Braga vs Benfica | Voo picado da águia na Pedreira

O Benfica abriu a segunda volta da Liga NOS com um triunfo importante, por 3-1, no terreno do SC Braga.

Após uma primeira parte de sentido único a favor dos visitantes, mas apenas com uma vantagem mínima, os “arsenalistas” surgiram mais afoitos após o reatamento, acabando, no entanto, por sofrer um segundo golo.

Quando se pensava que o jogo estava decidido, um cabeceamento de Paulinho deixou tudo em aberto até ao final, altura em que Raúl Jiménez desfez todas as dúvidas.

O Jogo explicado em Números

  • Início de partida emocionante, com oportunidades de parte a parte. O Benfica acabou por chegar ao golo aos 11 minutos, no seu terceiro remate (segundo à baliza), por intermédio de Salvio, após um soberbo passe de Franco Cervi, que colocou a bola entre dois defesas bracarenses. O golo surgiu numa altura em que pouco separava as duas equipas, com 51%-49% de posse de bola a favorecer as “águias” e 86% de eficácia de passe para ambos os lados.
  • Aos 25 minutos já quatro jogadores do Benfica somavam passes para finalização. Eram eles Grimaldo, Pizzi, Fejsa e Cervi. Do lado do Braga, apenas Fábio Martins tinha criado uma ocasião de remate.
  • Três jogadores chegaram à meia-hora de jogo com 100% de eficácia de passe: Krovinovic (25 passes, 18 deles no meio-campo adversário), Fejsa (19-8) e também Ricardo Horta (4-2). O Benfica carregava no acelerador, somando já cinco disparos, quatro deles à baliza, enquanto o Sp. Braga continuava sem rematar desde o minuto 12.
  • À entrada para os últimos cinco minutos da primeira parte, o avançado Paulinho continuava sem ter um único toque na bola na área contrária, o que espelhava as dificuldades sentidas pela formação da casa para chegar junto da baliza de Bruno Varela. A exibição do camisola 20 “arsenalista” era até então bastante discreta: nenhum remate ou duelo ganho e apenas nove passes.

Primeira parte de domínio absoluto do Benfica, que conseguiu traduzir a sua superioridade num golo, não deixando o adversário rematar durante mais de 30 minutos.

O autor do remate certeiro, Salvio, surgia na liderança dos GoalPoint Ratings no regresso aos balneários 6.3, ele que, a juntar ao golo, tinha quatro tentativas de drible (uma eficaz), quatro duelos ganhos, duas faltas sofridas e apenas dois passes falhados em 23 entregas.

Do lado do SC Braga, o destaque ia para Matheus 6.0, com três defesas, uma recolha e uma saída pelo solo eficaz.

  • A segunda parte abriu com um cabeceamento de Jardel ao poste. “Cheirava” a golo na Pedreira, mas este viria a acontecer só aos 64 minutos, por intermédio de Jonas, que surgiu entre os centrais para cabecear para o fundo das redes, após um cruzamento certeiro de André Almeida. O golo do brasileiro era um duro golpe nas aspirações dos minhotos, que até vinham a crescer na partida, com quatro remates até então, um deles à baliza.
  • Mesmo sem qualquer remate enquadrado ou passe para finalização, Krovinovic dava nas vistas. O médio croata chegou aos 70 minutos da partida com três máximos “encarnados”: oito duelos ganhos em dez disputados, três faltas sofridas e 32 passes no meio-campo adversário.
  • E foi então que surgiu o golo que relançou o jogo. Paulinho aproveitou uma indecisão de Bruno Varela e cabeceou para o fundo das redes, naquele que era o seu primeiro remate enquadrado até então. Na origem da jogada esteve um cruzamento certeiro de Ricardo Horta, o primeiro da partida para o camisola 21 dos minhotos.
  • O golo deu novo alento ao SC Braga, que chegou aos últimos cinco minutos da partida com dez remates, metade deles à baliza. O lateral Jefferson dava nas vistas com os seus três passes para finalização, igualando Cervi, que era até então líder isolado.
  • Já ao cair do pano, Raúl Jiménez apontou o golo da tranquilidade, num remate de primeira após um cruzamento certeiro de Cervi, redimindo-se de uma ocasião flagrante desperdiçada minutos antes, num lance em que se viu cara a cara com Matheus.

