O objetivo do programa militar dos Estados Unidos é tornar os sistemas digitais em co-pilotos dos humanos.
O programa da agência norte-americana DARPA — que se dedica ao desenvolvimento tecnológico para o uso militar — referente ao sistema de voo automático (ALIAS) já deu mais um passo em frente.
Um helicóptero Black Hawk conseguiu fazer uma viagem autónoma sem ninguém abordo durante 30 minutos, ao sobrevoar a base militar Fort Campbell a 5 de Fevereiro, nota o New Atlas.
O voo foi o primeiro a ser feito sem ninguém dentro de uma aeronave tão complexa e dependeu da tecnologia de autonomia Sikorsky MATRIX, que é essencial na conversão de aeronaves comuns em veículos opcionalmente pilotados (OPV). Seguiu-se uma outra viagem autónoma de dez minutos a 7 de Fevereiro.
Esta viagem parece ser relativamente simples, com o helicóptero a levar a cabo uma série de manobras pedais enquanto navegava um percurso de obstáculos virtuais.
A maioria dos sistemas autónomos apenas levam a cabo tarefas simples e agem como assistentes aos pilotos humanos, mas este Black Hawk tornou-se agora numa aeronave completamente automática.
Caso houvesse uma emergência, como a perda de energia, o sistema iria procurar um local apropriado para aterrar e iria conseguir fazê-lo com segurança mesmo que ambos os motores tivessem falhado.
Durante o voo, o helicóptero foi supervisado por um piloto humano numa estação no solo. Isto mostra uma mudança na relação entre os humanos e os computadores, com a evolução tecnológica a tornar os sistemas em co-pilotos digitais.
O próximo passo é para os sistemas como o ALIAS se torne o piloto digital e o humano seja o comandante da missão que apenas diz ao sistema o que fazer em vez de controlar a aeronave o que fazer.
“Com o ALIAS, o exército vai ter uma flexibilidade operacional muito maior. Isto inclui a capacidade de operacionar aeronaves a qualquer hora durante o dia e a noite, com ou sem pilotos, e com uma variedade de condições difíceis, como ambientes visuais congestionados e degradados”, revela Stuart Young, gestor do programa da DARPA.