Bispo do século XVII foi enterrado com um feto. Cientistas já sabem porquê

Cientistas já sabem porque é que foi encontrado o cadáver de um feto junto dos restos mortais de um antigo bispo de Lund, na Suécia.

Peder Pedersen Winstrup foi um bispo de Lund, cidade na atual Suécia, que morreu em 1679. Como homem importante e respeitado que era, o seu corpo foi mumificado e colocado num jazigo de família na catedral.

Em 2012, quando se decidiu mover o caixão, cientistas aproveitaram a oportunidade para estudar os seus restos mortais. Foi então que encontraram o cadáver de um feto, com não mais do que cinco a seis meses de gestação.



“Isso fez-nos questionar se havia alguma relação entre a criança e o bispo”, contou, em comunicado, o arqueólogo Torbjörn Ahlström, da Universidade de Lund, que com o resto da equipa recolheu amostras de ADN de ambos.

Segundo o site Science Alert, os investigadores podem ter chegado a uma resposta. Aproximadamente 25% dos seus genes eram compatíveis, o que indica haver uma relação secundária. Dada a idade de ambos, a equipa acha que podiam ser avô e neto.

Esta conclusão também é suportada por evidências cromossómicas: os restos mortais do bispo e do feto não partilham ADN mitocondrial (que é transmitido pela mãe), o que significa que a progenitora desta criança não era filha de Winstrup.

Além disso, os dois cadáveres partilhavam um cromossoma Y, que só pode ser transmitido pelo pai, o que sugere que o progenitor deste feto era filho do bispo. Segundo o mesmo site, sabe-se que, do seu primeiro casamento, Winstrup teve um filho que sobreviveu até à idade adulta, também chamado Peder Pedersen Winstrup.

De acordo com os registos históricos, o jovem Winstrup casou-se com uma jovem nobre chamada Dorothea Sparre, mas, anos mais tarde, durante a Grande Redução de 1680, terá acabado na miséria.

Segundo os investigadores, cujo estudo foi publicado a 3 de abril na revista científica Journal of Archaeological Science: Reports, o feto talvez tenha sido colocado no caixão do seu avô como um ato simbólico, uma vez que se tratava do último herdeiro Winstrup.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Viagens não essenciais de e para o Reino Unido permitidas a partir de segunda-feira

Cristóvão Norte, deputado do PSD, criticou a indefinição em torno das viagens do Reino Unido para Portugal, em entrevista à BBC. Entretanto, esta manhã, fonte governamental revelou que as viagens não essenciais de e para …

PPP na saúde levou Estado a "poupar" mais de 200 milhões

As Parceiras Público-Privadas (PPP) dos hospitais de Braga, Vila Franca de Xira, Loures e Cascais trouxeram ao Estado uma "poupança" de 203 milhões de euros, menos de um terço do que se esperava no arranque …

Praias podem receber mais banhistas este verão

Apesar de o semáforo de lotação das praias se manter nesta época balnear, a percentagem de ocupação sobe para os 90%. Quem não respeitar as regras estará sujeito a coimas. As limitações à lotação, introduzidas no …

Ritmo de vacinação da UE ultrapassa o dos EUA e China. Grécia reabre turismo

Atualmente, o ritmo de vacinação da União Europeia ultrapassa o registado nos Estados Unidos da América e na China, de acordo com os dados da plataforma Our World in Data. Os dados recolhidos pelo Público …

"Síndrome de Havana" tem sido cada vez mais reportada por militares dos EUA

Diplomatas norte-americanos, espiões e funcionários da Defesa nacional dos EUA sofreram mais de 130 casos de lesões cerebrais, conhecidos como síndrome de Havana. Segundo o jornal The New York Times, três agentes da CIA revelaram ter …

Caso Maddie. Polícia alemã tem novas provas contra Brueckner

A polícia alemã tem novas provas contra Christian Brueckner, o principal suspeito do rapto de Madeleine McCann, que desapareceu do empreendimento turístico Ocean Club, no Algarve, há 14 anos. De acordo com o procurador Hans Christian …

PSP propôs festa dos adeptos dentro de Alvalade, mas "não foi aceite"

A PSP avança que sugeriu, na reunião de preparação da festa do título, que os festejos ocorressem dentro do Estádio de Alvalade, mas que a proposta não foi aceite. Esta quinta-feira, o presidente da Câmara de …

Nuno Tavares e Rui Patrício podem juntar-se a Mourinho em Roma

Treinador português José Mourinho vai liderar a Roma e poderá contar com dois compatriotas na sua nova equipa. Mais de uma década depois, José Mourinho vai voltar ao campeonato italiano. O futuro treinador da Roma pode, …

Governo vai dar apoio de 500 euros a quem quiser completar a sua formação

O Governo quer aumentar as taxas de conclusão dos níveis de qualificação e como tal vai criar um incentivo financeiro atribuído a quem já tenha avançado no processo e esteja na fase final. O valor …

Congressista republicana persegue Ocasio-Cortez nos corredores do Capitólio

A congressista republicana Marjorie Taylor Greene perseguiu a democrata Alexandria Ocasio-Cortez pelo corredores do Capitólio, acusando-a de ser cobarde e de apoiar terroristas. A congressista do Partido Democrata Alexandria Ocasio-Cortez saiu à frente de Marjorie Taylor …