/

BPI quer cobrar dívida de quase 5 milhões ao marido de Isabel dos Santos

1

Manuel Araújo / Lusa

Isabel dos Santos

O BPI interpôs um processo no Tribunal do Funchal, na Madeira, para cobrar uma dívida de 5 cinco milhões de euros ao marido da empresária Isabel dos Santos.

A notícia é avançada este sábado pelo Diário de Notícias da Madeira, que dá conta que a ação em causa abrange o marido de Isabel dos Santos, Sindika Dokolo, e a sua empresa Dorsay SGPS, com sede nacional no Funchal.

A sociedade foi apontada como detentora de participações no sector cimenteiro angolano, precisa o mesmo jornal, que sublinha que várias empresas ligadas à filha do ex-Presidente de Angola continuam na mira de processos judiciais em Portugal e Angola.

A Dorsay SGPS esteve perto de ser dissolvida oficiosamente pelas autoridades portuguesas por não entregarem contas anuais desde 2016.

Este problema foi resolvido em fevereiro passado.

Segundo a Procuradoria-Geral da República de Angola, correm contra Isabel dos Santos vários processos de natureza cível e criminal, em que o Estado reivindica valores superiores a cinco mil milhões de dólares (4,6 mil milhões de euros).

Em janeiro, o Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação revelou também mais de 715 mil ficheiros, sob o nome de ‘Luanda Leaks’, que detalham alegados esquemas financeiros de Isabel dos Santos e do marido, que lhes terão permitido retirar dinheiro do erário público angolano através de paraísos fiscais.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.