/

À procura de aprovar o orçamento, Bolieiro lançou “operação de charme”

António Araújo / Lusa

O presidente do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro

Bolieiro reuniu-se com representantes de todos os partidos com assento na Assembleia Legislativa Regional dos Açores para falar sobre a SATA. O objetivo terá sido lançar uma “operação de charme” para aprovar o orçamento para 2022.

A situação da SATA é um dos pontos nevrálgicos para aprovação das contas regionais de 2022. O Governo Regional de 2022 aproveitou uma reunião de várias horas à porta fechada para esclarecer dúvidas sobre a companhia aérea, escreve o NOVO.

Nesta reunião estiveram presentes representantes de todos os partidos com assento na Assembleia Legislativa Regional dos Açores. Fontes próximas garantiram ao semanário que o objetivo da reunião foi fazer uma “operação de charme” juntos dos representantes dos partidos que viabilizaram o Governo.

José Manuel Bolieiro já terá a situação mais ou menos controlada, segundo fontes sociais-democratas, apesar da aprovação do orçamento para o próximo ano ainda não estar consolidada. As dotações orçamentais para a SATA são um dos temas que pode decidir a aprovação ou o chumbo do orçamento.

O presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro, acusou o Governo Regional de estar “distraído” com a sua “sobrevivência” e criticou a “falta de credibilidade” e o aumento do endividamento da proposta de Plano e Orçamento para 2022.

“O Governo está distraído com a absoluta necessidade da sua sobrevivência e não está focado nem concentrado em cumprir o seu papel para com os Açores e os açorianos. O Governo está distraído com os casos e casinhos que surgem todos os dias”, declarou.

Vasco Cordeiro, que liderou o executivo açoriano entre 2012 e 2020, considerou que a proposta de Plano e Orçamento da região para 2022 tem “falta de credibilidade”.

“Estes são documentos, que à partida e desde logo, têm um buraco naquilo que tem a ver com uma previsão de receitas de cerca de 495 milhões de euros. Isso é algo que destrói completamente a credibilidade do documento”, afirmou.

No final do mês passado, a Iniciativa Liberal, que detém um acordo de incidência parlamentar com o PSD, anunciou que votaria contra o atual orçamento para 2022 se não fosse garantido que a SATA Internacional não coloca em causa a viabilidade financeira da SATA Air Azores, e se não se reduzisse “o plano e o nível de endividamento previsto” na anteproposta.

O deputado independente Carlos Furtado salientou que a SATA custou, em média, um euro por dia a cada açoriano no último ano e meio. O ex-membro do Chega ainda não decidiu o seu sentido de voto, mas já garantiu que “contra não será com certeza”.

Fonte parlamentar regional disse ao NOVO que todos os votos contam e objetivo é “aliviar a panela de pressão”.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.