Bisturi inteligente detecta cancro em apenas três segundos

Unknow / Wikimedia

-

Um bisturi inteligente desenvolvido por cientistas de uma universidade em Londes pode ajudar os cirurgiões a encontrar tecidos cancerígenos em tempo real, durante a cirurgia, com maior rapidez do que com os testes de laboratório tradicionais. 

O iKnife, como foi batizado, consegue detectar com precisão, em apenas três segundos, se o tecido que está a ser cortado pelo cirurgião têm ou não cancro.

O inventor da nova tecnologia é o médico Zoltan Takats, do Imperial College de Londres. Os resultados dos estudos feitos pela equipa da Imperial College foram publicados no Science Translational Medicine.

Num comunicado à imprensa, Takats explicou que, normalmente, os cirurgiões, para tratar cancros com tumores sólidos, tentam removê-los através de cirurgias, mas é bocado complicado ver exactamente que tecido é cancerígeno.

Imperial College

O médico cirurgião do Imperial College, Zoltan Takats, inventor da iKnife

O médico cirurgião do Imperial College, Zoltan Takats, inventor da iKnife

Takats descobriu que os fumos produzidos durante as cirurgias, quando os bisturis eléctricos queimam e vaporizam o tecido do paciente, estão repletos de informações importantes.

O iKnife consegue analisar os fumos produzidos pela incineração do tecido e dizer aos cirurgiões se o que está a ser vaporizado é tecido maligno ou bom. Assim, os médicos poderão retirar mais do tecido prejudicial e minimizar a remoção das partes saudáveis.

Ainda de acordo com os cientistas, o iKnife obteve 100% de precisão no diagnóstico durante os testes.

“O iKnife fornece um resultado quase que instantâneo, permitindo aos cirurgiões realizar procedimentos com um nível de precisão que não foi possível antes”, afirmou Takats, em nota. “Acreditamos que tem o potencial de reduzir as taxas de recorrência do tumor e permitir que mais pacientes possam sobreviver”, concluiu o inventor.

Segundo informações da Reuters, o custo de produção de uma iKnife será em média de cerca de 240 mil euros. Mas o preço cairia significativamente se começasse a ser produzido comercialmente.

O iKnife também é capaz de identificar tecido com fornecimento insuficiente de sangue ou certos tipos de bactérias, assim como distinguir os tipos de carne que estão a ser cortados.

Veja aqui o iKnife em ação:

 

Adriano Padilha, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …

A máfia italiana tem uma nova arma de recrutamento: o TikTok

Os jovens membros da Camorra, organização criminosa aliada à máfia siciliana, estão a recorrer ao TikTok para divulgar o seu estilo de vida e recrutar novos membros. Em maio, um vídeo foi publicado no TikTok que …

Os três segredos para ter um bom sistema imunológico são gratuitos, avisa Fauci

Manter o sistema imunológico saudável é um dos fatores-chave para lidar com a covid-19, o que não implica necessariamente a toma de suplementos vitamínicos. Há uns tempos, quando confrontado com o facto de a atriz Jennifer …

Pinguim encontrado morto no Brasil com uma máscara inteira no estômago

Um espécime de pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foi encontrado morto numa popular praia brasileira e a autópsia ao corpo revelou que o animal tinha no seu estômago uma máscara de proteção facial N95. O animal foi …

Trump quer restabelecer sanções ao Irão. ONU rejeita apoiar posição norte-americana

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que somente apoiará a restituição de sanções ao Irão, exigidas pelos Estados Unidos (EUA), se receber luz verde do Conselho de Segurança. Numa carta dirigida …

Designer holandês desenvolve "caixão vivo" feito com fibras de fungos

Um corpo humano pode demorar cerca de uma década a decompor-se dentro de um caixão. Com o Living Cocoon, o tempo é reduzido para dois ou três anos. Bob Hendrikx, biodesigner fundador da Loop, desenvolveu e …

Relógio em Nova Iorque mostra o tempo restante para reverter efeitos do aquecimento global

O Metronome, icónico relógio digital de Nova Iorque, deixou de mostrar o tempo do dia-a-dia e mostra agora o tempo restante que o nosso planeta tem para reverter os efeitos do aquecimento global. O relógio digital …