/

Bispo do século XVII foi enterrado com um feto. Cientistas já sabem porquê

4

Cientistas já sabem porque é que foi encontrado o cadáver de um feto junto dos restos mortais de um antigo bispo de Lund, na Suécia.

Peder Pedersen Winstrup foi um bispo de Lund, cidade na atual Suécia, que morreu em 1679. Como homem importante e respeitado que era, o seu corpo foi mumificado e colocado num jazigo de família na catedral.

Em 2012, quando se decidiu mover o caixão, cientistas aproveitaram a oportunidade para estudar os seus restos mortais. Foi então que encontraram o cadáver de um feto, com não mais do que cinco a seis meses de gestação.

“Isso fez-nos questionar se havia alguma relação entre a criança e o bispo”, contou, em comunicado, o arqueólogo Torbjörn Ahlström, da Universidade de Lund, que com o resto da equipa recolheu amostras de ADN de ambos.

Segundo o site Science Alert, os investigadores podem ter chegado a uma resposta. Aproximadamente 25% dos seus genes eram compatíveis, o que indica haver uma relação secundária. Dada a idade de ambos, a equipa acha que podiam ser avô e neto.

Esta conclusão também é suportada por evidências cromossómicas: os restos mortais do bispo e do feto não partilham ADN mitocondrial (que é transmitido pela mãe), o que significa que a progenitora desta criança não era filha de Winstrup.

Além disso, os dois cadáveres partilhavam um cromossoma Y, que só pode ser transmitido pelo pai, o que sugere que o progenitor deste feto era filho do bispo. Segundo o mesmo site, sabe-se que, do seu primeiro casamento, Winstrup teve um filho que sobreviveu até à idade adulta, também chamado Peder Pedersen Winstrup.

De acordo com os registos históricos, o jovem Winstrup casou-se com uma jovem nobre chamada Dorothea Sparre, mas, anos mais tarde, durante a Grande Redução de 1680, terá acabado na miséria.

Segundo os investigadores, cujo estudo foi publicado a 3 de abril na revista científica Journal of Archaeological Science: Reports, o feto talvez tenha sido colocado no caixão do seu avô como um ato simbólico, uma vez que se tratava do último herdeiro Winstrup.

ZAP //

4 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.