Braga vs Benfica | Voo picado da águia na Pedreira

O Benfica abriu a segunda volta da Liga NOS com um triunfo importante, por 3-1, no terreno do SC Braga.

Após uma primeira parte de sentido único a favor dos visitantes, mas apenas com uma vantagem mínima, os “arsenalistas” surgiram mais afoitos após o reatamento, acabando, no entanto, por sofrer um segundo golo.

Quando se pensava que o jogo estava decidido, um cabeceamento de Paulinho deixou tudo em aberto até ao final, altura em que Raúl Jiménez desfez todas as dúvidas.

O Jogo explicado em Números

  • Início de partida emocionante, com oportunidades de parte a parte. O Benfica acabou por chegar ao golo aos 11 minutos, no seu terceiro remate (segundo à baliza), por intermédio de Salvio, após um soberbo passe de Franco Cervi, que colocou a bola entre dois defesas bracarenses. O golo surgiu numa altura em que pouco separava as duas equipas, com 51%-49% de posse de bola a favorecer as “águias” e 86% de eficácia de passe para ambos os lados.
  • Aos 25 minutos já quatro jogadores do Benfica somavam passes para finalização. Eram eles Grimaldo, Pizzi, Fejsa e Cervi. Do lado do Braga, apenas Fábio Martins tinha criado uma ocasião de remate.
  • Três jogadores chegaram à meia-hora de jogo com 100% de eficácia de passe: Krovinovic (25 passes, 18 deles no meio-campo adversário), Fejsa (19-8) e também Ricardo Horta (4-2). O Benfica carregava no acelerador, somando já cinco disparos, quatro deles à baliza, enquanto o Sp. Braga continuava sem rematar desde o minuto 12.
  • À entrada para os últimos cinco minutos da primeira parte, o avançado Paulinho continuava sem ter um único toque na bola na área contrária, o que espelhava as dificuldades sentidas pela formação da casa para chegar junto da baliza de Bruno Varela. A exibição do camisola 20 “arsenalista” era até então bastante discreta: nenhum remate ou duelo ganho e apenas nove passes.

Primeira parte de domínio absoluto do Benfica, que conseguiu traduzir a sua superioridade num golo, não deixando o adversário rematar durante mais de 30 minutos.

O autor do remate certeiro, Salvio, surgia na liderança dos GoalPoint Ratings no regresso aos balneários 6.3, ele que, a juntar ao golo, tinha quatro tentativas de drible (uma eficaz), quatro duelos ganhos, duas faltas sofridas e apenas dois passes falhados em 23 entregas.

Do lado do SC Braga, o destaque ia para Matheus 6.0, com três defesas, uma recolha e uma saída pelo solo eficaz.

  • A segunda parte abriu com um cabeceamento de Jardel ao poste. “Cheirava” a golo na Pedreira, mas este viria a acontecer só aos 64 minutos, por intermédio de Jonas, que surgiu entre os centrais para cabecear para o fundo das redes, após um cruzamento certeiro de André Almeida. O golo do brasileiro era um duro golpe nas aspirações dos minhotos, que até vinham a crescer na partida, com quatro remates até então, um deles à baliza.
  • Mesmo sem qualquer remate enquadrado ou passe para finalização, Krovinovic dava nas vistas. O médio croata chegou aos 70 minutos da partida com três máximos “encarnados”: oito duelos ganhos em dez disputados, três faltas sofridas e 32 passes no meio-campo adversário.
  • E foi então que surgiu o golo que relançou o jogo. Paulinho aproveitou uma indecisão de Bruno Varela e cabeceou para o fundo das redes, naquele que era o seu primeiro remate enquadrado até então. Na origem da jogada esteve um cruzamento certeiro de Ricardo Horta, o primeiro da partida para o camisola 21 dos minhotos.
  • O golo deu novo alento ao SC Braga, que chegou aos últimos cinco minutos da partida com dez remates, metade deles à baliza. O lateral Jefferson dava nas vistas com os seus três passes para finalização, igualando Cervi, que era até então líder isolado.
  • Já ao cair do pano, Raúl Jiménez apontou o golo da tranquilidade, num remate de primeira após um cruzamento certeiro de Cervi, redimindo-se de uma ocasião flagrante desperdiçada minutos antes, num lance em que se viu cara a cara com Matheus.

