Bilhetes vendidos pelas claques alimentaram alegado saco azul do Sporting

Miguel A. Lopes / Lusa

André Geraldes à esquerda de Bruno de Carvalho no banco de suplentes do Sporting:

Há novos dados em torno da chamada “Operação Cashball”, que investiga um alegado esquema de suborno de árbitros e jogadores de futebol e andebol em benefício do Sporting. O “saco azul” que garantiria esses pagamentos seria financiado pelos bilhetes das claques.

Os investigadores da “Operação Cashball” estão certos de que os 60 mil euros que foram apreendidos no gabinete de André Geraldes, director-geral do Sporting que está no centro do processo judicial, são propriedade do clube.

Correio da Manhã teve acesso a dados da investigação e aponta que as autoridades acreditam que esse montante faria parte de um “saco azul” que o Sporting usaria para pagar os tais subornos.

O “saco azul” seria financiado pelo dinheiro proveniente da venda dos bilhetes que são habitualmente distribuídos às claques, refere o CM.

Sob suspeita estão vários jogos do campeonato nacional de futebol, bem como desafios da Liga de andebol.

André Geraldes é o principal suspeito do caso, estando impedido de exercer funções no Sporting e de frequentar as instalações do clube. Perante a juíza do Tribunal de Instrução Criminal do Porto, onde foi inquirido, recusou-se a dar quaisquer explicações quanto ao dinheiro.

Movimento apela à destituição de Bruno de Carvalho

Entretanto, continuam as dúvidas em torno do futuro do clube devido à instabilidade na direcção. Os órgãos demissionários do Sporting, Assembleia Geral e Conselho Fiscal, e o Conselho Directivo estiveram reunidos durante cerca de quatro horas, na segunda-feira à noite, sem chegarem a conclusões.

Foi, assim, reagendado um novo encontro para quinta-feira, onde ficará decidido “no concreto e com objectividade aquilo que mais importa para os destinos do Sporting”, sublinhou Jaime Marta Soares, presidente demissionário da Mesa da Assembleia Geral, aos jornalistas, no fim da reunião.

“Foi uma reunião de reflexão e muita serenidade”, disse ainda Marta Soares. O encontro contou com a participação de Bruno de Carvalho que saiu sem prestar declarações à comunicação social.

Enquanto isso, há um movimento de sócios que defende a destituição de Bruno de Carvalho e que está a recolher assinaturas com vista a exigir a convocação de uma Assembleia Geral, para colocar essa ideia a votação. Bastam mil assinaturas para conseguir esse objectivo, para que a Assembleia Geral possa “ser realizada no prazo de 30 dias”, aponta o Expresso.

A publicação teve acesso ao documento que aponta como razões, para essa destituição do presidente, a “sucessão de actos lesivos para o clube, a desprestigiante actuação pública dos membros do Conselho Directivo, a postura constante de divisão do Clube, as suspeitas e investigações de corrupção no desporto, o incentivo a actuações agressivas e anti-desportistas e a demissão massiva dos membros dos vários órgãos sociais, o afastamento de parceiros de longa data e a preocupante degradação do património do clube”.

Uma sucessão de casos que “exigem uma reflexão urgente e conjunta dos sócios do Sporting”, conclui este movimento de sócios sportinguistas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Claques ponto final com elas, quem quiser ver bola que pague o bilhete, aquilo são em muitos casos refúgios de malta fora da lei!.

RESPONDER

Abono extra e complemento de estabilização. Governo cria dois novos apoios cumulativos para quem perdeu rendimentos

O Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) do Governo vai incluir dois novos apoios para trabalhadores e famílias que perderam parte dos seus salários nos últimos três meses devido à pandemia de covid-19. A notícia …

Bolsonaro veta transferência de 1,5 mil milhões de euros para estados e municípios

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, vetou na quarta-feira a transferência de 8,6 mil milhões de reais (1,5 mil milhões de euros) do Fundo de Reservas Monetárias (FRM) para estados e municípios combaterem a covid-19. A decisão …

O núcleo da Terra pode esconder mais de cinco oceanos no seu interior

Um novo estudo sugere que o núcleo da Terra pode abrigar uma grande quantidade de água no seu interior. Segundo os investigadores, a quantidade pode chegar ao equivalente a cinco oceanos. Muitos estudos comprovam que, sob …

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …