A 10 de julho a seleção nacional conseguiu um feito: a primeira conquista do Campeonato Europeu de futebol. Portugal venceu a equipa da casa, França, graças ao golo de Éder.
E é essa bola, que esteve aos pés dos jogadores que disputaram a final do Euro 2016 no Stade de France, e que Éder chutou para marcar o golo que deu a vitória de Portugal, que irá ser agora leiloada.
Entre 10 de julho, dia em que se assinala o primeiro aniversário do título europeu, e 30 de julho, o esférico estará à venda em leilão na plataforma eSolidar, tendo como base de licitação 500 euros.
O total da verba angariada reverte para a Fundação Infantil Ronald McDonald, com vista a apoiar a abertura e manutenção do primeiro Espaço Familiar da fundação em Portugal.
Este espaço, que recentemente abriu as suas portas no Hospital Santa Maria, em Lisboa, apresenta-se como um lugar para as famílias das crianças em tratamento, permitindo transformar a fase da estadia hospitalar em algo menos doloroso.
Para que não haja dúvidas, a bola está acompanhada do certificado de autenticidade da UEFA, provando assim que foi aquela que foi usada no jogo da vitória lusa. Cada participante pode licitar mais do que uma vez, com um mínimo de 10 euros, se pretender cobrir o valor mais alto até ao último dia do leilão.
Os participantes têm que estar devidamente identificados e indicar contacto telefónico. O anúncio do vencedor será feito a 31 de julho, através da plataforma eSolidar. A partir desse dia, a bola será entregue ao seu novo dono.
Em Portugal, a Fundação Infantil Ronald McDonald tem atualmente como principais programas as Casas Ronald McDonald, localizadas em Lisboa e no Porto, e que no total já acolheram mais de 1640 famílias.