O Homem do Jogo

Salvio abriu o caminho para a vitória do Benfica com um golo madrugador, mantendo um nível elevado até ao apito final. Para além do tento que apontou, num dos dois remates à baliza que fez, o extremo argentino somou três dribles eficazes, em seis tentativas, 32 passes certos, nove duelos ganhos, três desarmes e outras tantas faltas sofridas. Tudo somado, Salvio deixa o Minho com a nota mais alta nos  GoalPoint Ratings, 6.5, ficando apenas umas centésimas acima de Jonas.

https://twitter.com/_Goalpoint/status/952280253015183360

Jogadores em foco

  • Jonas 6.5 – Voltou a fazer das suas ao marcar um golo (o seu 21º no campeonato), num dos dois remates enquadrados da sua autoria. Errou apenas dois dos 21 passes que fez e foi feliz na única vez que arriscou o drible.
  • Franco Cervi 6.2 – Não rematou, mas deu a marcar, contabilizando duas assistências em quatro passes para finalização. No entanto, não conseguiu aproveitar nenhuma das quatro tentativas de drible e falhou 12 dos 35 passes que fez, sete delas no seu próprio meio-campo.
  • Bruno Varela 5.4 – Cometeu um erro resultante em golo, o que penalizou gravemente a sua nota final, e falhou mais passes do que acertou (14-13). Pela positiva, contabilizou cinco defesas, três delas a remates de dentro da área.
  • Lazar Rosic 5.0 – De um erro seu resultou um golo benfiquista. Ainda assim, a sua exibição teve vários pontos positivos: três remates, um deles enquadrado, 69 passes eficazes, nove deles longos, 94 toques e quatro duelos aéreos ganhos em outros tantos disputados.
  • Fábio Martins 4.6 – Teve a pior nota da noite. Fez apenas 12 passes, só seis eficazes, cometeu três faltas e falhou três desarmes. Arriscou por duas vezes o remate, mas em nenhum dos casos conseguiu enquadrar a bola com a baliza.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Amazon inaugura loja que funciona sem funcionários ou caixas de pagamento

Esta segunda-feira, a Amazon inaugurou a sua loja física sem caixas de pagamento. Entrar, pegar no que se quer e sair sem pagar - é esta a dinâmica da Amazon Go. Esta segunda-feira, a Amazon inaugurou, …

"Quero representar a humanidade na máquina". A próxima meta de Ishiguro é a consciência artificial

https://vimeo.com/252082730 Hiroshi Ishiguro aliou a paixão pela arte ao fascínio pela robótica com o objetivo de "representar a humanidade na máquina". Deu à inteligência artificial um corpo. Agora, quer dar ao corpo uma consciência. Hiroshi Ishiguro …

Cidade do Cabo pode ficar sem água dentro de 90 dias

Numa bacia geológica por baixo da Montanha da Mesa e historicamente alimentada por forte precipitação no inverno, a capital sul africana tem sido conhecida como um paraíso de abundante água natural. Mas isso pode estar …

Adeus homens. Extinção já tem data marcada

O cromossoma Y, responsável pelo desenvolvimento das propriedades sexuais masculinas, vai desaparecer. Mas, podem os homens todos estar descansados, tal apenas acontecerá dentro dentro de 4,5 milhões de anos. Segundo um novo estudo de investigadores da …

Indiano está a abrir uma estrada de 8 km para os filhos irem à escola

Durante dois anos, Jalandhar Nayak usou uma enxada e uma picareta para construir sozinho uma estrada de 8 quilómetros num vilarejo remoto do Estado de Orissa, na Índia, para que os filhos conseguissem ir mais …

Supernanny perde patrocinador principal

Supernanny perdeu o patrocínio da Corine de Farme. A marca comercializada pelos Laboratórios Sarbec Portugal era a principal patrocinadora do controverso programa da SIC. A retirada do patrocínio, que já estaria a ser equacionada desde a semana passada, surge …

Supremo recusa pedido para emitir mandado europeu de detenção contra Puigdemont

O Supremo Tribunal de Justiça espanhol recusou o pedido do Ministério Público para voltar a emitir um mandado europeu de detenção contra o ex-presidente da Catalunha, que se deslocou à Dinamarca. A procuradoria-geral espanhola pediu esta …

Rui Rio mantém Hugo Soares na liderança da bancada do PSD até ao congresso

Rui Rio esteve reunido com Hugo Soares, esta segunda-feira, no Porto. O novo líder do PSD decidiu que vai manter o atual líder da bancada parlamentar até que se realize o Congresso Nacional do partido. Em …

Algoritmo vanguardista de investigadores portugueses supera o Google Brain

Um novo algoritmo de inteligência artificial que desenvolve "uma abordagem vanguardista para automatizar processos de aprendizagem no campo da visão computacional" foi criado por investigadores da Universidade de Coimbra. Quatro investigadores do Centro de Informática e …

Incêndios no Pinhal de Leiria tiveram mão criminosa

A Polícia Judiciária de Leiria determinou que os dois incêndios que consumiram o Pinhal de Leiria tiveram mão criminosa. O engenho explosivo foi encontrado no pinhal, mas ainda não foram identificados os autores. A Polícia Judiciária …