“Idiotas”. Bolsonaro critica pessoas que mantêm isolamento social na pandemia

Marcos Corrêa / PR

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, criticou os brasileiros que seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e mantêm isolamento social na pandemia, a quem chamou de ‘idiotas’, em conversa com os seus apoiantes, em Brasília.

Apesar de o Brasil continuar a ser o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, o Presidente brasileiro continua a não seguir as recomendações da OMS para combater a covid-19.

“O agro [negócio] realmente não parou. Tem uns idiotas aí, o ‘fique em casa’. Tem alguns idiotas que até hoje ficam em casa. Se o campo tivesse ficado em casa, esse cara tinha morrido de fome, esse idiota tinha morrido de fome”, disse Bolsonaro esta segunda-feira.

“E daí ficam reclamando de tudo. Agora, quem tem salário fixo ou tem uma gorda aposentadoria [pensão por reforma], aí pode ficar em casa a vida toda, sem problema nenhum”, acrescentou.

Jair Bolsonaro é um crítico das medidas restritivas determinadas por autoridades locais no Brasil por acreditar que atrapalham a economia do país.

O Presidente brasileiro nega seguir protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias, como o uso de máscara e o distanciamento social, e costuma defender medicamentos com eficácia não comprovada como a cloroquina no tratamento do vírus SARS-CoV-2, causador da covid-19.

No fim de semana, apoiantes de Bolsonaro promoveram marchas e manifestações em algumas cidades para expressar o seu apoio num momento em que a popularidade do Presidente está no nível mais baixo desde que assumiu o cargo (24%), segundo levantamento publicado pelo Instituto Datafolha.

Os eventos, que aconteceram em menos cidades do que o planeado e com menor número de participantes, foram convocados por grupos de apoio a Bolsonaro, como evangélicos, motoristas de camiões e produtores rurais.

No sábado, as manifestações tiveram gritos e discursos de apoio ao Governo e críticas a uma investigação aberta por uma comissão do Senado sobre as omissões e falhas no combate à pandemia.

Os manifestantes também criticaram as medidas de isolamento social impostas pelos governos regionais para combater o novo coronavírus, rejeitadas por Bolsonaro, bem como as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que contrariam o Governo brasileiro.

O Brasil contabiliza 435.751 vítimas mortais e mais de 15,6 milhões de casos confirmados de covid-19.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.381.042 mortos no mundo, resultantes de mais de 162,9 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Perdura no poder….não é ?????………. En termos de insultos dirigidos ao Povo Brasileiro, este é só mais un para memoria futura. Elegeram este psicopata, aturem-o !…

    • Talvez seja interessante procurar um pouco mais de informação antes de tecer julgamentos. Sou português, vivo no Brasil há 9 anos. Ele não é o que o país precisa, mas é o melhor presidente que vi até hoje nestas terras de ver a cruz.

      • Se este é o melhor… Nem quero ver o pior! Um homem que até quer que milhares de brasilerios morram, e você acha que “é o melhor presidente que vi até hoje nestas terras de ver a cruz.” Algo se passa de muito errado consigo… A menos que esteja de acordo com ele. Nesse caso você é tão mau como ele.

      • Deves ser Brasileiro e Bolsonarista de certeza. Essa forma de escrever não engana ninguem!
        É sem dúvida o pior Presidente que o Brasil teve. É tudo o que o “atento” referiu e muito mais. o homem é Homicida, Psicopata, Genocida e paranoico… para além de ladrão.
        (Só para tua informação, eu sou realmente Portugues e estou aqui à mais tempo que tu… e bem mais perto do que eu gostaria de estar desse individuo)

        Só como observação… esse individuo abre a boca para falar umas merd*s mas já se vacinou assim que a vacina apareceu disponível por cá. Ele fala de garganta… mas quero-o ver resistir à 3a onda que por aí vem.

    • Brasil é uma terra de ilusões. Festejam um Carnaval para esconder um ano todo de pobreza, doença, miséria a todos os níveis… uma ilusão de vida… por isso muitos brasileiros estão a fugir para outros países… são os que abriram os olhos

RESPONDER

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …

Paquistão. Quem não se vacinar pode ficar sem acesso ao telemóvel

O governo regional de Punjab, no Paquistão, decidiu que os cidadãos que não se vacinarem contra a covid-19 "ao fim de um certo tempo" podem ver o cartão SIM do seu telemóvel bloqueado. "Estamos a fazer …

Seleção Nacional testa negativo na véspera da estreia no Europeu

Depois do susto de João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, a seleção nacional respira de alívio na véspera da estreia no Europeu, depois de ter testado negativo à covid-19. Esta segunda-feira de manhã, a …

Associação quer que os testes em eventos culturais sejam gratuitos

A Associação Espetáculo - Agentes e Produtores Portugueses defendeu que os testes de diagnóstico à covid-19 devem ser gratuitos em eventos culturais. A Associação Espetáculo – Agentes e Produtores Portugueses defendeu, este domingo, que os testes …

Advogados repudiam declarações de Cabrita sobre agendamentos do SEF

Um grupo de advogados repudiou as declarações do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que atribuem a um escritório de advogados a responsabilidade pelo mau funcionamento do sistema de agendamentos para atribuição de vistos de …

Fundo Azul só aplicou um quarto do orçamento desde 2016

O Fundo Azul tem tido um orçamento anual de 13 milhões de euros nos últimos cinco anos, mas não tem gasto três quartos desde 2016. Em cinco anos, o Fundo Azul entregou apenas 17 milhões de …

Polónia 1-2 Eslováquia | Paulo Sousa surpreendido no arranque

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, entrou hoje da pior forma no Euro2020, ao perder por 2-1 com a Eslováquia, em encontro do Grupo E, disputado em São Petersburgo, na Rússia. O guarda-redes Wojciech …

Agostinho Branquinho nega tráfico de influências na construção de hospital em Valongo

O antigo deputado Agostinho Branquinho negou esta segunda-feira qualquer envolvimento ou tráfico de influências junto da Câmara de Valongo, no processo de licenciamento e construção do Hospital de São Martinho, naquele concelho do distrito do …

Estádio Sp. Braga

17 anos depois, Câmaras ainda devem 55 milhões dos estádios do Euro 2004 (só 2 já pagaram tudo)

Apenas duas Câmaras municipais já não têm dívidas no âmbito da construção de estádios para o Euro 2004. Ao cabo de 17 anos, as autarquias ainda têm cerca de 55 milhões de euros para pagar …

PSD quer aumentar penas para corrupção por políticos em funções e evitar megaprocessos

O PSD quer agravar as penas de prisão para crimes de corrupção, sobretudo quando cometidas por políticos, mas admite a dispensa ou atenuação da pena em caso de colaboração, e apresenta propostas para evitar os …