Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

Manuel Fernando Araújo / Lusa

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham conseguido em 2013.

Um golo de Ricardo Horta ao ‘cair do pano’ deu hoje a vitória ao Sporting de Braga sobre o FC Porto, 1-0, e consequente conquista da Taça da Liga, a segunda da história dos minhotos.

O golo surgiu aos 90+5 minutos, com o extremo a aproveitar um ressalto num defesa portista após remate de Fransérgio e a não perdoar diante de Diogo Costa.

O Sporting de Braga vence pela segunda vez na sua história a Taça da Liga, batendo, tal como em 2013, o FC Porto por 1-0. Rúben Amorim, que como jogador venceu seis Taças da Liga, incluindo a de há sete anos pelo Braga, continua a sua senda 100% vitoriosa, vencendo um troféu ao seu 5º jogo no comando técnico dos ‘arsenalistas.

À quarta final, o FC Porto volta a não conseguir vencer o troféu que lhe falta no museu, a nível nacional, tendo deixado uma imagem ‘pálida’ na segunda parte.

Na última de três edições consecutivas da ‘final four’ da Taça da Liga realizada em Braga, os minhotos foram mais felizes, mas fizeram por isso, numa partida equilibrada, com uma primeira parte bem mais interessante.

Depois do triunfo sobre o Sporting, na primeira meia-final (2-1), na terça-feira, Rúben Amorim fez apenas uma alteração no ‘onze’ com o regresso de Palhinha, tal como o FC Porto, que bateu o Vitória de Guimarães no apuramento para a final (2-1), na quarta-feira, com o também número ‘6′ Danilo a voltar à equipa.

Como contra os ‘leões’, os bracarenses voltaram a entrar muito fortes e, logo aos cinco minutos, estiveram muito perto de marcar: Ricardo Horta rematou à barra e, na sequência, Fransérgio amorteceu para Paulinho no ‘coração’ da área, mas o avançado escorregou no momento do remate, valendo também um bom corte de Alex Teles.

Mais ligado ao jogo, o Braga voltou a criar muito perigo pouco depois, mas Alex Teles foi novamente providencial a dar o ‘corpo às balas’ a um remate de Ricardo Horta, parando um lance de golo iminente (13).

O FC Porto demorou a acertar e ‘acordou’ quando, após um mau passe de Bruno Viana, Luiz Diaz rematou por cima (17).

Mas as duas grandes ocasiões do FC Porto surgiram aos 38 minutos num espaço de poucos segundos: lançado por Otávio, Corona permitiu a defesa de Matheus e, na recarga, já bem dentro da pequena área, Soares preferiu a força à colocação e a bola esbarrou na trave.

Rúben Amorim lançou Trincão logo aos 50 minutos (saiu Galeno) e, pouco depois, foi obrigado a mexer novamente dada a lesão de Tormena – entrou Wallace (56).

Sérgio Conceição esgotou as substituições em apenas seis minutos, lançando Romário Baró (72), Uribe (74) e Wilson Manafá (78) para os lugares de Sérgio Oliveira, Danilo e Marega.

A segunda parte foi menos interessante porque houve muitas paragens por causa de assistência médica a jogadores de ambas as equipas, o que retirou muito ritmo à partida e poucos foram os lances de perigo nas duas balizas.

O melhor deles, antes do golo, apareceu só aos 90+1 minutos, quando Raul Silva cabeceou à barra após livre de João Novais, entrado instantes antes e, aos 90+5, surgiu o tal tento do oportuno Ricardo Horta, que marcou o seu 17.º golo da temporada.

Conceição coloca lugar à disposição

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, colocou hoje o lugar à disposição da administração do clube, após a derrota na final da Taça da Liga.

Na ‘flash interview’ da Sport TV, o técnico luso, campeão pelos ‘dragões’ em 2017/18, disse ter colocado o lugar “à disposição do presidente” e afirmou que os ‘azuis e brancos’ estão “sem união dentro do clube”.

