O BPI interpôs um processo no Tribunal do Funchal, na Madeira, para cobrar uma dívida de 5 cinco milhões de euros ao marido da empresária Isabel dos Santos.
A notícia é avançada este sábado pelo Diário de Notícias da Madeira, que dá conta que a ação em causa abrange o marido de Isabel dos Santos, Sindika Dokolo, e a sua empresa Dorsay SGPS, com sede nacional no Funchal.
A sociedade foi apontada como detentora de participações no sector cimenteiro angolano, precisa o mesmo jornal, que sublinha que várias empresas ligadas à filha do ex-Presidente de Angola continuam na mira de processos judiciais em Portugal e Angola.
A Dorsay SGPS esteve perto de ser dissolvida oficiosamente pelas autoridades portuguesas por não entregarem contas anuais desde 2016.
Este problema foi resolvido em fevereiro passado.
Segundo a Procuradoria-Geral da República de Angola, correm contra Isabel dos Santos vários processos de natureza cível e criminal, em que o Estado reivindica valores superiores a cinco mil milhões de dólares (4,6 mil milhões de euros).
Em janeiro, o Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação revelou também mais de 715 mil ficheiros, sob o nome de ‘Luanda Leaks’, que detalham alegados esquemas financeiros de Isabel dos Santos e do marido, que lhes terão permitido retirar dinheiro do erário público angolano através de paraísos fiscais.
Se fosse um cliente vulgar, como não estaria a coisa…