Lula tomou posse — e Bolsonaro “fugiu do país para não ser preso”

13

Bruna Prado / EPA

Jair Bolsonaro viajou para os Estados Unidos da América enquanto, oficialmente, ainda era presidente do Brasil.

O Brasil tem um novo presidente da República. Um novo/velho: Lula da Silva tomou posse neste domingo, precisamente 20 anos depois da sua primeira tomada de posse.

Em 2011 foi a vez de Dilma Rousseff liderar o país, sendo destituída em 2016 e substituída por Michel Temer.

Depois chegou Jair Bolsonaro. O presidente eleito em 2018 não conseguiu a reeleição quatro anos depois – algo inédito no Brasil, neste século.

Lula tomou posse no dia 1 de Janeiro, como é habitual. Dois dias antes, na sexta-feira passada, o seu antecessor deixou o país.

Pela primeira vez desde 1988, o anterior presidente não estava no Brasil durante a tomada de posse do seu sucessor.

Jair Bolsonaro viajou para Orlando, nos Estados Unidos da América, num avião da Força Aérea brasileira – enquanto, oficialmente, ainda era presidente do Brasil.

O agora ex-presidente estará numa propriedade de outro ex-presidente: Donald Trump.

A versão oficial aponta para uma “agenda internacional” em Miami que vai durar até ao final de Janeiro.

Mas cronistas e comentadores sugerem que Bolsonaro fugiu do país e não deve voltar a entrar em território brasileiro.

Recorde-se que Jair Bolsonaro está envolvido em quatro processos judiciais, acusado de divulgação de notícias falsas sobre as vacinas anti-covid, revelação de dados secretos, notícias falsas sobre elementos do Supremo Tribunal Federal (STF) e interferência na Polícia Federal.

E a data não é por acaso: a partir deste domingo, 1 de Janeiro de 2023, Bolsonaro deixou de ser presidente e deixou de ter privilégios na Justiça e teria de responder a todos os processos na Justiça comum. A Polícia Federal pode agora prosseguir com as investigações sem autorização do STF.

Por isso, e alegadamente seguindo orientações dos seus advogados, deixou o Brasil antes do dia 1 de Janeiro.

“Bolsonaro não foi para os EUA. Abandonou o Governo da Nação antes da conclusão do seu mandato. No meu entender, ele está a empreender uma fuga pelo conjunto de crimes que terá que responder”, avisou o senador Randolfe Rodrigues, líder do novo Governo no Congresso.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

13 Comments

  1. O pupilo imita o mestre e mete-se debaixo da sua asa. Que bela parelha de facínoras! Quem serão os seus herdeiros políticos?

      • “a ofender a Dilma Rousseff e o Lula”…não percebi. Quem está a ofender esses dois? Não sou eu, pois eu refiro-me é ao Jair e o Donald. Só for você…

  2. Quem nada tem a temer , não foge a suas responsabilidades ! . A Ideologia , Postura e Educação de Bolsonaro , durante quatro Anos foi o que foi ……. mas enfim há que goste deste tipo de “Criaturas” ! … Verdade , também é , que no Universo Pulhitico a nível Mundial , é quasi impossível de retirar uma maçã sã dessa “fruteira” !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.