Blogger alemã acusada de inventar morte de familiares durante o Holocausto

A blogger e historiadora alemã Marie Sophie Hingst está a ser acusada de divulgar histórias falsas sobre a morte da sua família, que disse ser de origem judaica, durante o Holocausto.

De acordo com a revista alemã Der Spiegel, que revela a história, a mulher terá também apresentado falsas alegações sobre pessoas que nunca existiram ao Centro Mundial para a Memória do Holocausto Yad Vashem, em Jerusalém. Segundo escreve a publicação, Marie Sophie Hingst terá escrito histórias de 22 pessoas inexistentes.

Nas suas histórias, a blogger de 31 anos escreveu sobre a alegada família Hingst, dando detalhes sobre o sofrimento que enfrentaram nas mãos dos nazis e como foram mortos em campos de concentração.

Segundo a revista alemã, as histórias de Marie Sophie Hingst foram desmentidas depois de alguns arquivistas alemães terem lido o seu blogue. Os investigadores concluíram que a blogger falsificou documentos para fazer com que as pessoas acreditasse que estava relacionada com vítimas de campos de concentração.

Na verdade, escreve a revista alemã, a mulher nem sequer tem ascendência judaica. Alguns dos familiares que eram mencionados na sua página nunca existiram. Os que existiram, viram o seu nome ser alterado e não foram vítimas do Holocausto.

Documentos dos arquivos da cidade de Stralsund terão mostrado que apenas três das 22 pessoas mencionadas pela historiadora realmente existiram. Contudo, nenhum era judeu nem tinha sido morto durante o Holocausto.

Depois das revelações da Der Spiegel, a blogger perdeu o Golden Blogger, prémio que recebeu em 2017. Em declarações ao University Times, a mulher negou “firmemente” todas as acusações. “Nunca falsifiquei nada”, reforçou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

As árvores não existem. Quem o diz são os terraplanistas

Uma teoria da conspiração sobre árvores está agora a intrigar o mundo. Um terraplanista explica que as árvores não existem e que não passam de arbustos. A teoria surgiu num vídeo publicado em 2016 no YouTube, …

CGTP convoca “grande manifestação” para 10 de julho

A CGTP-IN convocou uma “grande manifestação” em Lisboa, para dia 10 de julho, data em que se discute o Estado da Nação, como forma de luta à proposta de revisão do Código Laboral. Numa conferência de …

A Liberdade Iluminando o Mundo chegou a Nova Iorque há 134 anos. Vinha em 214 caixas

https://vimeo.com/342845039 A 17 de junho de 1885, a fragata Isere aportava em Nova Iorque levando a bordo 350 peças, que seguiam em 214 caixas. Depois de montado, este gigante puzzle daria forma a um dos monumentos …

INE chumba pergunta sobre origem étnico-racial no censos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) não vai incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, como pretendia a maioria dos membros do grupo de trabalho criado pelo Governo para avaliar …

Já morreram 100 crianças na Índia devido a um vírus cerebral associado à lichia

Já morreram 100 crianças devido a um surto de encefalite aguda no estado de Bihar, na Índia. Destas, 20 morreram em apenas um dia, a 16 de junho, escreve a imprensa local esta segunda-feira. As primeiras …

Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida

A Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida para dar lugar a um pavilhão multiusos. O presidente da Câmara, Aires Pereira, aproveitou o Dia da Cidade, no domingo, para apresentar o novo …

Autoridade dos Transportes defende sanções quando há falhas no metro

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes defende a "definição de requisitos mínimos de qualidade e de sanções em caso de incumprimento" por parte das operadoras do metro junto dos utentes. Após uma avaliação dos metros …

Oliveirense sagra-se bicampeã nacional de basquetebol

A Oliveirense sagrou-se pela segunda vez consecutiva campeã portuguesa de basquetebol, ao vencer em casa do Benfica, por 97-72, no quarto jogo da final. A Oliveirense, que chegou ao intervalo com uma vantagem de 53-41, conquistou …

Ivo Vieira é o novo treinador do Vitória de Guimarães

Ivo Vieira vai orientar o Vitória de Guimarães, depois de ter assinado um contrato válido para 2019/2020, anunciou o emblema vimaranense no site oficial. "A Vitória SAD informa que chegou a acordo com o treinador Ivo …

Dono da Altice compra leiloeira Sotheby's

O dono da Altice comprou a leiloeira Sotheby's, numa operação no valor de 3,7 mil milhões de dólares, cerca de 3,3 mil milhões de euros. O acordo definitivo foi assinado entre a Sotheby's e a BidFair …