima do …