O Presidente boliviano, Evo Morales, disse esta quinta-feira que o seu país está a trabalhar no desenvolvimento da energia nuclear, para o que conta com a ajuda da Argentina.
“Estamos a trabalhar na energia nuclear para propósitos pacíficos, para fins médicos”, disse Morales, durante a abertura de um seminário sobre gás e energia, em Santa Cruz, situada a 900 quilómetros a leste de La Paz.
Morales já tinha indicado que tinha planos para desenvolver a energia nuclear na Bolívia, com a ajuda da Argentina e da França, mas sem especificar que medidas já tinham ido tomadas.
O Presidente boliviano adiantou que tinha aconselhado por peritos do seu país para não divulgar a sua intenção e começar as negociações bilaterais “em segredo e à porta fechada”.
A energia produzida deve ser destinada em primeiro lugar para consumo doméstico, mas também pode ser exportada, adiantou Morales.
“Imaginem o rendimento que a Bolívia pode conseguir”, acentuou.
No seu discurso, Morales disse também que era importante desenvolver energia nuclear porque “o país que tem controlo da energia é o país que tem poder, não o que tem mísseis ou muita prata”.
Em outubro de 2000, Morales fez declarações públicas com o então Presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, um seu aliado, sobre o fornecimento de tecnologia iraniana para uma central nuclear.
/Lusa
Então este EVO Morales é um idiota igual aos outros políticos, que fazem tudo, que a grande industria mundial manda. E onde ele vai deixar o lixo nuclear ? E quem vai cuidar as ruinas das usinas durante os proximos 100.000 anos ?