Boko Haram sequestrou a mulher do vice-primeiro ministro dos Camarões

A milícia radical islâmica Boko Haram sequestrou este domingo a mulher do vice-primeiro ministro dos Camarões num ataque realizado em Kolofato no norte do país disse à EFE uma fonte do Executivo.

“Cerca de 200 pessoas atacaram a residência do vice-primeiro ministro, Ahmadou Ali, na madrugada de hoje. Os guarda-costas conseguiram retirar o vice-primeiro ministro da casa, em Kolofata, mas infelizmente os assaltantes levaram a mulher”, explicou à EFE o ministro da Comunicação, Issa Chiroma Bakary.

Os extremistas islâmicos assaltaram igualmente a residência do líder tradicional local que também foi sequestrado.

“No ataque morreram pelo menos três pessoas” disse também o ministro dos Camarões que indicou que entre os mortos contam-se o motorista do vice-primeiro ministro e um elemento da segurança.

O vice-primeiro ministro, Ahmadou Ali, é conhecido por ser um dos principais negociadores nos sequestros que o movimento islâmico leva a cabo nos Camarões.

Nos últimos meses, o grupo intensificou os ataques e sequestros na zona norte do país, perto da fronteira com a Nigéria.

Na mesma zona foram sequestrados três religiosos estrangeiros: dois italianos e um canadiano, supostamente pelo Boko Haram, libertados no dia 01 de junho.

Segundo assinalou recentemente o governo dos Camarões, desde fevereiro, o Boko Haram recrutou cerca de 200 jovens na região de Kolofata.

O governo dos Camarões destacou tropas para a zona da fronteira com a Nigéria, unindo esforços às iniciativas internacionais para lutar contra a milícia Boko Haram que ainda mantem sequestradas 200 raparigas nigerianas desde o mês de maio.

Os confrontos entre os radicais islâmicos e os soldados dos Camarões são constantes sendo que na última semana pelo menos dez soldados morreram num ataque atribuído ao Boko Haram, na localidade de Bagaran, perto da fronteira com o Chade.

Boko Haram, que na língua local significa “a educação não islâmica é pecado“, luta pela imposição de um Estado islâmico na Nigéria, país maioritariamente muçulmano no norte e predominantemente cristão no sul.

De acordo com o governo nigeriano, o Boko Haram assassinou cerca de três mil pessoas desse o princípio do ano e mais de 12 mil pessoas desde 2009.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.