“Todos somos pecadores”. Bispo de Beja apela ao perdão dos padres abusadores arrependidos

1

O bispo de Beja acredita que os padres abusadores que se mostrarem arrependidos devem ser perdoados. D. João Marcos também não adianta o que pretende fazer com os párocos suspeitos de abusos na sua diocese.

O bispo de Beja, D. João Marcos, apelou esta terça-feira a que os padres suspeitos de abusar sexualmente de menores possam ser perdoados caso se mostrem arrependidos e façam penitência.

“Todos somos pecadores, todos somos limitados, todos temos falhas. Esta maneira de abordar não é muito católica. Na Igreja Católica existe o perdão”, afirma o bispo em entrevista à SIC.

Sobre as respostas contraditórias que vários responsáveis da Igreja têm dado sobre como a instituição deve lidar com as denúncias de casos feitas no relatório da comissão independente e sobre se os padres devem ou não ser suspensos de funções, D. João Marcos apela ao perdão.

“Se realmente as pessoas estão arrependidas do que fizeram, se fizerem a penitência e repararem o que fizeram. Se há este novo nascimento, que o perdão nos oferece, isso é importante. Não podemos desvalorizar isso. A justiça é como que a estrutura que segura, que dá firmeza, a este edifício que é a caridade, que é o perdão, que é a misericórdia”, defende.

Recorde-se que o cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, já se manifestou publicamente contra a suspensão preventiva dos padres suspeitos de abusos sexuais, afirmando que só a Santa Sé pode avançar com este castigo.

No entanto, o bispo auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida, e o reitor do seminário maior de Coimbra, o padre Nuno Santos, discordam dessa visão e garantem que os bispos têm poder para tomar a decisão de afastar os párocos.

D. João Marcos avança ainda que há nove casos de suspeitas de abusos na sua diocese, mas que não conhece os nomes dos padres suspeitos porque saiu mais cedo da reunião da Conferência Episcopal Portuguesa realizada na semana passada.

Cada caso é um caso. A decisão que tomarei dependerá em grande parte desta segunda análise dos casos”, disse, questionado sobre o que planeia fazer com os padres suspeitos.

D. João Marcos foi um dos bispos apontados pela comissão independente como não tendo respondido ao pedido de entrevista feito. O bispo de Beja alega que se esqueceu de responder ao convite devido aos problemas de memória que passou a ter após ter sofrido um AVC há alguns anos.

ZAP //

1 Comment

  1. Vi e ouvi , a entrevista a esta “criatura” , que só é mais uma no universo de Sacerdotes alérgicos a Justiça Civil . É abismal a falta de consideração exprimida en relação as Crianças e Jovens abusados(as) , por estes “corvos” que en termos de moralidade Cristã nada tem . Quem tem realmente Fé en Deus , que a conserve ; e não precisam deste tipo de Gente para a sustentar . As vergonhosas intervenções destes “Fariseus” , são mais un abuso das Vitimas !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.