Bloco defende passe mensal de nove euros nos transportes para combater a inflação

1

bloco_de_esquerda / Flickr

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins.

Na proposta bloquista, a medida é financiada pelo Fundo Ambiental e abrange os transportes municpais, mas também os comboios e autocarros locais e regionais.

O Bloco de Esquerda vai propor a alteração do valor dos passes mensais dos transportes públicos para nove euros em todo o país. Trata-de da primeira medida que o partido irá dar entrada no âmbito da discussão do Orçamento do Estado para 2023, integrada no conjunto de medidas que visam combater os efeitos da inflação junto das famílias, sobretudo através da valorização dos salários e da tributação sobre lucros extraordinários.

Segundo o Público, que cita Pedro Filipe Soares, líder do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda, a estratégia do partido passará por se focar em áreas em que em que a posição do Governo já é conhecida dos portugueses, contrapondo com a posição de que as medidas já anunciadas pelo Executivo são “insuficientes“, de modo a garantir que o OE2023 “tenha uma atenção muito particular à salvaguarda do poder de compra das famílias”.

Neste grupo inserem-se os transportes, já que o Governo mostrou intenções de “manter os preços” no próximo ano. De acordo com a mesma fonte, os preços dos passes das áreas metropolitanas do Porto e Lisboa têm um valor de 30 euros no espaço municipal e de 40 nas zonas envolventes, ao abrigo do Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART).

Na proposta bloquista, a medida é financiada pelo Fundo Ambiental e abrange os transportes que fazem parte das referidas áreas, mas também os comboios e autocarros locais e regionais, assim como comboios intercidades. A meta do partido é “enriquecer a experiência do PART” numa “lógica nacional” simultaneamente “protegendo os rendimentos das famílias”.

A campanha que vigorou na Alemanha, com elevadas taxas de sucesso, foi a inspiração do partido, com Pedro Filipe Soares a ressalvar que “quando os preços são acessíveis, as pessoas acedem aos transportes públicos“. Simultaneamente, o Bloco de Esquerda também quer incentivar a “redução de carros nos centros urbanos” e “da emissão de gases de estufa“, tal como também aconteceu na Alemanha, já que a medida evitou a emissão de 1,8 milhões de toneladas de CO2.

ZAP //

1 Comment

  1. Nao ha nada melhor para Reforçar uma maioria absoluta para o Antonio Costa, que ter uma Uniao de Partidos da Oposiçao, da Extrema Esquerda á Extrema Direita, Liderada por Cavaco Silva e Passos Coelho. Estes partidos Politicos da Oposiçao nao Percebem nada, mesmo nada de Politica, continuando a dar tiros nos Pés, devem pensar que ainda manobram o Povo como ha 2030 anos, que o povo nao percebe os telejornais, as alianças, o que move os partidos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.