Pelo olho de uma baleia. Biólogos prenderam câmaras em 30 animais na Antártida

Com a ajuda de ventosas, uma equipa de biólogos marinhos colocou 30 câmaras em baleias-minke que vivem nas águas geladas da Antártida.

A comunidade científica gosta de usar a tecnologia para compreender o mundo animal e este é só mais um exemplo dos avanços tecnológicos ao serviço da Ciência. Uma equipa de biólogos da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, prendeu câmaras em 30 baleias-minke, no litoral da Antártida, para estudar o seu dia-a-dia.

Os dispositivos acoplados aos animais vão capturar imagens ao longo do dia para que os investigadores consigam estudar os hábitos dos animais, em particular a alimentação. A pesquisa vai também debruçar-se na quantidade de gelo que existe na superfície e de que forma pode impactar o que comem estas baleias.

Esta investigação é muito significativa na medida em que, nos últimos anos, o gelo do mar da Antártida tem vindo a sofrer as consequências das alterações climáticas.

Na verdade, não é apenas o gelo marinho que está a sofrer com a mudança. As águas cada vez mais quentes dos oceanos fazem com que as extremidades das grandes camadas de gelo que flutuam sobre o oceano comecem a desestabilizar. Se (ou quando) colapsarem, o gelo antártico fluirá sem impedimentos para os oceanos, elevando o nível da água do mar.

O ecologista e líder do projeto, Ari Friedlaender, refere que a iniciativa é único, devido ao facto de a medição ser feita utilizando o ponto de vista do próprio animal, como se as câmaras fossem os olhos da própria baleia. “Nunca fomos capazes de medir este tipo de característica ambiental da perspetiva do animal”, disse, citado pelo Mashable.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Oposição urge Boris Johnson a despedir assessor por ter violado o confinamento

Os partidos da oposição escreveram hoje ao primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, urgindo a demissão do assessor Dominic Cummings, a quem acusam de ter "abalado gravemente a confiança" da população nos apelos oficiais sobre a pandemia …

Atletas que sorriem durante as corridas gastam menos oxigénio

Os atletas que sorriem gastam menos oxigénio, trabalham de forma mais económica e têm um nível de esforço menor, refere um estudo realizado pelas universidades de Ulster e Swansea, divulgado esta terça-feira. Os investigadores pediram a …

OMS analisa possíveis primeiros casos de infeção de animais para o homem

A Organização Mundial de Saúde (OMS) admite que pelo menos três infeções por Covid-19 nos Países Baixos possam ser os primeiros casos conhecidos de transmissão do novo coronavírus dos animais para o homem, tendo martas …

Na Suíça, é possível estar em teletrabalho e a empresa pagar parte da renda

O Tribunal Federal da Suíça condenou uma empresa de contabilidade a pagar parte da renda de casa a um funcionário que se encontrava em teletrabalho. Segundo revelou na segunda-feira o swissinfo e o Tages-Anzeiger, citados pelo …

Governo negoceia até mais 35 milhões em apoios para agricultura

A ministra da Agricultura disse hoje que está em curso a negociação de medidas adicionais para apoiar o setor agrícola, face ao impacto da covid-19, através do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), que podem mobilizar …

Moro não assinou exoneração de ex-diretor da Polícia, admite Presidência do Brasil

A Secretaria-Geral da Presidência brasileira admitiu na segunda-feira que o agora ex-ministro da Justiça Sergio Moro não assinou o decreto de exoneração de Maurício Valeixo da direção-geral da Polícia Federal, confirmando a versão original do …

Norte foi região que mais contribuiu para aumentar produtividade do trabalho no país

O Norte foi a região que mais contribuiu para aumentar a produtividade laboral entre 2000 e 2017, crescendo 20% quando a Área Metropolitana de Lisboa subiu 3,3%, revelou na segunda-feira a Comissão de Coordenação e …

Vai nascer uma praia fluvial nas margens do Alqueva em 2021

Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, devendo começar a funcionar no verão do próximo ano. Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, junto à aldeia …

Câmara de Bragança vai ajudar com até 100 euros a pagar renda

As famílias mais vulneráveis do concelho de Bragança vão poder contar com um apoio financeiro até 100 euros mensais para pagar a renda. A Câmara de Bragança vai ajudar as famílias do concelho em situação vulnerável …

Parlamento chumba lay-off para sócios-gerentes, mas acaba com teto de faturação ao apoio

A Comissão de Economia chumbou, esta terça-feira, o alargamento do lay-off simplificado aos sócios-gerentes. Por outro lado, aprovou o fim do teto de faturação para aceder ao apoio a estes portugueses. A proposta do PSD, BE …