Blogger alemã acusada de inventar morte de familiares durante o Holocausto

A blogger e historiadora alemã Marie Sophie Hingst está a ser acusada de divulgar histórias falsas sobre a morte da sua família, que disse ser de origem judaica, durante o Holocausto.

De acordo com a revista alemã Der Spiegel, que revela a história, a mulher terá também apresentado falsas alegações sobre pessoas que nunca existiram ao Centro Mundial para a Memória do Holocausto Yad Vashem, em Jerusalém. Segundo escreve a publicação, Marie Sophie Hingst terá escrito histórias de 22 pessoas inexistentes.

Nas suas histórias, a blogger de 31 anos escreveu sobre a alegada família Hingst, dando detalhes sobre o sofrimento que enfrentaram nas mãos dos nazis e como foram mortos em campos de concentração.

Segundo a revista alemã, as histórias de Marie Sophie Hingst foram desmentidas depois de alguns arquivistas alemães terem lido o seu blogue. Os investigadores concluíram que a blogger falsificou documentos para fazer com que as pessoas acreditasse que estava relacionada com vítimas de campos de concentração.

Na verdade, escreve a revista alemã, a mulher nem sequer tem ascendência judaica. Alguns dos familiares que eram mencionados na sua página nunca existiram. Os que existiram, viram o seu nome ser alterado e não foram vítimas do Holocausto.

Documentos dos arquivos da cidade de Stralsund terão mostrado que apenas três das 22 pessoas mencionadas pela historiadora realmente existiram. Contudo, nenhum era judeu nem tinha sido morto durante o Holocausto.

Depois das revelações da Der Spiegel, a blogger perdeu o Golden Blogger, prémio que recebeu em 2017. Em declarações ao University Times, a mulher negou “firmemente” todas as acusações. “Nunca falsifiquei nada”, reforçou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Procurador-geral de Israel acusa Netanyahu em três casos de corrupção

O primeiro-ministro israelita em funções foi acusado, esta quinta-feira, de fraude, suborno e abuso de confiança em três casos de corrupção. O procurador-geral de Israel, Avichaï Mandelblit, acusou hoje o primeiro-ministro em funções, Benjamin Netanyahu, de …

Burros estão a ser dizimados a nível global (e a culpa é da medicina chinesa)

Cerca de 4,8 milhões de burros são abatidos anualmente por causa de um produto destinado à medicina chinesa: um gelatina com alegados efeitos curativos, feita a partir das peles dos animais. A denúncia é feita pela …

Governo vai apostar no aumento da agricultura biológica

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, disse na quarta-feira que o Governo vai apostar no aumento e valorização da área agrícola em modo biológico e na gestão mais eficiente de recursos. Falando em Aveiro …

Quinto debate dos candidatos democratas marcado por ataques a Trump

O quinto debate entre os candidatos democratas à Casa Branca ficou marcado, esta quarta-feira, pela unânime oposição ao Presidente norte-americano, atualmente alvo de um processo de destituição. "Não podemos ser consumidos por Donald Trump", advertiu o …

Paulo Rangel reeleito vice-presidente do Partido Popular Europeu

O eurodeputado do PSD foi reeleito, esta quinta-feira, vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE) no congresso desta formação política, que decorre desde quarta-feira em Zagreb, na Croácia. De acordo com uma nota à imprensa, Paulo Rangel …

Ex-eletricista de Picasso condenado por ter escondido 271 obras na garagem durante 40 anos

O último eletricista de Pablo Picasso, Pierre Le Guennec, e a sua mulher foram esta terça-feira condenados em última instância a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa estava, de acordo com a AFP, …

Álvaro Costa apresenta projeto inédito de streaming

  Um canal inédito de streaming totalmente português é uma das ideias que Álvaro Costa pretende ver avançar já no próximo ano. O projeto será apresentado este sábado, às 21h30, no Mar Shopping. Álvaro Costa já chegou …

Um terço das empresas ainda não revelou o seu dono

As cerca de 600 mil empresas e outras entidades sujeitas a registo comercial que operam em Portugal eram obrigadas pelo Instituto dos Registos e do Notariado a fazer o Registo Central do Beneficiário Efectivo (RCBE) …

Benfica e Porto estarão interessados na contratação de Pepê

FC Porto e SL Benfica, juntamente com outros emblemas, estarão interessados na contratação do jovem brasileiro do Grêmio, Pepê. O clube pede entre 15 e 20 milhões de euros. Aos 22 anos de idade, Pepê tem …

Diamante de 183 quilates está à venda em leilão angolano

A Sodiam, empresa pública de comercialização de diamantes angolana, lançou na quarta-feira o segundo leilão para venda de diamantes brutos, que inclui uma pedra de 183 quilates, e no qual estão já registadas mais de …