/

Bombardeiros russos mataram 2099 civis na Síria

1

Dmitriy Pichugin / Wikimedia

Alinhamento de aviões bombardeiros Tupolev Tu-95 ‘Bear’ da Força Aérea da Rússia

Pelo menos 6.340 pessoas morreram nos últimos oito meses na Síria em bombardeios da aviação russa, aliada do governo de Damasco, segundo dados publicados esta segunda-feira pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos, OSDH.

Entre os mortos registados pelo Observatório, 2.099 eram civis. Destes, cerca de 500 eram menores de idade e 318 eram mulheres.

Os ataques da força aérea russa causaram 2.270 baixas nas fileiras do Estado Islâmico e 1.971 entre as organizações rebeldes sírias, além da Frente Al-Nosra, grupo extremista afiliado à Al-Qaeda na Síria, e do Exército Islâmico do Turquemenistão.

A Rússia começou a 30 de setembro de 2015 uma campanha de bombardeamentos na Síria, cuja guerra civil teve início em meados de março de 2011.

Tanto Moscovo como Damasco têm afirmado que os ataques são contra organizações terroristas, mas o Observatório e opositores asseguram que os aviões russos também têm como alvo zonas residenciais e bases de forças de oposição ao regime sírio, como o Exército Sírio Livre.

Segundo um relatório publicado pelo OSDH em março do ano passado, quatro anos de guerra civil na Síria tinham provocado a morte a 215.218 pessoas – entre as quais, 102.831 civis.

ZAP / Lusa / ABr

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.