Este sábado, o CM adiantava já que técnico do FC Porto deixaria o comando da equipa no fim da temporada. Segundo o jornal, o treinador está cada vez mais isolado na estrutura portista e nem uma eventual conquista do campeonato ou da Liga Europa deve atenuar a situação.

O matutino acrescenta que a derrota em casa com o Braga, no passado fim de semana, gelou o Dragão e caiu muito mal na SAD portista. O resultado de 1-2 frente aos bracarenses deixou o FC Porto a 7 pontos do Benfica, que no mesmo dia foi a ALvalade vencer o Sporting por 2-0.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma vez continuo a afirmar que o Sérgio Conceição não me convence e de que o Pinto da Costa começa a ficar fora de prazo!

RESPONDER

“Está tudo em aberto”. Capitães de Abril admitem abandonar celebrações (e desfile pode ser cancelado)

Após a polémica levantada pela exclusão da Iniciativa Liberal do cortejo, o presidente da Associação 25 de Abril (A25A), Vasco Lourenço, convocou uma reunião da comissão promotora do tradicional desfile comemorativo do 25 de Abril, …

Governo vai usar empréstimos para capitalizar empresas a fundo perdido. Estradas terão financiamento nacional

O Governo pode vir a usar os 2,3 mil milhões adicionais do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para reforçar os capitais próprios das empresas e este dinheiro pode ser canalizado via subvenções a fundo …

Clubes que desistiram da Superliga vão ter de pagar multa (que pode ser de 300 milhões)

Os clubes que desistiram da ideia de formar uma Superliga Europeia vão ter de pagar uma multa. Apenas Real Madrid e Barcelona ainda não anunciaram a sua saída. Os relatos relativamente ao valor da coima variam …

Antiga moradia do Gerês de CR7 não vai ser demolida. O crime prescreveu

Apesar da IGAMAOT considerar que a construção foi executada à revelia do projeto aprovado, o Ministério Público diz que o caso tem de ser arquivado porque o crime prescreveu. De acordo com o que noticia o …

"Passaporte dourado". Férias, doações ou investimentos: o esquema de Malta para vender a sua nacionalidade

Malta, membro da União Europeia e do espaço Schengen, começou a vender a nacionalidade maltesa há mais de oito anos. Contudo, e-mails da empresa facilitadora, a Henley & Partners, mostram que a "ligação genuína" ao …

Aprovadas alterações à lei eleitoral autárquica. Eleitores em confinamento podem votar em casa e em lares

A Assembleia da República aprovou esta quinta-feira, por maioria, as alterações à lei eleitoral autárquica, que dá resposta às reivindicações dos movimentos de autarcas independentes que se queixavam de dificultar as candidaturas. Votaram a favor PS, …

Sporting interessado em Claudinho, estrela da Red Bull

O Sporting está à procura de reforços para o ataque, tendo em vista já a próxima temporada. Claudinho, do Red Bull Bragantino, é um dos favoritos. O principal foco do Sporting para esta temporada é conquistar …

Sondagem. Operação Marquês faz PS cair e PSD subir

O PSD subiu quatro pontos percentuais na mais recente sondagem, enquanto o PS desceu dois pontos. A decisão da Operação Marquês pode ter tido influência nas intenções de voto. A mais recente sondagem ICS/ISCTE para o …

Cristiano Ronaldo quer regressar ao Manchester United, avança imprensa italiana

O jornal Gazzetta dello Sport escreve que Cristiano Ronaldo quer regressar ao Manchester United, podendo fazê-lo já no final desta temporada. Não seria a primeira vez que se falava do interesse do Manchester United em Cristiano …

Os antigos egípcios tinham uma fixação por gatos. A explicação é mórbida

Os antigos egípcios são conhecidos pela sua adoração por gatos. Ao contemplar peças elaboradas por este povo, são muitas as homenagens aos bichos de quatro patas: desde estátuas gigantescas a joias complexas. Mas por que …