Pelo olho de uma baleia. Biólogos prenderam câmaras em 30 animais na Antártida

Com a ajuda de ventosas, uma equipa de biólogos marinhos colocou 30 câmaras em baleias-minke que vivem nas águas geladas da Antártida.

A comunidade científica gosta de usar a tecnologia para compreender o mundo animal e este é só mais um exemplo dos avanços tecnológicos ao serviço da Ciência. Uma equipa de biólogos da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, prendeu câmaras em 30 baleias-minke, no litoral da Antártida, para estudar o seu dia-a-dia.

Os dispositivos acoplados aos animais vão capturar imagens ao longo do dia para que os investigadores consigam estudar os hábitos dos animais, em particular a alimentação. A pesquisa vai também debruçar-se na quantidade de gelo que existe na superfície e de que forma pode impactar o que comem estas baleias.

Esta investigação é muito significativa na medida em que, nos últimos anos, o gelo do mar da Antártida tem vindo a sofrer as consequências das alterações climáticas.

Na verdade, não é apenas o gelo marinho que está a sofrer com a mudança. As águas cada vez mais quentes dos oceanos fazem com que as extremidades das grandes camadas de gelo que flutuam sobre o oceano comecem a desestabilizar. Se (ou quando) colapsarem, o gelo antártico fluirá sem impedimentos para os oceanos, elevando o nível da água do mar.

O ecologista e líder do projeto, Ari Friedlaender, refere que a iniciativa é único, devido ao facto de a medição ser feita utilizando o ponto de vista do próprio animal, como se as câmaras fossem os olhos da própria baleia. “Nunca fomos capazes de medir este tipo de característica ambiental da perspetiva do animal”, disse, citado pelo Mashable.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Operação Marquês. MP entrega recurso, mas Sócrates diz que o prazo "excepcionalérrimo" já acabou

O prazo para o MP avançar com o recurso acabou no dia 23, mas os procuradores entregaram os documentos esta terça-feira, nos três dias úteis adicionais que geralmente são concedidos. No entanto, a defesa de …

Chegou ao fim a "missão espinhosa coroada de sucesso" da task force

A task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19 confirmou, esta terça-feira, o fim da missão no contexto da pandemia e a transição para um núcleo de coordenação. Tal como tinha sido avançado pelo …

Pizzi nunca jogou tão pouco como esta época

Nunca Pizzi jogou tão pouco como esta temporada ao serviço do SL Benfica. O médio era uma das peças mais importantes do plantel, mas tem vindo a perder relevância. "Ele não tem entrado tanto de início, …

Marcelo recusa crises políticas e defende discussão de reforma do Estado até às legislativas de 2023

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu esta segunda-feira que o país deve manter-se livre de crises políticas até 2023, mas considera difícil deixar de se fazer uma discussão sobre a reforma do …

Arqueólogos encontram o primeiro geoglifo do mundo em forma de touro

Um geoglifo em forma de touro foi encontrado num sítio arqueológico localizado no sul da Sibéria, informou o Instituto de História e Cultura Material da Academia de Ciências da Rússia. Apesar do touro ser um símbolo …

"O BE teve um mau resultado." Catarina Martins assume derrota, mas deixa aviso a Moedas

No day after, e já com a notícia consolidada da vitória de Carlos Moedas em Lisboa, Catarina Martins não hesitou em assumir a derrota do Bloco de Esquerda. Lisboa era a Câmara mais relevante para o …

Voto útil pode explicar vitória de Moedas (que precisa da esquerda para governar Lisboa)

Carlos Moedas está forçado a fazer acordos para governar a Câmara de Lisboa que tem uma maioria de esquerda de 10 vereadores contra 7 dos partidos à direita. O novo autarca da capital já disse …

É uma práctica comum dos atletas - mas será verdade que os banhos de gelo ajudam os músculos?

Os banhos de gelo trazem benefícios para atletas que treinem a resistência, mas podem ser prejudiciais para quem se dedica a treinar a força. É uma práctica recorrente entre os atletas e até entre pessoas comuns …

Sem maioria absoluta, Moreira começa a fazer contas à vida - mas acordo com a oposição pode estar longe

Rui Moreira voltou a garantir a liderança da autarquia portuense para os próximos quatro anos, mas sem maioria absoluta. Assim, terá de começar a pensar em possíveis acordos. PS e Bloco de Esquerda recusam compromissos. …

Twitter suspende conta de André Ventura

O presidente do partido Chega, André Ventura, tem desde segunda-feira a conta oficial no Twitter suspensa, facto que está a ser denunciado por páginas de movimentos ligados à extrema-direita naquela rede social. “Conta suspensa. O Twitter …