“Idiotas”. Bolsonaro critica pessoas que mantêm isolamento social na pandemia

Marcos Corrêa / PR

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, criticou os brasileiros que seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e mantêm isolamento social na pandemia, a quem chamou de ‘idiotas’, em conversa com os seus apoiantes, em Brasília.

Apesar de o Brasil continuar a ser o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, o Presidente brasileiro continua a não seguir as recomendações da OMS para combater a covid-19.

“O agro [negócio] realmente não parou. Tem uns idiotas aí, o ‘fique em casa’. Tem alguns idiotas que até hoje ficam em casa. Se o campo tivesse ficado em casa, esse cara tinha morrido de fome, esse idiota tinha morrido de fome”, disse Bolsonaro esta segunda-feira.

“E daí ficam reclamando de tudo. Agora, quem tem salário fixo ou tem uma gorda aposentadoria [pensão por reforma], aí pode ficar em casa a vida toda, sem problema nenhum”, acrescentou.

Jair Bolsonaro é um crítico das medidas restritivas determinadas por autoridades locais no Brasil por acreditar que atrapalham a economia do país.

O Presidente brasileiro nega seguir protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias, como o uso de máscara e o distanciamento social, e costuma defender medicamentos com eficácia não comprovada como a cloroquina no tratamento do vírus SARS-CoV-2, causador da covid-19.

No fim de semana, apoiantes de Bolsonaro promoveram marchas e manifestações em algumas cidades para expressar o seu apoio num momento em que a popularidade do Presidente está no nível mais baixo desde que assumiu o cargo (24%), segundo levantamento publicado pelo Instituto Datafolha.

Os eventos, que aconteceram em menos cidades do que o planeado e com menor número de participantes, foram convocados por grupos de apoio a Bolsonaro, como evangélicos, motoristas de camiões e produtores rurais.

No sábado, as manifestações tiveram gritos e discursos de apoio ao Governo e críticas a uma investigação aberta por uma comissão do Senado sobre as omissões e falhas no combate à pandemia.

Os manifestantes também criticaram as medidas de isolamento social impostas pelos governos regionais para combater o novo coronavírus, rejeitadas por Bolsonaro, bem como as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que contrariam o Governo brasileiro.

O Brasil contabiliza 435.751 vítimas mortais e mais de 15,6 milhões de casos confirmados de covid-19.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.381.042 mortos no mundo, resultantes de mais de 162,9 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Perdura no poder….não é ?????………. En termos de insultos dirigidos ao Povo Brasileiro, este é só mais un para memoria futura. Elegeram este psicopata, aturem-o !…

    • Talvez seja interessante procurar um pouco mais de informação antes de tecer julgamentos. Sou português, vivo no Brasil há 9 anos. Ele não é o que o país precisa, mas é o melhor presidente que vi até hoje nestas terras de ver a cruz.

      • Se este é o melhor… Nem quero ver o pior! Um homem que até quer que milhares de brasilerios morram, e você acha que “é o melhor presidente que vi até hoje nestas terras de ver a cruz.” Algo se passa de muito errado consigo… A menos que esteja de acordo com ele. Nesse caso você é tão mau como ele.

      • Deves ser Brasileiro e Bolsonarista de certeza. Essa forma de escrever não engana ninguem!
        É sem dúvida o pior Presidente que o Brasil teve. É tudo o que o “atento” referiu e muito mais. o homem é Homicida, Psicopata, Genocida e paranoico… para além de ladrão.
        (Só para tua informação, eu sou realmente Portugues e estou aqui à mais tempo que tu… e bem mais perto do que eu gostaria de estar desse individuo)

        Só como observação… esse individuo abre a boca para falar umas merd*s mas já se vacinou assim que a vacina apareceu disponível por cá. Ele fala de garganta… mas quero-o ver resistir à 3a onda que por aí vem.

    • Brasil é uma terra de ilusões. Festejam um Carnaval para esconder um ano todo de pobreza, doença, miséria a todos os níveis… uma ilusão de vida… por isso muitos brasileiros estão a fugir para outros países… são os que abriram os olhos

RESPONDER

Arqueólogos descobriram que viveram pessoas no "Stonehenge alemão"

Arqueólogos descobriram que viveram pessoas no "Stonehenge alemão", um local arqueológico conhecido pelas evidências de rituais e sacrifícios humanos. De acordo com o site Live Science, uma equipa de arqueólogos encontrou cerca de 130 casas no …

Preços das casas não subiam tanto há mais de dois anos

Os preços da habitação registaram uma subida de 2,5% em relação ao mês anterior. Não subiam tanto há mais de dois anos. O preço de venda das casas em Portugal Continental registou um aumento de 2,5% …

Tragédia de Pedrógão pode "repetir-se em vários locais deste país"

Após quatro anos do grande incêndio que vitimou 66 pessoas, a região de Pedrógão Grande está de novo em ponto de combustão. A 17 de junho de 2017 o incêndio de Pedrógão Grande matou 66 …

"Apocalipse dos insetos". Novos dados associam queda de população a barragens

A população de insetos está em declínio, naquilo a que chamam de "Apocalipse dos insetos". Um novo estudo associa este problema às barragens. Os insetos são o grupo de animais mais numeroso do planeta. Existem cerca …

PS com o pior resultado desde março de 2020. Direita rejubila

Na nova sondagem da Intercampus, realizada para o Jornal de Negócios e o CM/CMTV, todos sobem nas intenções de voto menos o PS. A mais recente sondagem da Intercampus, realizada para o Jornal de Negócios e …

Nova tabela de preços da ADSE adiada para setembro

A nova tabela de preços da ADSE sofreu mais um adiamento e só entrará em vigor em setembro, revelou a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão. A nova tabela de preços …

Vacinação da faixa etária 20-29 começa a "meio de julho"

No habitual espaço de comentário na SIC, este domingo à noite, Luís Marques Mendes anunciou que a vacinação dos jovens entre os 20 e os 29 anos vai, afinal, começar a "meio de julho". A vacinação …

Cientistas descobrem compostos promissores para tratar cancro do fígado mortal

Investigadores descobriram algumas classes de terapêuticos que destroem as células tumorais fibrolamelares que crescem em ratos e testaram-nas em células humanas extraídas de tumores. As opções de tratamento para o cancro do fígado mortal, chamado carcinoma …

Governo sueco na corda bamba. Moção de censura pode fazê-lo cair

Depois de, neste domingo, ter falhado a tentativa de acordo parlamentar, o Governo sueco enfrenta hoje uma prova de fogo. Esta segunda-feira, o Governo da Suécia pode cair se o Parlamento aprovar a moção de censura. Segundo …

Conseguirão os humanos compreender baleiês? Cientistas acreditam que sim

Uma equipa de investigadores está a tentar recolher e decifrar os sons emitidos por cachalotes, para compreender a sua linguagem. Os cachalotes estão entre os animais mais barulhentos do planeta, produzindo sons de rangidos, batidas e …