Braço direito do líder do Estado Islâmico morto no Iraque

Ataques aéreos no norte do Iraque mataram hoje o principal ajudante do chefe do Estado Islâmico (EI), Abu Bakr al-Baghdadi, disse o principal chefe militar iraquiano à AFP.

“Aviões de guerra iraquianos fizeram uma operação hoje, que resultou na morte de Abu Hajr al-Suri”, afirmou o general Babaker Zebari.

Este dirigente militar adiantou que os ataques na província de Nineveh foram “baseados em informação exata” e que o alvo foi destruído.

Não foi possível confirmar de fonte independente a morte de Al-Suri.

A zona onde os ataques foram realizados, localizada entre Mossul e Tal Afar, está fora do controlo governamental, o que coloca grandes obstáculos à confirmação de Suri.

Os militantes do EI lançaram uma grande ofensiva em junho, conquistando a segunda cidade iraquiana, Mossul, espalhando-se depois por muita da área onde dominam os sunitas.

Este grupo, que também controla porções importantes de território sírio, declarou um “califado” islâmico, na qual tem realizado uma série de atrocidades que chocaram o mundo.

O EI lançou uma ofensiva no Iraque em julho, empurrando as forças curdas para a capital da sua região autónoma, o que suscitou uma campanha de ataques aéreos por parte dos EUA que lhe provocou perdas territoriais.

O governo federal conseguiu o seu primeiro sucesso militar neste conflito no domingo, quando forças iraquianas, milícias xiitas e combatentes curdos romperam um cerco do EI à cidade de Amerli e áreas circundantes, que durava há meses.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ainda gostava de saber quanto sofrimento é preciso para que uma data de países se juntem e cheguem lá aquele sítio e digam aquela gente….tem 5 minutos para cavar um buraco e nunca mais aparecerem á face da Terra que nós vamos começar a derreter isto de uma ponta a outra….
    A ideia que isto dá é que parece que estamos aleijadinhos e eles sãos os gajos rijos! Isto é uma palhaçada!

RESPONDER

EUA já gastaram quase tanto com a covid-19 como com a II Guerra Mundial

Até ao momento, os Estados Unidos da América gastaram quase tanto com a pandemia de covid-19 como gastaram com a II Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial travou-se entre 1939 e 1945 e deixou milhões de …

Sporting recusou proposta de 32 milhões por Joelson Fernandes

O Sporting CP rejeitou uma proposta de 32 milhões de euros do Arsenal por Joelson Fernandes. Os 'leões' pedem 45 milhões pelo jovem extremo de 17 anos. Continua o leilão pela promessa sportinguista Joelson Fernandes. Depois …

CIA tentou desenvolver um "drone-pássaro" nuclear para espiar a União Soviética na Guerra Fria

Durante a Guerra Fria, a CIA tentou desenvolver um drone nuclear do tamanho de um pássaro para espiar a União Soviética e outros países do bloco comunista. Porém, o projeto nunca foi concluído. De acordo com …

Para combater o desperdício, China acaba com os banquetes tradicionais

Conhecidos pela gastronomia e pelo bom apetite, os chineses terão de adotar a austeridade, invertendo a tradição, que exige que sejam servidos à mesa tantos pratos quantos forem os convidados e mais um. A nova regra …

Com apenas 4 dólares é possível dormir na última Blockbuster. E ainda participa na festa pijama

Já sente saudades de sair de casa para ir alugar um filme e comprar umas pipocas? A última loja da icónica Blockbuster está agora disponível no Airbnb. A antiga loja da cadeia americana pode ser …

Espanha com quase mais 3.000 novos casos. É o maior aumento desde maio

Espanha registou o maior número de infeções de covid-19 desde o final de maio, com 2.935 novos casos nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde, ressalvando que o balanço inclui dados de Madrid …

Escolas devem reabrir normalmente. Governo preparado para decisões diferentes

As escolas devem reabrir em situação de normalidade e só uma evolução negativa da pandemia levará a decisões contrárias, de maior ou menor alcance, que o Governo disse esta quinta-feira estar preparado para tomar. Na conferência …

Família de ativista saudita teme que esteja a ser torturada na prisão

Familiares de uma importante ativista dos direitos das mulheres da Arábia Saudita, detida desde maio de 2018, temem que esteja a ser torturada na prisão, uma vez que não dá notícias há vários meses. Loujain al-Hathloul, …

Governo disponível para retomar reuniões no Infarmed (mas nega falta de informação)

O Governo manifestou esta quinta-feira “abertura para retomar as reuniões” no Infarmed sobre o ponto de situação da epidemia de covid-19, mas rejeitou falhas na informação ao parlamento e aos partidos. Na conferência de imprensa do …

Israel e Emirados Árabes Unidos alcançam "acordo histórico" mediado pelos Estados Unidos

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta quinta-feira que Israel e os Emirados Árabes Unidos concordaram em estabelecer relações diplomáticas plenas, como parte de um acordo para impedir a anexação israelita de terras ocupadas pelos …