Pelo olho de uma baleia. Biólogos prenderam câmaras em 30 animais na Antártida

Com a ajuda de ventosas, uma equipa de biólogos marinhos colocou 30 câmaras em baleias-minke que vivem nas águas geladas da Antártida.

A comunidade científica gosta de usar a tecnologia para compreender o mundo animal e este é só mais um exemplo dos avanços tecnológicos ao serviço da Ciência. Uma equipa de biólogos da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, prendeu câmaras em 30 baleias-minke, no litoral da Antártida, para estudar o seu dia-a-dia.

Os dispositivos acoplados aos animais vão capturar imagens ao longo do dia para que os investigadores consigam estudar os hábitos dos animais, em particular a alimentação. A pesquisa vai também debruçar-se na quantidade de gelo que existe na superfície e de que forma pode impactar o que comem estas baleias.

Esta investigação é muito significativa na medida em que, nos últimos anos, o gelo do mar da Antártida tem vindo a sofrer as consequências das alterações climáticas.

Na verdade, não é apenas o gelo marinho que está a sofrer com a mudança. As águas cada vez mais quentes dos oceanos fazem com que as extremidades das grandes camadas de gelo que flutuam sobre o oceano comecem a desestabilizar. Se (ou quando) colapsarem, o gelo antártico fluirá sem impedimentos para os oceanos, elevando o nível da água do mar.

O ecologista e líder do projeto, Ari Friedlaender, refere que a iniciativa é único, devido ao facto de a medição ser feita utilizando o ponto de vista do próprio animal, como se as câmaras fossem os olhos da própria baleia. “Nunca fomos capazes de medir este tipo de característica ambiental da perspetiva do animal”, disse, citado pelo Mashable.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Primeira ministra islandesa interrompida por um terramoto quando dava uma entrevista em direto

Um terramoto de magnitude 5.6 interrompeu uma entrevista em direto da primeira ministra islandesa ao The Washington Post. Mas Katrin Jakobsdottir reagiu à situação de forma tranquila: "Isto é a Islândia". Katrin Jakobsdottir estava a dar …

O voo mais longo do mundo está de volta (e agora é ainda mais longo)

O voo da Singapore Airlines que partia de Singapura com destino até Nova Iorque, foi uma das vítimas do covid-19 e ficou suspendo a 23 de março. Agora, é possível viajar nesta rota novamente, e …

Obras de cinco museus de Berlim vandalizadas no início do mês

Sarcófagos egípcios, pinturas do século XIX e esculturas em pedra de três dos principais museus de Berlim foram atacados com uma substância líquida oleosa a 3 de outubro, dia em que se festejaram os 30 …

Lech Poznań 2 - 4 Benfica | Darwin e a teoria da vitória

Pela primeira vez na fase de grupos da Liga Europa, desde que a prova foi criada na época 2009/10, o Benfica iniciou da melhor forma o trajecto na competição, venceu em solo polaco o Lech …

Coimas do BdP a ex-administrador do Montepio prescritas pelo Tribunal da Concorrência

O Tribunal da Concorrência declarou na quarta-feira a prescrição das contraordenações imputadas pelo supervisor ao ex-administrador do Montepio Rui Amaral, num processo que já teve sentença anulada pelo Tribunal da Relação e que tem novo …

Airbus testa novo avião que bate a ponta das asas (e pode diminuir a turbulência)

O último teste de voo realizado pelo AlbatrossOne, da multinacional Airbus, veio provar que o "bater da ponta das asas" pode melhorar o desempenho da aeronave. Além disso, o avião atingiu agora uma nova meta …

Caso Marega: três jogos à porta fechada para o Vitória

Decisão conhecida oito meses depois do jogo em Guimarães. Punição será aplicada quando os adeptos voltarem aos estádios. O jogo foi disputado no dia 16 de fevereiro, a decisão chegou no dia 20 de outubro: o …

Mais de 70% dos norte-americanos teme tumultos e violência após as eleições

Quase três quartos (72%) dos norte-americanos estão preocupados com tumultos ou episódios de violência após as eleições presidenciais, agendadas para novembro, revela um nova sondagem. Os números são de uma pesquisa de opinião divulgada esta …

Governo adequa cálculo do subsídio de desemprego à redução do período de descontos

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o diploma que adequa a fórmula de cálculo do subsídio de desemprego tendo em conta a redução do prazo de garantia no acesso a este apoio prevista no …

Apps de rastreio: não há evidências que estejam a ajudar a travar a covid-19

Em Portugal, a aplicação de rastreio de contactos StayAway Covid não está a ser bem recebida, com muitos a temerem a sua ineficácia e problemas relacionados com a privacidade. Durante a primeira vaga de covid-19, investigadores …