Bolívia avança para a energia nuclear

Alain Bachellier / Flickr

Evo Morales, Presidente da Bolívia

Evo Morales, Presidente da Bolívia

O Presidente boliviano, Evo Morales, disse esta quinta-feira que o seu país está a trabalhar no desenvolvimento da energia nuclear, para o que conta com a ajuda da Argentina.

“Estamos a trabalhar na energia nuclear para propósitos pacíficos, para fins médicos”, disse Morales, durante a abertura de um seminário sobre gás e energia, em Santa Cruz, situada a 900 quilómetros a leste de La Paz.

Morales já tinha indicado que tinha planos para desenvolver a energia nuclear na Bolívia, com a ajuda da Argentina e da França, mas sem especificar que medidas já tinham ido tomadas.

O Presidente boliviano adiantou que tinha aconselhado por peritos do seu país para não divulgar a sua intenção e começar as negociações bilaterais “em segredo e à porta fechada”.

A energia produzida deve ser destinada em primeiro lugar para consumo doméstico, mas também pode ser exportada, adiantou Morales.

“Imaginem o rendimento que a Bolívia pode conseguir”, acentuou.

No seu discurso, Morales disse também que era importante desenvolver energia nuclear porque “o país que tem controlo da energia é o país que tem poder, não o que tem mísseis ou muita prata”.

Em outubro de 2000, Morales fez declarações públicas com o então Presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, um seu aliado, sobre o fornecimento de tecnologia iraniana para uma central nuclear.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Então este EVO Morales é um idiota igual aos outros políticos, que fazem tudo, que a grande industria mundial manda. E onde ele vai deixar o lixo nuclear ? E quem vai cuidar as ruinas das usinas durante os proximos 100.000 anos ?

RESPONDER

Teste à covid-19

Subvariante da Delta identificada em Israel. Em Portugal há nove casos

Em Portugal, já foram detetados nove casos da variante AY4.2, subvariante da Delta, de acordo com o mais recente relatório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2. O …

FCSH diz que "não existe matéria que comprometa a integridade" do CV de Raquel Varela

O Conselho Científico da FCSH da Universidade Nova de Lisboa diz que não há "matéria que comprometa a integridade" do CV da investigadora Raquel Varela. A investigadora Raquel Varela viu-se envolvida numa polémica depois de ter …

Mexidas no PSD já se fazem sentir no pagamento de quotas dos militantes

Para além de no Conselho Nacional se ter superiorizado a Rio com os conselheiros a chumbarem o adiamento das eleições internas, Rangel conseguiu outra vitória que passou despercebida a alguns: o prolongar de prazos das …

No Reino Unido, o aumento de infeções está a causar preocupação. O que explica este cenário?

No Reino Unido, os casos e internamentos estão a subir, sendo que alguns especialistas já apelam a um regresso de algumas restrições antes do inverno. Mas o que pode estar a causar este aumento dos …

Flamengo acelera compra do Tondela e planeia chegar à Champions em sete anos

O Flamengo quer concluir a compra do Tondela até ao final do ano e planeia levar o clube à Liga Europa dentro de quatro anos e à Champions dentro de sete a oito anos. Num modelo …

Há hospitais em "estado de calamidade" por todo o país

Os presidentes das secções regionais da Ordem dos Médicos consideram que a situação que o SNS ultrapassa atualmente não é nova e que é culpa da "ausência de liderança por parte da tutela". A situação de …

O internacional português Cristiano Ronaldo a festejar um golo.

"O Teatro dos Sonhos está a arder" e Ronaldo foi o piromaníaco da reviravolta

Cristiano Ronaldo fez o golo que deu a vitória ao Manchester United, esta quarta-feira, frente à Atalanta. Bruno Fernandes também esteve em destaque. O Manchester United recebeu e venceu a Atalanta por 3-2, num jogo que …

Restos mortais encontrados junto a pertences do namorado de Petito em parque da Flórida

O FBI divulgou esta quarta-feira que foram encontrados restos mortais junto a alguns pertences do namorado de Gabby Petito. Brian Laundrie continua desaparecido desde setembro. Segundo noticia a Reuters, a descoberta ocorreu no Parque Ambiental Myakkahatchee …

Costa arrasa modelo de leilão do 5G "inventado" pela Anacom: é o "pior possível"

O primeiro-ministro considerou esta quarta-feira que o modelo de leilão para a quinta geração de comunicações móveis (5G) “inventado pela Anacom” é o “pior possível”, razão pela qual está a provocar um “atraso imenso” ao …

Lope Martín: O marinheiro afro-português que "abriu" o Pacífico e foi apagado da História

Lope Martín foi um marinheiro afro-português, injustamente acusado de traição, que foi primeiro a navegar das Américas para a Ásia e voltar. Entre 1415 e 1543, uma série de conquistas foram feitas por Portugal em viagens …