O Homem do Jogo

Salvio abriu o caminho para a vitória do Benfica com um golo madrugador, mantendo um nível elevado até ao apito final. Para além do tento que apontou, num dos dois remates à baliza que fez, o extremo argentino somou três dribles eficazes, em seis tentativas, 32 passes certos, nove duelos ganhos, três desarmes e outras tantas faltas sofridas. Tudo somado, Salvio deixa o Minho com a nota mais alta nos  GoalPoint Ratings, 6.5, ficando apenas umas centésimas acima de Jonas.

https://twitter.com/_Goalpoint/status/952280253015183360

Jogadores em foco

  • Jonas 6.5 – Voltou a fazer das suas ao marcar um golo (o seu 21º no campeonato), num dos dois remates enquadrados da sua autoria. Errou apenas dois dos 21 passes que fez e foi feliz na única vez que arriscou o drible.
  • Franco Cervi 6.2 – Não rematou, mas deu a marcar, contabilizando duas assistências em quatro passes para finalização. No entanto, não conseguiu aproveitar nenhuma das quatro tentativas de drible e falhou 12 dos 35 passes que fez, sete delas no seu próprio meio-campo.
  • Bruno Varela 5.4 – Cometeu um erro resultante em golo, o que penalizou gravemente a sua nota final, e falhou mais passes do que acertou (14-13). Pela positiva, contabilizou cinco defesas, três delas a remates de dentro da área.
  • Lazar Rosic 5.0 – De um erro seu resultou um golo benfiquista. Ainda assim, a sua exibição teve vários pontos positivos: três remates, um deles enquadrado, 69 passes eficazes, nove deles longos, 94 toques e quatro duelos aéreos ganhos em outros tantos disputados.
  • Fábio Martins 4.6 – Teve a pior nota da noite. Fez apenas 12 passes, só seis eficazes, cometeu três faltas e falhou três desarmes. Arriscou por duas vezes o remate, mas em nenhum dos casos conseguiu enquadrar a bola com a baliza.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Câmara de Lisboa admite que SMS da EMEL foi uma situação "excecional"

A Proteção Civil municipal "considerou relevante" utilizar a base de dados da EMEL para enviar a SMS sobre os riscos da tempestade Leslie, "dada a necessidade de alertar o maior número de pessoas", revelou o …

China diz que campos de reeducação no Xinjiang servem para "treinos vocacionais"

O governador da região do Xinjiang, extremo noroeste da China, descreveu hoje o internamento massivo de membros da minoria étnica chinesa de origem muçulmana uigure como um "sistema de formação" que "salva" do extremismo religioso. Shohrat …

Rio acusa Governo de "partidarização" ao escolher Galamba para secretário de Estado

O presidente do PSD, Rio Rio, acusou esta segunda-feira o Governo de estar a “partidarizar a pasta da Energia”, reagindo a notícias que dão conta de que o deputado do PS João Galamba é o …

Encontrado vestígio de vida animal mais antigo de sempre

Investigadores da Universidade da Califórnia afirmam ter descoberto o vestígio mais antigo de vida animal conhecido, de formas de vida que existiram há mais de 635 milhões de anos. O estudo publicado esta segunda-feira na revista …

Inundações no sul de França fazem 12 mortos

O número de mortos nas inundações na zona de Carcassonne, na região de Aude, no sudoeste de França, subiu para 12, anunciaram nesta segunda-feira as autoridades, referindo que há uma pessoa desaparecida. O primeiro-ministro francês, Édouard …

Ursos polares famintos estão a comer baleias (e isso ajuda-os a sobreviver ao aquecimento)

Há mais de um ano, ursos polares reuniram-se num ilha ao largo da costa norte da Sibéria para devorar uma baleia morta. Um estudo recente defende que, no passado geológico, os ursos polares podem ter …

Morreu Paul Allen, cofundador da Microsoft

Paul Allen, cofundador da Microsoft, morreu com 65 anos durante a tarde desta segunda-feira, anunciou a sua empresa, a Vulcan Inc, em nome da família.  Paul Allen tinha retomado recentemente tratamentos contra um linfoma não-Hodgkin, diagnosticado …

Todas as missões da NASA deveriam procurar vida extraterrestre

A procura por sinais de vida alienígena deve fazer parte de todas as missões futuras da NASA. A organização deve expandir o seu leque sobre possíveis sinais extraterrestres, de forma a conseguir identificá-los, aponta um …

Cientistas alcançam a primeira aceleração de eletrões em ondas de plasma

Físicos demonstraram uma nova técnica para acelerar eletrões a energias muito altas em distâncias muito curtas, uma técnica que permitirá alcançar novos avanços na física de partículas a preços mais modestos. O Large Hadron Collider (LHC) …

Casais de ratos do mesmo sexo tiveram crias

Cientistas da Academia Chinesa fizeram nascer crias de ratos de casais do mesmo sexo através de uma nova técnica que utiliza células estaminais modificadas. A nova técnica desenvolvida pelos cientistas chineses mistura células estaminais modificadas que …