Bilhetes vendidos pelas claques alimentaram alegado saco azul do Sporting

Miguel A. Lopes / Lusa

André Geraldes à esquerda de Bruno de Carvalho no banco de suplentes do Sporting:

Há novos dados em torno da chamada “Operação Cashball”, que investiga um alegado esquema de suborno de árbitros e jogadores de futebol e andebol em benefício do Sporting. O “saco azul” que garantiria esses pagamentos seria financiado pelos bilhetes das claques.

Os investigadores da “Operação Cashball” estão certos de que os 60 mil euros que foram apreendidos no gabinete de André Geraldes, director-geral do Sporting que está no centro do processo judicial, são propriedade do clube.

Correio da Manhã teve acesso a dados da investigação e aponta que as autoridades acreditam que esse montante faria parte de um “saco azul” que o Sporting usaria para pagar os tais subornos.

O “saco azul” seria financiado pelo dinheiro proveniente da venda dos bilhetes que são habitualmente distribuídos às claques, refere o CM.

Sob suspeita estão vários jogos do campeonato nacional de futebol, bem como desafios da Liga de andebol.

André Geraldes é o principal suspeito do caso, estando impedido de exercer funções no Sporting e de frequentar as instalações do clube. Perante a juíza do Tribunal de Instrução Criminal do Porto, onde foi inquirido, recusou-se a dar quaisquer explicações quanto ao dinheiro.

Movimento apela à destituição de Bruno de Carvalho

Entretanto, continuam as dúvidas em torno do futuro do clube devido à instabilidade na direcção. Os órgãos demissionários do Sporting, Assembleia Geral e Conselho Fiscal, e o Conselho Directivo estiveram reunidos durante cerca de quatro horas, na segunda-feira à noite, sem chegarem a conclusões.

Foi, assim, reagendado um novo encontro para quinta-feira, onde ficará decidido “no concreto e com objectividade aquilo que mais importa para os destinos do Sporting”, sublinhou Jaime Marta Soares, presidente demissionário da Mesa da Assembleia Geral, aos jornalistas, no fim da reunião.

“Foi uma reunião de reflexão e muita serenidade”, disse ainda Marta Soares. O encontro contou com a participação de Bruno de Carvalho que saiu sem prestar declarações à comunicação social.

Enquanto isso, há um movimento de sócios que defende a destituição de Bruno de Carvalho e que está a recolher assinaturas com vista a exigir a convocação de uma Assembleia Geral, para colocar essa ideia a votação. Bastam mil assinaturas para conseguir esse objectivo, para que a Assembleia Geral possa “ser realizada no prazo de 30 dias”, aponta o Expresso.

A publicação teve acesso ao documento que aponta como razões, para essa destituição do presidente, a “sucessão de actos lesivos para o clube, a desprestigiante actuação pública dos membros do Conselho Directivo, a postura constante de divisão do Clube, as suspeitas e investigações de corrupção no desporto, o incentivo a actuações agressivas e anti-desportistas e a demissão massiva dos membros dos vários órgãos sociais, o afastamento de parceiros de longa data e a preocupante degradação do património do clube”.

Uma sucessão de casos que “exigem uma reflexão urgente e conjunta dos sócios do Sporting”, conclui este movimento de sócios sportinguistas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Claques ponto final com elas, quem quiser ver bola que pague o bilhete, aquilo são em muitos casos refúgios de malta fora da lei!.

RESPONDER

EUA oferecem recompensa de 4,7 milhões por ex-ministros venezuelanos

Os Estados Unidos anunciaram esta quarta-feira que oferecem uma recompensa de cinco milhões de dólares (4,7 milhões de euros) pelo ex-ministro da eletricidade venezuelano, Luis Alfredo Motta Domínguez, e pelo ex-ministro das Finanças, Eustiquio José …

PAN não terá candidato próprio nas presidenciais (e deverá apoiar Ana Gomes)

O Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) não vai ter candidato próprio às eleições presidenciais de 2021 e vai anunciar esta quinta-feira o candidato que irá apoiar. O semanário Expresso avança que, até agora, a única certeza é que …

Cientistas mostram que os corvos são capazes de pensar de forma consciente

Um novo estudo descobriu que os corvos não são só inteligentes, como mostram também ter uma forma de consciência, sendo capazes de estar conscientes do mundo à sua volta no presente. De acordo com o site …

"Alto risco". África do Sul proíbe entrada de turistas de Portugal

Os turistas oriundos de Portugal não vão ser autorizados a entrar na África do Sul, quando o país africano reabrir as fronteiras internacionais na quinta-feira, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior sul-africano. Portugal consta de …

Descoberta rara. Encontrado vapor de água salgada em torno de duas estrelas bebé gigantes

Uma equipa de investigadores descobriu um par de estrelas bebé massivas rodeadas por vapor de água e sal de cozinha, de acordo com um novo estudo. As duas estrelas bebé têm uma massa combinada 25 vezes …

Sonda da NASA deteta nanojatos na coroa solar (e desmistifica a sua extrema temperatura)

Uma equipa de cientistas, liderada pelas Universidades de Northumbria e St. Andrews, em cooperação com a NASA, descobriu um novo tipo de atividade dentro da atmosfera do Sol que poderia explicar como é que a …

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …