Movimento “Black Lives Matter” fez diminuir mortes causadas por polícias

Victoria Pickering / Flickr

Manifestações “Black Lives Mater”

Desde que os protestos de Black Lives Matter começaram a ganhar destaque, após a morte de Michael Brown em 2014, no Missouri, o movimento espalhou-se por centenas de cidades em todos os estados dos EUA e teve grande impacto.

Agora, um novo estudo mostra que os homicídios policiais diminuíram significativamente na maioria das cidades onde os protestos ocorreram.

O movimento Black Lives Matter (BLM) inciou-se quando a ativista Alicia Garza, natural de Oakland, na Califórnia, partilhou uma mensagem de protesto no Facebook após George Zimmerman, um voluntário de vigilância, seguir e matar Trayvon Martin, de apenas 17 anos. O homem foi absolvido do assassinato em 2013.

O mote foi-se espalhando, criando assim um movimento contra o racismo estrutural e a violência policial. Também no ano passado, devido ao assassinato de George Floyd, milhões de pessoas manifestaram-se em centenas de protestos nos EUA e o movimento expandiu-se ainda mais a nível global.

“O Black Lives Matter representa uma tendência que vai além da descentralização que existia dentro do Movimento dos Direitos Civis”, disse Aldon Morris, um sociólogo da Northwestern University, que não esteve envolvido no novo estudo.

O especialista acrescentou que “a questão passa a ser: Os protestos Black Lives Matter têm algum efeito real em termos de geração de mudança? Os dados mostram claramente que onde houve protestos, o número de mortes diminuiu. O protesto é importante e pode gerar mudanças”, defende.

O estudo publicado em fevereiro pela Social Science Research Network, é o primeiro do seu tipo a medir uma possível correlação entre o movimento e o decréscimo do números de homicídios policiais.

A pesquisa indica que as cidades onde se realizaram protestos BLM, tiveram uma redução até 20% nas mortes executadas por polícias, resultando em cerca de 300 mortes a menos em todo o país entre 2014 e 2019.

Os autores do estudo acreditam que a ocorrência de protestos locais aumentou a possibilidade dos departamentos de polícia instalarem câmaras de controlo comunitário. Outra razão prende-se com o facto dos polícias começaram a ganhar mais consciência moral, adotando assim uma postura menos agressiva, diz o Scientific American.

No entanto, nem todas as cidades registaram um declínio. Os homicídios policiais aumentaram em Minneapolis, Portland, San Francisco e St. Louis durante o período que foi analisado durante a pesquisa.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …